fernandosoares_16-04-2020

Edições anteriores

DESPEDINDO
No próximo dia 29, às 11 horas, o general de Exército, Lourival Carvalho Silva, comandante Militar do Oeste, transmitirá o Comando ao general dr Exército, Fernando José Sant´ana Soares e Silva. O general deixará Campo Grande para assumir a secretaria de Economia e Finanças do Exército Brasileiro, em Brasília. A novidade na cerimônia é que será restrita devido ao Coronavírus, mas transmitida em tempo real pelo site: www.cmo.eb.mil.br
 

EFEITO
Pelo menos a rodoviária, mesmo fechada, outras paradas de ônibus estão sendo limpas direto. Nunca viram tanta água sanitária e desinfetantes. E assim deveria ser sempre.
 

CADA UM...
Colossais diferenças de postura e de conceitos nas lives de vários artistas que se dispõem a entreter quem está cumprindo o protocolo de isolamento social ficando em casa. Enquanto Michel Teló e sua esposa, Thaís Fersoza, deram um show de simpatia, simplicidade, afeto e interação saudável com quem assistia, aos “sertanejos” Marrone e Gustavo Lima se esmeraram no protagonismo pândego. Bebendo e incentivando o uso do álcool, não foi o mais grotesco. Pior foram a falta de educação e de bom exemplo, que deveriam demonstrar como grandes influenciadores da população. Lamentável!
 

OPINIÕES
De Carlos Lucas Mali, uma voz representativa dos profissionais da arquitetura em Mato Grosso do Sul, sobre o vídeo do deputado e médico Luiz Ovando, advogando as causas bolsonarianas e defendendo o uso da hidroxicloroquina: “Cada um tem a orientação que merece e que quer e acredita, por conveniência, ou por razões politiqueiras, "religiosas", por ideologia etc. Eu prefiro acreditar na cautela e no isolamento. Infelizmente, têm alguns incautos que acham que tudo é uma brincadeira e ainda colocam a vida dos outros em risco”.


AMBIDESTRO
O garotão com pinta de galã que seduziu a mãe de Neymar tem apenas 23 anos, mas já possui uma ficha de estrepolias sexuais, de corar veteranos. Tiago Ramos já pôs seus apetites à disposição deles e delas. Viveu maritalmente por três anos com um rico empresário baiano, petequeou com um assessor político paulistano e ficou in love com o humorista Carlinhos Maia. E também peperecou com a cinquentona Flor, jurada do Sílvio Santos. Apaixonada, dona Nadine, a mãe do atacante do PSG, não está nem aí e vem curtindo intensamente o fogo do jovem que tem menos da metade de sua idade. Neymar, por sua vez, dá a maior força à genitora.
 

OLHA O GOL!
Mais uma vez volta à tona a polêmica sobre as origens do Galvão “Olha o Gol” Bueno. O músico Moacir Lacerda, do Grupo Acaba, garante que o narrador global é seu conterrâneo de Porto Esperança, um distrito de Corumbá. Em 13 de outubro de 2009, no programa “Bem Amigos”, do SporTV, Galvão disse que nasceu no Rio de Janeiro, mas que sua mãe e a avó nasceram em Corumbá.
 

OLHA O GOL! II
Garimpeiros de curiosidades do futebol já disseram que Galvão Bueno chegou a morar algum tempo em Porto Esperança, quando era criança. O nome do distrito veio à tona no “Bem, Amigos” do SporTV, em 2009, que teve a presença do grupo regionalista Chalana de Prata, com astros como Paulo Simões, Celito Espíndola e Dino Rocha. Suas canções emocionaram Galvão Bueno e acenderam as reminiscências. Galvão, inclusive, fez questão de enfatizar que seu mais antigo parceiro de transmissões de Fórmula Um, Reginaldo Leme, nasceu em Campo Grande.

 

A empresária Cecília Zauith e a filha, reitora da Unigran Capital, Mariana Zaiuth

 

O querido casal, Priscila e o empresário Wilson Coelho Neto

 

Fernanda Barbeta e o marido, desembargador do TRT, Amaury Pinto

 

Arquivo pessoal

IN LOVE
Era segredo, agora não é mais. A artista plástica Lúcia Martins Coelho Barbosa, está de romance há 8 meses com o advogado e empresário paulistano, Antônio Carlos Nunes de Moraes. O amor é lindo e realmente tem que ser vivido em toda sua intensidade.

 

RASTEIRINHA
Contaram ao titular da coluna que houve, mesmo, uma espécie de rasteirinha no vice-governador e presidente estadual do DEM, Murilo Zauith, na formação do novo quadro dirigente da executiva municipal de Campo Grande. Segundo consta, graças à amizade pessoal com o prefeito de Salvador (BA), Antonio Carlos Magalhães Neto, que é presidente nacional do Democratas, e com o governador Ronaldo Caiado, de Goiás, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, conseguiu colocar seu grupo no comando da legenda na capital sul-mato-grossense. Nem Zauith e nem a ministra Tereza Cristina apitaram. O objetivo? Lógico: garantir o apoio do DEM à reeleição de Marquinhos Trad, primo de Mandetta.

 

VÃO VENDO
 Luiz Davidovich e Rubens Belfort, presidentes da Associação Brasileira de Ciências (ABC) e da Associação Nacional de Medicina (ANM), condenaram em nota conjunta o uso indiscriminado da cloroquina e da hiroxicloroquina no tratamento da Coivid-19. Davidovich e Belfort, são atualizadíssimos. Estão em permanente contato com os centros mais avançados de Medicina e especialistas em infecção e pandemias.
 

PARA REFLETIR
Como disse o senador Cristóvão Busque: “O mundo sempre teve muitos idiotas, mas nunca tantos deles no poder’.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Que vida de inferno é a vida do ciumento! Antes não amar do que amar desse modo”.
 

NA LEMBRANÇA
No dia 16 de abril de 1889, na fria Londres, nascia Charles Spencer Chaplin, o imortal ator e cineasta que criou o personagem Carlitos, o Vagabundo. Com uma filmografia em que pontificam longas como O Garoto, Em Busca do Ouro, Luzes da Ribalta, Tempos Modernos e O Grande Ditador, ele teve uma vida sentimental movimentada, com inúmeros casamentos, e uma trajetória pessoal igualmente rica, na qual há até episódios de perseguição pelos macarthistas, encabeçados por J. Edgar Hoover, chefe do temido FBI por 48 anos. Chaplin ganhou dois Oscars, um em 1929, por O Circo, e outro em 1972, quando retornou aos Estados Unidos, após 20 anos banido, para receber o prêmio pelo "seu incalculável efeito na indústria do cinema". Morreu aos 88 anos, na noite de Natal de 1977, na Suíça. É dele a frase que fecha hoje esta coluna. "Nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado. Nele se encontram todos os segredos, inclusive o da felicidade".

 

PROJETO FURADO
 Partido de gente grande falhou na tentativa de transformar parlamentares estaduais e federais em reféns de acordos pré-eleitorais, motivados por forrada caixa-forte. Agora é cedo para a bomba explodir. Mas já foi colocada no colo do desavisado. O cara do fósforo e o colega que está com o pavio só esperam a ordem unida. O pavio só não foi aceso por causa do isolamento social. E não foi por falta de conselho.

 

Fotos: Gabriel Santos

Gente da gente. Os advogados, Silmara e o marido, Newley Amarilla

 

Lídia e o marido, médico e professor de Medicina da UFMS, Wilson Ayach

 

Zeina e o respeitado médico pediatra, Paulo Siufi