fernandosoares_03-04-2020

Edições anteriores

PONTO E CONTRAPONTO
O vice-presidente general Hamílton Mourão saudou o golpe militar de 1964, atribuindo-lhe méritos e contestando informações sobre a violência ideológica que matou, torturou, feriu, deportou e infelicitou diretamente milhares de brasileiros. O advogado Júlio Cotting foi incisivo. E rebateu: “Declaração do vice-presidente sobre o regime diverge dos dados oficiais disponíveis. De acordo com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, órgão vinculado ao Ministério Público Federal, 434 pessoas foram assassinadas ou desapareceram compulsoriamente no período”.

 

SEPARAÇÃO
Quando a quarentena findar, alguns casamentos da sociedade campo-grandense, também serão dados como encerrados. Notícias confiáveis dão conta que, para alguns deles, o convívio diário está insuportável. A cortina se abriu e escancarou o último ato de um relacionamento que já não existe.


NAS BARRAS
A opinião é de Vasconcelos Quadros, um dos mais respeitados profissionais do jornalismo investigativo no Brasil, morando no Distrito Federal, sobre o pedido de impeachment do presidente, que chegou ao Supremo: “Não é um recurso banal. O MPF (Ministério Público Federal) é ouvido, pode ser contra (como será). Quem decidiria, em última instância, seria o Congresso. Tudo no terreno do se.... Mas se olhar o que diz o artigo 268 do Código Penal, fundamento jurídico há”.
 

SO$
O excelente intérprete Santhiago, da dupla com Paulo César, foi um dos líderes da mobilização pelo auxílio aos músicos que tiveram shows e contratos cancelados por causa do coronavírus. Primeiro, o sinal de ajuda veio com uma vaquinha virtual. Agora, o governo estadual acena com um edital para liberar R$ 1,3 milhão. Santhiago agradece ao socorro, de público, afirmando: “Vai amenizar e talvez resolver a angústia de muitos pais de famílias que ficaram impossibilitados de trazer o necessário pra dentro de casa”.

 

DESPEDIDAS
Impressionante a quantidade de amigos que conversaram com o Kiko Cangussu poucas horas antes de sua morte. Ana Luiz Escobar Piazza, Danilo Costa e Julie Abuhassan Goncalves estão nesse grupo e contam nas redes sociais que o Kiko falou muito sobre saúde, da sua sinusite e, até, do temor em relação ao coronavírus. Seu amigo, o ministro Luiz Henrique Mandetta, de quem foi assessor na Câmara dos Deputados, postou uma mensagem nas redes sociais e falou ao vivo pela Globo News, para manifestar seu pesar.
 

SIRENES
Parece que o sinal de alerta foi ligado na sala presidencial. E até o “gabinete do ódio” estaria se dando conta da proximidade do abismo. O presidente não deu o braço a torcer e nem voltou atrás, mas fez um discurso relativamente contemporizador na noite de terça-feira. Além do isolamento, o capitão teria sido alertado por fiéis de seu staff milita, de que a maioria governista no Congresso anda balançando e pode desabar no caso de um pedido de impeachment.

 

O presidente da Cassems, médico Ricardo Ayavhe, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, dois gestores da saúde que estão fazendo a diferença em tempos de epidemia

 

O respeitado médico ortopedista Joao Carlos Florence e a esposa, Raquel

 

Os economistas, Felipe Ourives e André Pauletto

 

A química e pecuarista Regina Eleuses, católica praticante, cancelou todas suas viagens que faria com o marido, dr Iberê Lins, ao exterior, este ano. Teve que desacelerar e mudar a rotina da quarentena. Em sua fazenda, quando a secretária não aparece, limpa, cozinha, faz suas refeições e toma seu bom vinho acompanhado de risoto de camarões, seu prato preferido. Para não engordar, vai a campo acompanhar o gado, às vezes a pé ou a cavalo. O espírito dessa mulher, de solidariedade, sempre está presente e, mesmo na fazenda, pratica-a quase todos os dias.

 

Fotos: Gabriel Santos

Os secretários do Governo de MS, de Produção, Jaime Verruck, e de Governo, Eduardo Riedel, estão inovando no modo de atuar, ao lado do governador Reinaldo Azambuja, não abandonando a população, mesmo em tempo de epidemia. O que falta nos cofres do Estado eles buscam na União ou na iniciativa privada.

 

NO GANCHO
  Por ter criticado a Igreja Universal do Reino de Deus, com base em uma notícia falsa – a de que a congregação do bispo Edir Macedo estaria vendendo álcool em gel, ungido - Lívia Andrade foi impedida de apresentar o “Fofocalizando” na segunda-feira. O programa de fofocas do SBT ganha audiência com informações sensacionalistas, mas na pressa a bela jurada de Sílvio Santos deixou de checar a veracidade da informação. E o homem do baú, que é muito amigo do bispo, não perdoou.

 

PATRIMÔNIO
  Essenciais no combate e na prevenção a epidemias, como a do coronavírus, as forças de segurança e os profissionais da Ciência e Educação serão ainda mais decisivos na proteção do bioma pantaneiro, que tem mais de 620 mil km quadrados de extensão nos dois Mato Grosso, na Bolívia e Paraguai. Na região, já foram identificadas 3,5 mil espécies de plantas, mais de 50 de anfíbios, 656 de aves, 325 de peixes, 98 de répteis e quase 160 mamíferos. Há oito anos, as espécies de aves em risco de extinção eram 160. Hoje são 235.

 

MENOS MAL
 Enquanto em outros municípios o que se vê em tempo de quarentena, quando a população está recolhida em suas casas, é vereadores aprovando reajuste salarias deles mesmos, prefeito, vice-prefeito e secretários, no maior quieto. Em Bandeirantes, os vereadores viram que o momento é de usar a mentalidade e não a malandragem. Congelaram os próprios salários, além, do prefeito, vice-prefeito e secretários pelos próximos 4 anos. Nossos aplausos.

 

NA GALERIA
  Pelo nome de batismo, Silvério Bernal, poucos conhecem. Mas é só pronunciar Biro-Biro, que os desportistas locais já sabem quem é. Um dos talentos da história do futebol regional, esse porto-murtinhense – apelidado por causa da associação física e cabelos com o ex-meia corinthiano - completou 57 anos, em janeiro último. Brilhou no Operário e Comercial, Guarani e Catanduvense (SP), Bahia e Paraná. Foi treinado por lendas, como Cláudio Duarte, e atuou com grandes craques, entre os quais Neto, Luiz Miller e Everton, no Guarani de Campinas. Parou em 1995. Hoje, morando em Campo Grande, é servidor público municipal e uma figura muito querida da população.

 

INDÚSTRIAS
Comitê de Gestão e Monitoramento das Ações de Mitigação dos Efeitos da Covid-19, coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semagro), pontua providências relevantes para a economia e trabalhadores. Além das doações de tecido para fabricação de máscaras de uso em procedimentos de saúde, feitas pela Cortex, do ramo têxtil de Três Lagoas, e de 200 mil litros de álcool 70º, pela Biosul, o Comitê atua também na articulação com as empresas em outras iniciativas. Caso da Suzano S/A, que adotou protocolos de segurança para não interromper a atividade industrial. A empresa produz a celulose utilizada na confecção de papel que serve matéria-prima para vários empregos hospitalares, farmacêuticos e higiênicos.
 

PENSAMENTO DO DIA
“O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade”.

 

NA LEMBRANÇA
Marlon Brando Junior, o grande ator americano, nasceu em 3 de abril de 1924, em Nebraska, nos Estados Unidos. Sex-symbol das telas, ele ganhou o Oscar de melhor ator duas vezes, por Sindicato de Ladrões (1954) e O Poderoso Chefão (1972). Sobre sua carreira, ele certa vez disse o seguinte: "Eu dou risada das pessoas que dizem que fazer filmes é arte e que os atores são artistas. Artistas foram Rembrandt, Beethoven, Shakespeare e Rodin. Os atores são formigas operárias que participam de um negócio e labutam por dinheiro".

 

As arquitetas Cristine Zeni e Letícia Fornari

 

Um coração tão lindo quanto seu rosto. A empresária Nayara Barbosa preenche o tempo da quarentena para fazer aquilo que poucos fazem: solidariedade. Apesar do isolamento, não esquece os mais necessitados. Reuniu em sua residência um grupo de mulheres voluntárias e estão fabricando máscaras e aventais para doações aos hospitais do interior do Estado.