fernandosoares_07-04-2020

Edições anteriores

DIA DO JORNALISTA
A todos os colegas de profissão, o meu abraço no nosso dia, pedindo a Deus que nos abençoe que nosso trabalho seja sempre respeitado, independente de ideologias, de futricagens políticas, de invejas, de concorrências desleais e que dos céus venham forças para que sempre possamos mostrar a verdade, a realidade e os fatos como são e não distorcidos como muitos querem. A profissão está vivendo momentos difíceis, mas a paixão por ela supera qualquer dificuldade. Uma boa terça-feira para nós. Que brindemos com alegria o nosso dia. Orgulho de ser jornalista. Ontem, hoje e sempre.


NA LOJA DE LOUÇAS
A sucessão de barbeiragens políticas e diplomáticas do governo brasileiro não tem interrupção. Segundo o deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP), o Brasil fez um pedido à China de aquisição de equipamentos de saúde para o combate à pandemia. Dias depois, querendo agradar Donald Trump e os EUA, o deputado Eduardo Bolsonaro agrediu o governo chinês com ilações sobre o vírus. Menos de 48 horas depois, os EUA mandaram 30 aviões para buscar na China os mesmos equipamentos e, na sexta-feira, os chineses cancelaram a entrega para o Brasil.
 

E O ROCK´N ROLL?
Quem gosta de bafão, pegação forte e babados do gênero, agora tem mais uma opção além do “Big Brother” (Globo) e “De Férias com o Ex” (MTV). É “Soltos em Floripa”, o reality show da Amazon Prime Vídeo, primeiro do gênero no Brasil produzido pelo streaming. São quatro casais em um recanto paradisíaco daquela ilha dispostos a tudo... tudo mesmo, e sem edredom.
 

PRA TODA OBRA
E eis aí, em mais uma convocação, a inevitável Elza Maria Verlangieri Loschi. Ela foi designada pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) para chefiar a Subsecretaria de Políticas Públicas da Mulher, na vaga deixada por Carla Stephanini, que vai disputar uma cadeira na Câmara Municipal. Loschi é uma das mais tarimbadas servidoras públicas da área social, de direitos e gênero. Por isso mesmo, também, é ela quem vai dirigir a Casa da Mulher Brasileira.
 

BEM ISSO!
Amores vem e vão, são aves de verão. E os vírus também. Tudo vem, tudo vai. Paciência, tudo passa. Tudo passará.

 

ANCESTRALIDADES
Dannon Lacerda pôs o avental e aconteceu no isolamento em casa. Foi para a cozinha aplicar a receita de sopa paraguaia que aprendeu com a mamãe, Neide Lacerda, e herdou de sua inspirada ascendência guarany.
 

TROCA DE AFAGOS
Lula elogiou Dória e Dória retribuiu. Isso mesmo. O ex-presidente petista fez ao governador paulista uma reverência pelas atitudes que vem adotando para garantir o isolamento social no combate e prevenção ao coronavírus. Os núcleos mais radicais de esquerda e direita ficaram possessos – não aprenderam ainda o que é espírito público.
 

ESTANTES
Interessantíssimo e revelador: “O Pequeno Príncipe Preto”, de Rodrigo França, lançado em janeiro pela Nova Fronteira. Ao contrário do clássico do francês Saint-Exupèry, o protagonista do livro brasileiro é uma criança negra. A obra traz o ambiente da ancestralidade africana e provoca a consciência da dignidade e a construção do amor-próprio para o enfrentamento do preconceito com dignidade e grandeza.
 

MENOS UMA
 Com a confirmação de Roberto Hashioka para concorrer à Prefeitura de Nova Andradina, o PSDB apaga da lista um dos nomes apontados entre as opções femininas para as próximas disputas eleitorais. A ex-deputada estadual Dione Hashioka, esposa de Roberto Hashioka, continuará como suplente da Assembleia Legislativa. E seu marido, que tentará ser prefeito, pela quarta vez, deixará a secretária de Administração do Estado, na primeira semana de maio.


BOTA-FORA
Ação civil pública movida na Justiça Federal, e patrocinada por PSDB e PT, pede que a União e a Presidência da República desalojem de imediato o vereador fluminense Carlos Bolsonaro, o Carlucho (Republicanos), da sala que ocupa há duas semanas no Palácio do Planalto, no mesmo andar e próxima ao gabinete de despachos do pai, o presidente Jair Bolsonaro. Como se sabe, Carlucho é o principal coordenador e executor das postagens que o chamado “gabinete do ódio” despeja nas redes sociais para atacar os críticos do capitão.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Não há sol todos os dias, não há alegria sempre, mas tudo em algum momento, melhora”.
 

NA LEMBRANÇA
O filósofo, economista e sociólogo utópico Charles Fourier nasceu em 7 de abril de 1772, em Besançon, França. Defensor da propriedade comunitária e escritor, ele morreu em Paris, aos 64 anos, e deixou esta frase: "A matemática parece ser uma faculdade da mente humana destinada a suplementar a brevidade da vida e a imperfeição dos sentidos".

 

Fotos: Gabriel Santos

O desembargador do TJ-MS, doutor Ruy Celso Florence, e a esposa, empresária, Sônia Florence

 

Os advogados, Charles e Michele Altounian

 

Camila Ávila e o advogado Aryel Amorim

 

Daiane e o diretor de Hospitais da Cassems, Flávio Stival

 

Daiane e o diretor de Hospitais da Cassems, Flávio Stival

 

Elvira e o artista plástico Adilson Scheeffer

 

Clea Ceres e o eterno senador, Rubens Figueiró