fernandosoares_17-04-2020

Edições anteriores

CORTANDO A PRÓPRIA PELE
Não restaram alternativas ao prefeito Marquinhos Trad, senão a de reduzir em 30% os salários dos servidores contratados do município. A receita própria da cidade despencou em quase 60%. Ou ele tomava essa decisão, reduzindo inclusive o salário dele, secretários e contratados ou partiria para a exoneração dos contratados.

 

OBSERVAÇÃO
 Da minha janela, olho um pássaro numa árvore, pulando de galho em galho e cantando alegre e estridentemente... Penso com meus botões: "Meus Deus, como é linda e boa a liberdade. Não tem preço que pague".

 

Fotos: Gabriel Santos

Mariana Georges e o advogado Assaf Trad

 

Os empresários, Júlio Lucca e Alfredo Zamlutti Júnior

 

Os empresários, Sílvia e Kelson Cação

 

O diretor da Assetur, Edil Albuquerque, e o advogado criminalista Renê Siufi

 

Lisandra Bergara Souza e o advogado Jean Benoit

 

A pedagoga Flávia Gomide e o namorado, atuante deputado federal, Fábio Trad

 

A advogada Luciana Gonçalves e o pai, cônsul de Portugal em MS, Fernando Gonçalves

 

MANCHADO
Culturetes guaicurus ficaram perplexos com a nomeação de Luciano da Silva Barbosa para dirigir o Centro de Programas Integrados, da Fundação Nacional de Arte (Funarte). Ex-assessor do vereador Carlos Bolsonaro, advogado, técnico em informática e pastor querido, é figura muito manjada por artistas e ativistas culturais de Campo Grande. O moço já cirandeou por estas plagas, fazendo suas artes, dizendo-se emissário da família Bolsonaro, tentando levantar prestígio e outros benefícios. Mas a onda não prosperou e não houve outro jeito, senão escafeder-se.
 

NA FRONTEIRA
A suspensão de atividades comerciais pegou de surpresa pessoas que estão, a trabalho, longe de suas casas. Em Porto Murtinho, divisa com o Paraguai, empresários e trabalhadores de operações portuárias aquecidas pela rota bioceânica ficaram sem opção de restaurantes, fechados temporariamente por causa da pandemia. Nenhuma ocorrência de contágio havia sido registrada, até sábado. O prefeito Derlei Delevatti (PSDB) define esta semana, com outras autoridades e empresários, a retomada parcial de alguns serviços.

 

É DESESPERO?
Uma turma de bajuladores do prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro (PSDB), tentou espalhar que a médica Viviane Orro (PSD) estaria retirando a pré-candidatura à sucessão municipal. Mas esta versão fake news tinha pernas muito curtas, não colou e caiu, derrubada pelos fatos. Viviane é mais candidata que antes. Preside o partido que mais se destacou em filiações no prazo da “janela partidária” e agora tem a maioria na Câmara, com três vereadores. Além disso, ela é quem mais está crescendo nas pesquisas de intenção de voto e continua recebendo apoios, alguns que em breve serão revelados e surpreenderão os meios políticos locais.

 

ALTOS ASTRAIS
Em virtude da pandemia, a psicóloga franco-marroquina Brigitte Champetier de Ribes refez as agendas da próxima visita ao Brasil para abordagens sobre constelações familiares e quânticas. A organizadora Flávia Sodré informa que o workshop e o curso “Análise Transacional Como Base das Constelações Familiares” serão em 28 e 29 de setembro. E, para maio e junho, foram confirmados cursos online. Além de psicóloga, Brigitte fez Filosofia e Letras, é diretora do Instituto de Constelações Familiares e tem profundos conhecimentos em PNL (Programação Neurolinguística), Gestalt, Análise Transacional, Hipnose Ericksoniana, Eneagrama e Nova Medicina. Mora em Madri, na Espanha.
 

FICANDO NA RUA
Um balde de água fria nos esforços do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e do prefeito campo-grandense Marquinhos Trad (PSD). Apesar de tudo que ambos vêm fazendo para que as chances de propagação do vírus sejam as mínimas possíveis, faltou até agora uma colaboração maior e mais decidida da população. resultado: o estado e a capital estão entre os primeiros no ranking de pior desempenho em isolamento social. É muito triste, mesmo, assistir à TV e ver cada vez mais gente andando e se trombando nas ruas, como se nada estivesse acontecendo.
 

ORIGINÁRIOS
A deputada federal Joenia Wapichana (Rede/RR) coordena a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas e acredita em uma decisão da Câmara, que poderá garantir a melhoria na assistência às populações originárias do País. A Câmara está para votar propostas que ampliam a proteção dos indígenas contra o coronavírus. Os nativos já são afetados por surtos históricos de outras doenças endêmicas, como sarampo, gripe, tuberculose e varíola.
 

VELINHAS E VOTOS
Mesmo nascidos em outras cidades, André Puccinelli (de Viareggio, na Itália) e Londres Machado (de Rio Brilhante) fizeram seu território político-eleitoral em Fátima do Sul. Hoje, a mais destacada fatimasulense na vida pública local é a deputada federal Rose Modesto. Mas há outro natureba da cidade “Favo de Mel” querendo fincar de vez o seu nome na história política de Mato Grosso do Sul. É o procurador de Justiça, Sérgio Harfouche, que se afastou do Ministério Público, filiou-se ao Avante e vai disputar a Prefeitura de Campo Grande. Na semana passada, além da filiação, comemorou seu aniversário de 57 anos.
 

DESEMBARQUES
Fundador e editor do site “O Antagonista”, o jornalista Diogo Mainardi desistiu de segurar a peteca do presidente que ajudou a eleger e de quem foi um dos principais defensores nos meios jornalísticos. Chamou Jair Bolsonaro de “ser abjeto” e o acusou de ser irresponsável com a teimosia em desprezar o protocolo de isolamento social amplo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Mainardi é mais um dos escudeiros de primeira hora a descer do comboio do capitão.

 

MÁSCARAS CAINDO
Nervosismo, enfado, tensão ou simplesmente assumindo o que são – estes são os internautas ilustres que, de repente, se apresentam impacientes, grosseiros, intragáveis e extremamente mal-educados nas redes sociais, quando têm suas opiniões contestadas. Há pessoas de todas as condições, porém as que causam perplexidade são aquelas tidas como “de fino trato”: agentes públicos, intelectuais (?), profissionais da comunicação e das artes, operadores do Direito e da Justiça, alguns já de pijama. A pandemia infestou não só os sistemas respiratórios – os sensores da inteligência e da sensatez adoeceram juntos.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Nunca troque o que mais quer na vida por aquilo que mais quer no momento. Momentos passam, a vida continua”.
 

NA LEMBRANÇA
Se estivesse vivo, o economista e político Roberto de Oliveira Campos completaria, hoje, 103 anos. Imortal da Academia Brasileira de Letras, ele faleceu em 2001, aos 84 anos, deixando uma extensa biografia na vida pública, tendo sido diplomata, professor e escritor. Roberto Campos participou ainda da criação do Banco Mundial e do FMI, foi ministro do Planejamento e criou importantes ferramentas econômicas do País, como o FGTS, o Banco Central e o BNDE, sucedido depois pelo BNDES. A frase que encerra a coluna de hoje é dele: "No mundo real dos Estados e dos Governos, quem gasta o dinheiro tirado de todos não é quem o ganha, e sim um político ou burocrata que, antes de mais nada, trata de servir aos seus próprios objetivos".