fernandosoares_02-04-2020

Edições anteriores

DE GÊNERO
A juíza Helena Alice Machado Coelho, coordenadora da seção Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do Tribunal de Justiça (TJ/MS), alerta, com a autoridade que tem sobre o assunto: o período de quarentena acrescenta aos ambientes uma situação que pode, em muitos casos, e por descontrole emocional, criar tensão entre casais. E isso é um estopim para atos violentos contra a mulher.

 

RECONHECIMENTO
Tenho conversado com vários empresários e empreiteiros da construção civil e os elogios para o secretário de obras e vice-governador do Estado, Murilo Zauith, vão além da imaginação. Aquele esquema de propina, que todo mundo sabia que existia naquela pasta, em gestões anteriores, é coisa do passado. Murilo colocou ordem na pasta com total transparência nas licitações e hoje vence o melhor. Aquele tal “jeitinho amigo”, ao qual muitos empresários estavam acostumados, foi pro ralo.

 

A secretária de Educação, Maria Cecilia Motta, e o reitor da UFMS, Marcelo Turine
 

NOS SEUS DEVIDOS LUGARES
Adorei a decisão do desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Geraldo de Almeida Santiago, proibindo a realização de carreatas e passeatas em Campo Grande, com aqueles insatisfeitos com a quarentena. A decisão vale enquanto perdurarem as restrições de combate à pandemia do coronavírus. Na verdade, o que vinha acontecendo era um manifesto político. Candidatos e mais pré-candidatos usando da atual situação difícil pela qual passamos, para promover criticas mentirosas ao prefeito Marquinhos Trad. Deram com a cara no muro.

 

PRECAUÇÃO
O secretário municipal de Saúde, José Mauro de Castro Filho, é mais um refém da correria imposta pelo coronavírus aos profissionais da área. Ele passou mais de uma semana sem ir para sua casa, pensando em proteger a família.

 

O chefe de gabinete do governador, Carlos Assis, e o presidente da Fundação de Turismo, Bruno Wendling

 

LUTO
Muitas lágrimas derramadas em Porto Murtinho neste início de semana. O povo fronteiriço chora a morte de Nelson Féres Jr. Coreógrafo, promoter, carnavalesco, ativista social e político, era uma das personalidades marcantes nos grandes eventos da região.

 

FAKE FILHO
Na maior cara de pau, o senador Flávio Bolsonaro recorreu a uma fake news para reforçar o pai na defesa da hidroxicloroquina como medicação para o Covid-19. E sabendo que as autoridades sanitárias, entre as quais a OMS, não recomendam porque faltam conclusões científicas sobre a eficiência do produto, um dos que ainda estão em testes.

 

ARTES DELAS
Luciene Carvalho, uma corumbaense que mora em Cuiabá desde a adolescência, tornou-se, em 2015, a primeira negra a ingressar na Academia Matogrossense de Letras. Formada pela UFMS, escritora, poeta, atriz, declamadora e palestrante, com mais de 12 livros publicados, é uma das grandes intelectuais do Centro-Oeste brasileiro. Detalhe: ela é prima do jornalista, poeta, escritor e colaborador desta seção, Edson Moraes.


SEM SORTE
Definitivamente, a sorte que o iluminou no início da carreira não o acompanhou por muito tempo. O douradense Keirrison de Souza Carneiro poderia ter ido no futebol mais longe do que foi. Depois que foi revelado pelo Cene, de Campo Grande, ainda com 17 anos, começou a brilhar no Coritiba, sendo vice-artilheiro na Copa São Paulo. Depois, encantou o Brasil fazendo muitos gols e jogando pelo Palmeiras, Cruzeiro e Santos. Foi artilheiro do Campeonato Paranaense em dois anos seguidos e craque da competição, em 2008; co-artilheiro do Brasileirão de 2009 e primeiro ganhador do Prêmio Friedereich como maior goleador do ano; artilheiro do Paulistão. Contusões e dramas pessoais o impediram de brilhar em outros clubes, como o Barcelona – foi contratado e nem jogou - Benfica e Fiorentina. Seu último jogo, até agora, foi em 2018, defendendo o Londrina. Desde então procura um clube. Está com 32 anos.
 

POUSO E DECOLAGEM
Na Fazenda Campo Lourdes, em Aquidauana, o pecuarista e produtor rural Luiz Carlos Ferreira Gomes faz seu recolhimento, mas não deixa de pensar no próximo. Sabe que, se for necessário, a pista de manobras aéreas da propriedade pode ser utilizada. E foi assim que nos últimos dias mandou roçar seus 700 metros de extensão. Até mesmo um bimotor pode descer e subir por ela.

 

Fotos: Gabriel Santos

Belo gesto esse do governador Reinaldo Azambuja com a presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro, em disponibilizar R$ 1.300.000,00 no projeto “MS Cultura Presente”, como apoio aos artistas sul-mato-grossenses, prejudicados financeiramente neste momento de isolamento social devido ao coronavírus. Serão contempladas mais de 700 produções artísticas nas áreas: Artes Cênicas (Dança, Teatro e Circo), Música, Artes Visuais, Audiovisual, Artesanato, Literatura e Patrimônio Cultural.

 

ATENTADO
Um homem investiu, na manhã de segunda-feira, 30, contra a Rádio Alto da Serra 104,9, de Antonio João, na fronteira com o Paraguai. Queria entrar a todo custo na emissora e invadir o estúdio no qual o locutor Edílson José Alves entrevistava Afrânio Marques sobre as providências da Prefeitura no combate ao coronavírus. Afrânio, que integra o primeiro escalão da Prefeitura, é cunhado da prefeita Márcia Marques.
 

A empresária Lenir Fernandes e a colunista social Loreta Zardo
 

HAJA AZULZINHO
 Como se não bastasse, o rei Rama X, da Tailândia, imita uma celebridade muito conhecida dos brasileiros e dá sua colaboração de incentivo ao contágio. Em visitam à Alemanha, Sua Alteza alugou todos os cômodos de um hotel de luxo nos Alpes e neles instalou-se acompanhado de 20 mulheres. Rama X tem 67 anos, quatro esposas oficiais e 119 membros de sua comitiva nesta viagem tiveram que voltar à Tailândia suspeitos de terem contraído o novo coronavírus..

 

O Fiscal de Rendas, aposentado, David Lacerda, e o internacional artista plástico Edson Castro

 

A empresária Patrícia Lima e a administradora Elma Zago

 

O empresário da JV Tubos e Acabamentos, Vanderlei Amado, e a esposa, Rosely


PENSAMENTO DO DIA
“Seja você mesma, porque a original vale mais que a cópia”.
 

NA LEMBRANÇA
Clara Francisca Nunes Pinheiro foi uma das vozes mais marcantes da música popular brasileira. Mineira de Paraopeba (atual Caetanópolis), nascida em 12 de agosto de 1943, ela morreu em 2 de abril de 1983, no Rio de Janeiro, por causa de um erro médico numa operação cirúrgica. Radicada no Rio de Janeiro desde 1965, Clara Nunes foi uma das três rainhas do samba, ao lado de Alcione e Beth Carvalho. Para fechar um dia, uma frase dela: "Ainda estou na metade do meu caminho, mas sei que vou até ao fim".