fernandosoares_10-04-2020

Edições anteriores

PERIGO À VISTA
O que tem de gente tentando apagar mensagens de celular, não está no gibi. Com casais confinados em residências e apartamentos, tá difícil esconder o inconfessável.

 

ÓINC, ÓINC!
A crise não inibiu setores da economia primária em Mato Grosso do Sul. Um dos exemplos é o da suinocultura. Em apenas uma semana, foram autorizadas licenças ambientais para 10 projetos de criação de porcos, no Estado. A pandemia não impede que os técnicos da Gerência de Licenciamento Ambiental (GLA), do Instituto Estadual de Meio ambiente (Imasul), cumpram suas atividades de campo, tomando os devidos cuidados, evidentemente.
 

DOENÇA?
E o governador Ronaldo Caiado, quem diria? Pinta de santinho, cara de conservador, mandando descer a borracha no povo que descumpre o isolamento social e processando aqueles que se atrevem a falar mal de seu governo, nas redes sociais. Em Goiás, deve ter muita gente dando altas gargalhadas.

 

TRAUMA
O ator Stênio Garcia ainda está muito abalado pela desagradável surpresa que recebeu ao ser desligado do elenco da Rede Globo. Aos 87 anos e tomando calmantes para minimizar os efeitos dos dias de tensão, agravada pela pandemia do coronavírus, o intérprete de alguns dos maiores personagens das novelas brasileiras sente-se traído e humilhado em sua idade, pela direção da emissora.
 

NO RANKING
A plataforma Yubb, criada pelo advogado e especialista em finanças e inovação Bernardo Pascowitch, pôs em primeiro lugar no seu ranking de corretoras brasileiras a CM Capital. Fez a alegria do diretor de operações da corretora, Vítor Baldi.
 

VICE NEGATIVO
A sensação de quem confere, diariamente, os números do contágio pelo Covid-19 no Brasil é de absoluta fragilidade. Mas nem por isso a maioria dos sul-mato-grossenses se rende à imperiosidade do isolamento social amplo. De acordo com um levantamento baseado em dados do Ministério da Saúde, o Estado tem a segunda pior média nacional de adesão ao isolamento social(48,2%), superado apenas por Tocantins, com 46,70%.
 

SUMIDADES DE MS
Basta checar por alguns instantes as mídias sociais, especialmente o Facebook e o Twitter, para conferir a presença repetitiva e desabrida de carimbadas personagens de rodas sociais, políticas, empresariais e de profissões liberais enfiadas no mais ridículo abismo de besteirol. Quase todos tornaram-se analistas de Política Internacional, Economia, Direito, Medicina, Filosofia e outras áreas de Humanas e Exatas. Tem ex-deputado, ex-vereador, jornalista (com e sem diploma), engenheiro, corretor, pecuarista, advogado, médico e até desembargador erguendo sabedorias em castelos de areia.


TATAMIS
Um dos pioneiros na introdução e massificação das artes marciais no Estado, o sansei João Shimabukuro ganha reverências de ex-alunos, desportistas e admiradores, entre eles o líder comunitário Jânio Batista de Macedo. Em 1968, Shimabukuro fundou a Academia Mifune de Judô, a mais antiga de Mato Grosso do Sul. O reconhecimento é merecido, não só por parte da Confederação Brasileira de Judô, que o promoveu a 7º Dan, mas por toda a sociedade e, especialmente, os desportistas.
 

O PERFIL
Não é de estranhar para quem está passado de saber como age a parcela mais agressiva e tresloucada dos seguidores de Jair Bolsonaro. Agredir verbal e fisicamente profissionais de imprensa parece que se tornou uma das manias mais recentes da gangue. O jornalista Marcelo Cosme, do canal Globo News, foi xingado e provocado de maneira chula e violenta por um bolsominion enquanto caminhava numa calçada à beira-mar do Rio de Janeiro.
 

O PERFIL II
A jornalista e blogueira Carla Vilhena, também ex-âncora da Rede Globo, sofreu agressões difamatórias de um religioso bolsonarista, o pastor Edivílson Santos, que se apresenta nas redes sociais como “servo do Deus altíssimo”. No twitter, Carla criticou Jair Bolsonaro por querer relaxar o isolamento social. O pastor contra-atacou do fundo da sua pocilga cibernética: “Mete o dedo no cu e cheira sua inescrupulosa. Quer Ibope? Procura um motel e fica na porta, sua jornazista do vírus chinês”. Está sendo processado.


AVISO
Por conta do feriadão, mais um... Campo Grande começa a ficar parada. Cuidado nas estradas é a única coisa que podemos pedir. Proteção e segurança com as bênçãos de Jesus e Nossa Senhora. Retornaremos com a coluna no domingo.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Maturidade: aprender a se afastar de pessoas e situações que ameaçam a sua paz, sua autoestima, seu respeito por si mesmo e seus valores”.
 

NA LEMBRANÇA
O paleontólogo, teólogo, filósofo e jesuíta Pierre Teilhard de Chardin morreu em 10 de abril de 1955, em Nova York. Francês de nascimento, tinha 74 anos e graças à sua teoria evolucionista, conseguiu romper as fronteiras entre a ciência e a fé. Mas esta coluna prefere destacar esta sua frase de cunho humanista: "Não é de tête-à-tête, nem de corpo a corpo, é de coração a coração que temos necessidade".

 

Fotos: Gabriel Santos

A querida presidente da AACC, Mírian Comparin, e o superintendente do Shopping Campo Grande, Rodolfo Alves

 

O protético Roid Oliveira e a namorada, chef Renata Andrade

 

Roberta Avalo e o empresário André Duarte

 

O dentista Jorge Selem e a vice-presidente da AACC, Terezinha Selem

 

O arquiteto Licínio Bossay e Fernanda Oliveira

 

A universitária Joana Medeiros e a mãe, Hellen Medeiros

 

O casal de empresários, Michelle e Felipe Giordano

 

APETITES
Não bastasse a presidência do Rádio Clube, que será disputada em junho, se não houver adiamento, o empresário Sérgio Murilo, dirigente estadual do Podemos, acaba de se lançar pré-candidato a prefeito de Campo Grande. Não é novidade a ninguém que o Podemos de Mato Grosso do Sul foi entregue de bandeja pela direção nacional às mãos da deputada federal Rose Modesto (PSDB). É só fazer as contas... ou os cantos...