fernandosoares_14-04-2020

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

Sonia Oliveira Lima, Danusa Céspedes Guizzo e sua mãe, Marta Guizzo

 

A presidente da Fundação de Cultura de MS, Mara Caseiro, e a artista plástica Zilá Soares

 

A nutricionista Mariana e o marido, médico, Fábio Paes Barbosa

 

O diretor presidente da TVE-MS, Bosco Martins, e a artista plástica Monique Merlone

 

Os irmãos, a publicitária Roseli Nantes e o representante comercial Higor Nantes

 

O pecuarista Guilherme Bumlai e a esposa, Priscila Bumlai

 

Os deputados Eduardo Rocha e Márcio Fernandes

 

CONVERSAS FIADAS
O governador Reinaldo Azambuja não quer nenhum membro de seu staff dando corda a pessoas que contribuam com o apelo ao relaxamento das condutas de prevenção e segurança recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Seja quem for o assessor, seja quem for o interlocutor, Azambuja não terá condescendência. Ele e todo o Estado sabem que no seu governo e no seu bloco de sustentação política há muita gente que defende o isolamento vertical, ou seja, um distanciamento social mais frouxo.

 

VÃO BRINCANDO...
Será que estão tão difícil de entender? Pode ter todos os remédios do mundo para acabar com o vírus, mas, no momento, o que está faltando é estrutura nos hospitais para atender os infectados. Daí que, se a epidemia continuar aumentando, muita gente pode morrer nos corredores, inclusive você. Deu para entender, Pedro bó? Quer morrer, morra sozinho, mas não leve os outros juntos. A ordem do prefeito da Capital, Marquinhos Trad, e o bom senso mandam ficar em casa, até o pico passar.
 

RECOMEÇO
Morto não compra, nem vende. Antes, vamos salvar vidas. O mundo está numa guerra. A diferença é que agora o inimigo é invisível. Se a Europa se levantou da II Guerra, que destruiu tudo, inclusive a economia, por que não vamos nos levantar depois de derrotar o vírus? Claro que vamos. Sobreviveremos e mudaremos. Só que a humanidade será outra. Os valores atuais se perderão na história. O que foi ontem, jamais voltará. O homem será mais solidário, mais simples, menos egoísta. Precisou dessa sacudida para entender que somos todos iguais, e que uma coisa microscópica, quase invisível, pode derrubar tudo. Está sendo duro, mas estamos apreendendo. E o planeta, com os rios e mares hoje com águas transparentes, o ar despoluído e os animais voltando ao seu habitat só têm que agradecer. Precisavam desta desacelerada. Quem viver, verá!

 

FOGO AMIGO
O ministro Luiz Henrique Mandetta, da Saúde, já sabia da trairagem do colega de staff Onix Lorenzonni, outro que faz parte da conta dos ciumentos do Planalto. Vai daí que, quando as rusgas começaram com o presidente Jair Bolsonaro, começaram a se tornar mais constantes e visíveis, os quatro “generais” do DEM – David Alcolumbre, Rodrigo Maia, Magalhães Filho e Ronaldo Caiado – passaram a montar guarda em torno do ministro. E o deixam à vontade e respaldado para ficar ou sair do ministério.
 

LUTO
Na poderia deixar de registar a semana triste que tiveram os aquidauanenses. Renato Saliba, o Salibinha, de 39 anos, deu seu último suspiro e deixou um doloroso vazio entre seus familiares e amigos. Foi vítima de um dos tipos de câncer que a Medicina não conseguiu derrotar, ainda. Era filho do vereador mais votado da cidade, Youssef Saliba (MDB), pré-candidato a prefeito.
 

ISSO AÍ, BICHO!
Uma boa notícia para alegrar a categoria e, em especial, Rodrigo Bordin Piva, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Hoje, os senadores vão deliberar sobre a MP 903/2019, que prorroga por mais dois anos os contratos temporários de veterinários lotados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ao todo, são 269 profissionais contratados em novembro de 2017, para trabalhar na vigilância e inspeção de produtos para exportação. Com ou sem veterinários do Estado nesse grupo, o importante é que a medida reforça a necessidade de o poder público oferecer segurança, estabilidade e condições dignas de trabalho e remuneração à categoria.
 

ISSO AÍ, BICHO! II
Em tempos de Covid-19, com a maioria das casas abrigando pessoas e bichinhos de estimação, é bom prestar atenção no que a Ciência diz sobre essas relações entre humanos e animais. A contaminação de uma tigresa por seu tratador, em um zoológico de Nova York, e de um gato e dois cães na Bélgica e em Hong Kong, acendeu um sinal de alerta. O especialista Fernando Zacchi, assessor da presidência do Conselho Federal de Medicina Veterinária, diz que são casos isolados e epidemiologicamente esses animais não representam fonte de infecção significativa, com potencial de disseminação da doença. Cristiano Nicomedes, presidente da Associação Brasileira de Clínicos de Felinos, endossa: não existe, até o momento, qualquer evidência científica que sugira a possibilidade de transmissão entre animais e seres humanos.

 

DESAFINANDO
O terapeuta Junichi Ueda surpreendeu clientes e admiradores com uma estranha postagem nas redes sociais. O que ele escreveu: “Comunicado aos esquerdistas: Deixe os R$ 600,00 para os que realmente necessitam! Você que anda reclamando do nosso presidente vá buscar a grana nos diretórios do PT”. Mais tosco, impossível, sobretudo de alguém que trata da saúde humana e de quem se supõe ter mínimos conhecimentos para saber que nem todos os que criticam o presidente são petistas ou de esquerda. A sabedoria humanista dos orientais ficou ausente nesse dia.
 

ESTANTES
A professora e poetisa Diana Pilatti está trazendo para a ciranda literária de Mato Grosso do Sul seu próximo livro, “Palavras Póstumas”. A obra estará na II Coleção de Livros de Bolso do Mulherio das Letras, com chancela da Editora Venas Abiertas. Ela antecipa que deu destaque a poemas sobre relacionamento abusivo, violência contra a mulher e feminicídio.
 

TALHERES
Em plena quarentena, uma surpresa. Jantar maravilhoso do restaurante Pietro I Maria em casa. Bacalhau norueguês dos Deuses, sem falar das massas com frutos do mar. Tempero no ponto, do jeito que gosto. Tudo na medida certa. Acompanhado de um vinho cinco estrela. Era tudo o que queria. Só tenho que agradecer o Valmir Guarinão que manda essas delícias a todos nós.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Viva a vida do seu jeito e sem dar importância para a opinião das outras pessoas!”.
 

NA LEMBRANÇA
Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo é um dos escritores favoritos desta coluna. O maranhense, autor do clássico O Cortiço (1896), nasceu em 14 de abril de 1857, em São Luís. Morto aos 52 anos, Aluísio de Azevedo deixou, além de sua obra naturalista, a seguinte frase: "As grandes crises podem divinizar ou prostituir uma consciência, do mesmo feitio que um grande amor pode divinizar ou prostituir uma mulher".