fernandosoares_01-04-2020

Edições anteriores

RECADO
Antes a vida, depois a economia. Morto não compra e nem vende. Fique em quarentena e não tire do seu coração a esperança de dias melhores. Eles, sem dúvida, virão.

 

CONCORDO
Como diz o prefeito Marquinhos Trad. “Se der um pico alto simultaneamente de infectados em Campo Grande, com coronavírus, alguém vai morrer”. É que os hospitais da cidade não têm condições de atender nem 1% dos campo-grandenses que somam mais de 800 pessoas. Só existem 252 leitos de terapia intensiva na Capital. Dai, a razão das medidas duras, tomada pelo prefeito, como o toque de recolher para as pessoas ficarem em casa. Entendeu, cara-pálida?


ELEIÇÃO NO CREA
Parece que por enquanto está mantida a data de três de junho, para as eleições do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-MS), com 17 urnas, uma na capital e 16 no interior. Para a presidência do Conselho, há quatro candidatos na disputa: Vânia Abreu de Mello, Cláudio Renato Padim Barbosa, Jorge Tadeu Mastela Almeida e Marco Antonio Paulino Maia. E duas candidaturas concorrem à direção-geral da Mútua, a caixa previdenciária do Crea-MS: Jean Saliba e Valter Almeida da Silva.

 

ALERTA
Os promotores de Justiça precisam estar atentos com as ideias malucas de alguns secretários de educação, de vários municípios do Estado, que insistem em voltar às aulas nessa segunda-feira, em plena pandemia. Tem município, que nem respirador mecânico possui nos sucateados hospitais.
 

ALERTA II
Falando em sucateamento, é vergonhoso ver como andam tratando os médicos nos municípios do interior do Estado. Faltam máscaras, luvas e estrutura para atender os pacientes do Covid-19, numa pandemia que mal começou nas cidades interioranas. A regra de quarentena de 7 dias, determinada pelo Ministério da Saúde ao médico que atende paciente infectado pelo vírus, não se cumpre, nem aqui e nem na China.


BOLSÃO EM CHAMAS
Vai pegar fogo a disputa sucessória em Paranaíba. Se quiser mais quatro anos, o prefeito Ronaldo Miziara (PSDB) vai precisar de um oxigênio extra nas urnas, depois que alguns dos principais aliados na eleição de 2016 pularam do seu barco. Com apoio do vice-prefeito Cesinha Leal, o vereador Binga Freitas trocou o PDT pelo DEM e faz a costura com outros partidos para enfrentar o prefeito que ajudou a eleger. Com isso, há uma tendência de que outras forças antes aliadas ou colaborativas de Miziara se unam em favor da candidatura de Binga.
 

ELAS NA FITA
As dinâmicas mulheres da BPW Campo Grande administram com paciência o período de isolamento, mas estão de olho na retomada das atividades. Quando as coisas voltarem ao normal, vão dar sequência à programação do ano, com iniciativas como a que foi programada pela Comissão de Marketing e Saúde da BPW Campo Grande, para sábado, 28, uma palestra, “Estratégias Para Lidar com a Ansiedade”, com a incensada master coach trainer Carla Trentin. A pandemia afetou as agendas.
 

 

O empresário Marcelo Zauith e a esposa, médica veterinária, Fernanda Zauith

 

O arquiteto, Eduardo Lino e a esposa, advogada Andreia Duarte

 

A produtora rural, Carolina Machado e o economista Henrique Alves Corrêa

 

Fotos: Gabriel Santos

ADEUS
Mais uma história que se vai. O advogado Kiko Cangussu nos deixou, ontem, vítima de um infarto fulminante. Meus sentidos pêsames, ao filho Luiz Guilherme, que está na foto com o pai, sua grande paixão, e seus irmãos, Paulo, Eneida e Sueli Cangussu e todos os familiares. Que o Pai o receba de braços abertos.

 

VIVA A CIÊNCIA!
Opinião da campo-grandense Yasmim Risk, doutoranda da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): “Jovens também morrem! Jovens (assintomáticos, ou seja, andam por aí crentes que estão bem) são os que levam o vírus pros idosos (digo mais uma vez, não são os únicos que morrem). Foram eles que ajudaram no extermínio na Itália e Europa como um todo. Estou abismada, e realmente assustada, e não só pelo vírus. Desespero por ver gente compactuar e desacreditar uma semana de trabalho intenso dos profissionais de saúde desse País”. Pena que as vozes inteligentes não têm sido valorizadas pela autoridade máxima de um Brasil refém da ignorância.
 

BILÍNGUE
Em português e espanhol, a professora Fátima Silva, ex-presidente da Fetems e vice-presidente do Comitê Regional Internacional de la Educación de América do Sul, publicou um vídeo nas redes sociais com palavras de incentivo, confiança na superação da crise e recomendações preventivas na pandemia.

 

NÃO SE BRINCA!
 O medo do Coronavírus, hoje, nem é tanto o que a televisão vem mostrando em outros países e, que poucos acreditavam como diz o presidente Bolsonaro: “Uma gripezinha, um resfriadinho”. A realidade vivida por familiares que estão com parentes internados nos hospitais da cidade, em estados grave, é bem outra. Rapaz de 46 anos, sem doença alguma, está entubado, em coma induzido por conta do vírus. Até o senador Nelsinho Trad já avisou: “não é brincadeira. É uma infecção que te derruba... e derruba mesmo”.

 

PENSAMENTO DO DIA
“Não pense demais para fazer as coisas, o arrependimento pode durar muito mais do que sua indecisão”.
 

NA LEMBRANÇA
Otto Leopold Eduard von Bismarck-Schönhausen, príncipe, diplomata e político alemão, conhecido pela alcunha de Chanceler de Ferro, nasceu em 1º de abril de 1815, em Brandenburg, na antiga Prússia. Em seus 83 anos de vida, trabalhou para unificar a Alemanha, tornando-se o primeiro homem a ocupar o cargo de chanceler daquele país, entre 1871 e 1890. Cunhou a seguinte frase sobre política: "O principal é fazer História, não escrevê-la".

 

 

A médica Maysa Gutierrez Vilela e a empresária Cris Medeiros

 

A Relações Públicas, Leila Marcia de Castro e a servidora do TRT, Maria do Carmo Tarini

 

O casal, Everton Marano e a esposa, Priscila Cafure Mariano