fernandosoares_09-04-2020

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, a esposa, Terezinha, e o filho, médico Pedro Mandetta

 

A engenheira ambiental Bruna e o marido, empresário Nelson Brum

 

Os engenheiros civis, Leandro Gomes de Freitas e o pai, Odir Garcia de Freitas

 

Os médicos, José Ricardo Silvano e Alessandro Salchenbak

 

Elaine e o empresário Rosário Congro Neto

 

A advogada Cristina Martins de Oliveira e o marido, pecuarista e pesquisador da Embrapa, Luiz Orcírio Figueiró de Oliveira

 

O pecuarista Joaquim Barbosa e a esposa, Alexandrina

 

ESTRAGO
 Era só o que faltava. Os ataques à China, feitos de forma gratuita, pelo filho do presidente, deputado federal Eduardo Bolsonaro, devem voltar de forma drástica. A China já fala em reduzir a compra de soja brasileira. 80% de toda soja vendida por Mato Grosso do Sul tem como destino a China.

 

NOME DA VEZ
 Ontem, o governador Reinaldo Azambuja escolheu da lista tríplice o nome de Alexandre Magno Benites de Lacerda para comandar a Procuradoria-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, até 2022. A escolha de Alexandre, pelo voto direto de todos os promotores e procuradores, é mais um venturoso resultado de um projeto político institucional, voltado à classe do MP. Democratizaram e mostraram profissionalismo, tendo como percursor o procurador-geral adjunto, Humberto Brittes, e o atual procurador-geral Paulo Passos. O MPMS é uma verdadeira escola de gente qualificada e, na certa, Alexandre fará uma gestão só de coisas positivas, como a que fizeram os dois últimos gestores da instituição.

 

RAZÕES
Já falam nas rodas da cidade que o presidente Jair Bolsonaro, diante das crises que vem tendo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sofre da mesma síndrome que um ex-prefeito de Campo Grande sofria: inveja.
 

EFEITO
Não está restando alternativa aos comerciantes e empresários de diferentes setores, senão a demissão em massa de funcionários. Só a empresa de transportes Cruzeiro do Sul havia demitido, até sexta-feira, 52 motoristas. A Andorinha, outros 150, e no comercio local já falam em 70 mil demissões.


GUERRA
Ontem, uma empresária esclareceu à coluna que a concorrência de preços com os produtos industrializados no Estado, é desleal. As empresas de fora, para ganhar mercado, utilizam de jogo sujo nos preços. Se olham que determinado produto fabricado aqui está sendo vendido por Y, automaticamente eles entram com um preço inferior a X. E se a empresa local abaixa ainda mais, eles também abaixam para permanecer no mercado, ao ponto de inviabilizar as indústrias locais.
 

PASSANDO RECIBO
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, mesmo sem dar o braço a torcer e reconhecer que cometeu mais uma imbecilidade ao atacar a China, com posts na rede social, disse que pedirá desculpas de joelhos aos chineses se o país asiático fornecer respiradores ao Brasil.
 

VÃO VENDO
Há quem acredite que Luiz Henrique Mandetta já acumulou capital político e visibilidade suficientes para entrar na cena sucessória estadual de 2022. Tanto faz ficar ou não no Ministério da Saúde, até o fim do combate à pandemia. O curioso é que essa projeção vem sendo vista com interesse, até entre simpatizantes da pré-candidatura do senador Nelsinho Trad (PSD), que é primo de Mandetta (DEM). Por sinal, a cúpula do Democratas (leia-se Rodrigo Maia, Ronaldo Caiado e David Alcolumbre) acena para a alternativa, com entusiasmo.
 

NA MEMÓRIA
No próximo dia 17, Henry Maksoud completaria 91 anos de idade. Um dos mais ativos apologistas do liberalismo brasileiro, o aquidauanense Henry Maksoud morreu em março de 2014, aos 85 anos. Era engenheiro civil e eletricista, mas atuou com sucesso em outras atividades. Empresário bem-sucedido, fundou o célebre Maksoud Plaza Hotel, de São Paulo, a revista “Visão” e a Hidrosservice, empresa de engenharia que assinou projetos, como os aeroportos Tom Jobim e Galeão, no Rio de Janeiro. Henry Maksoud fez ainda incursões nas artes, sendo autor e diretor da peça teatral “Emoções que o Tempo Não Apaga: Uma Crônica Musical”.
 

RECUO
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) está a um passo de recuar do recuo. Explica-se: na semana passada ele havia decidido, a contra-gosto, liberar com algumas restrições a reabertura de atividades comerciais. Na segunda-feira, com o isolamento mais frouxo, o prefeito se assustou com o que viu: movimento e aglomeração nas ruas e no comércio, sem os cuidados preventivos, como a distância mínima e o uso de máscaras e luvas. Por isso, deve estar voltando atrás. Vai reeditar o rigor no isolamento e retomar a estratégia radical de guerra ao vírus.

 

ALÍVIO
Além da possibilidade de ser declarado inelegível, o vereador Eduardo Romero (Rede) livra-se, também, de um estigma incômodo que o vinha fustigando há tempos. A 7ª Vara da Infância e Juventude o absolveu da acusação de estupro, que sofreu em 2017, quando um adolescente de 13 anos e a mãe o denunciaram por prática de abuso sexual. A Justiça entendeu que a denúncia não tinha elementos comprobatórios.
 

BATENTE NA NET
Por determinação do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, expediu a Resolução 33/2020, de 3 de abril, prorrogando a vigência do Regime Excepcional de Teletrabalho, no âmbito dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul. Cada órgão do Governo define necessidades e condições para ajustar-se à resolução, mas o imperativo é buscar o máximo isolamento social. O trabalho continua, mas pela Internet.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Não tenha medo da mudança. Coisas boas se vão para que melhores possam vir”.
 

NA LEMBRANÇA
Charles-Pierre Baudelaire nasceu em Paris, no dia 9 de abril de 1821. Poeta, autor de As Flores do Mal (1857), um marco da poesia simbolista, ele morreu em 31 de agosto de 1867, na mesma Paris, cidade sobre a qual fez, em certa ocasião, um comentário que vale para todas as metrópoles: "A forma de uma cidade muda mais rápido, infelizmente, do que um coração mortal".