fernandosoares_15-04-2020

Edições anteriores

TAPA NA CARA
O craque Juninho Pernambucano, ex-jogador do Vasco da Gama, prontificou-se a prestar apoio ao jovem dependente químico que pedia comida nas ruas de Sinop (MT) e foi agredido com um tapa no rosto, aplicado pelo madeireiro Adonias Correa Santana. Além de interná-lo para tratamento, Juninho contratou advogado para defender o jovem na Justiça. O madeireiro, que era tesourei do PSL e foi expulso após o ocorrido, era um dos bolsonaristas que se proclamavam “cidadãos do bem” nas redes sociais.


SÓ PENSAM NELES
Não é possível que, diante de uma crise tão grande, como a provocada pelo coronavírus, os bancos continuem aumentando as taxas de juros e dificultando o acesso ao crédito.
 

AÇÃO ACADÊMICA
A Universidade Estadual (Uems) está caprichando nas ações colaborativas de prevenção da sociedade ao contágio do coronavírus. Em uma das intervenções, o reitor Laércio de Carvalho entregou, na quinta-feira, 9, ao Hospital Porta da Esperança, em Dourados, 600 máscaras confeccionadas por voluntárias da universidade. Esse hospital atende os índios da Aldeia Jaguapiru.
 

AÇÃO ACADÊMICA II
Para doar aos órgãos de saúde que atuam no combate ao Covid-19, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está produzindo protetores faciais utilizando impressoras 3D. O coordenador do trabalho é o professor Evandro Luís Sousa Falleiros, que desde 2010 leciona o curso de Ciências da Computação, na Universidade Estadual (Uems).


SEM RESPOSTA
A atriz Júlia Lemmertz não se conteve diante das manifestações veementes da colega Regina Duarte aprovando as afrontas de Jair Bolsonaro às recomendações da Ciência. E questionou a secretária de Cultura do presidente: “Estamos no meio de uma pandemia mundial, todos os governos se organizaram para que medidas drásticas de preservação da vida de seus cidadãos fossem tomadas. Onde está a sua lucidez, a sua capacidade de discernimento? Isso não tem nada a ver com política, mas com humanidade, sendo ele responsável por uma nação que ele deveria proteger" A “namoradinha do Brasil” não respondeu.
 

PARA REFLETIR
“Quando o trabalho é prazer, a vida é uma grande alegria. Quando o trabalho é dever, a vida é escravidão” (Maximo Gorki, escritor russo)
 

EM RECUPERAÇÃO
Depois do acidente doméstico que por pouco não virou tragédia, o presidente da Caixa de Assistência dos Servidores (Cassems), Ricardo Ayache, concentrou-se com total dedicação no apoio à esposa, Melissa. Ela estava ao seu lado quando o gás do forno explodiu, causando queimaduras em ambos. As dela mereceram cuidados mais intensivos, tanto que teve de ficar internada. Está em recuperação num dos hospitais da Rede Cassems.
 

BAIANA
Se as restrições às aglomerações não se prolongarem até julho, Campo Grande terá uma bela agenda musical na abertura do segundo semestre: o dia quatro do mês está reservado para o aguardado “A Pele do Futuro”, o show da Gal Costa, que já havia sido transferido por causa da pandemia do coronavírus. O Palácio Popular da Cultura é o ambiente escolhido pelos promoteurs Pedro Silva e Jamelão para a apresentação da baiana arretada, uma das maiores intérpretes da música brasileira, que já soma 53 anos de estrada.
 

ESTRELAS
Botafoguentes ilustres, como o ex-governador Zeca do PT, seu irmão, o ex-prefeito porto-murtinhense Heitor Miranda, e o sobrinho, deputado federal Vander Loubet, além do ex-deputado Ben-Hur Ferreira e do escritor André Luiz Alvez, andam animadérrimos com a nova investida do presidente do clube da estrela solitária, Nelson Mufarrej. O dirigente quer convencer a Fifa a oficializar três títulos mundiais para o Botafogo.
 

ESTRELAS II
Como se sabe, o presidente Nelson Mufarrej reivindica à Fifa que o Botafogo seja reconhecido campeão mundial pelos três títulos que conquistou na pequena Taça do Mundo em 1967, 1968 e 1970, derrotando clubes campeões na América e na Europa. O mesmo torneio foi vencido também por Corinthians, Bangu, Cruzeiro e São Paulo.
 

ESTRELAS III
Assim como a família Santos, do ex-governador Zeca do PT, os Trad também ajudam a multiplicar a legião de torcedores do Botafogo, em Mato Grosso do Sul. O mais lendário era o patriarca Nelson Trad, seguido por vários familiares, entre os quais os filhos Marquinhos (prefeito), Fábio (deputado federal) e Nelsinho (senador), além do sobrinho Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde. E Mandetta conta que entre os anos 1960-70, quando era vice-prefeito, o tio Trad montou um time, o Manequinho (nome da estátua de um menino urinando, em frente à sede do clube), só com botafoguenses da família.

 

PENSAMENTO DO DIA
“Posso não ser o melhor, mas vivo em consciência com quem sou e, com o que faço como o melhor, e isso é o mais importante!”
 

NA LEMBRANÇA
Em 15 de abril de 1452, em Anchiano, vilarejo perto de Vinci, veio ao mundo o gênio Leonardo da Vinci. Precursor de várias ciências, pintor dos antológicos quadros Mona Lisa e Última Ceia e um dos ícones renascentistas, ele morreria na França, aos 67 anos deixando inúmeras contribuições para o progresso da humanidade e essa frase genial: "Quando alguém está sozinho é ele mesmo, mas se está acompanhado é apenas metade de si mesmo".

 

Instagran

Tiago Torres foi o presente do coelhinho da Páscoa para Nadine Gonçalves, a mãe do Neymar

 

Fotos: Gabriel Santos

A atriz Andréa Sorvetão e o cantor Conrado

 

A produtora cultural Secel Oliveira e a professora da UFMS, Maria Adélia Menegazzo

 

O empresário Lucélio Lani e a esposa, Margareth Dibo

 

O defensor Público Cristiano Ronchi Lobo e a esposa, advogada Sarah Lolo

 

O empresário Marquinhos Derzi e Aldemir Almeida

 

Os deputados estaduais, Capitão Renan Contar e Lucas de Lima