fernandosoares_28-09-2019

Edições anteriores

EFEITO
Nos bastidores da política, já é dado como certa a soltura do ex-presidente Lula, pelo Supremo Tribunal Federal, que deve anular quase todos os processos da Lava Jato, mesmo causando forte reação num setor amplo da sociedade.
 

BOMBA!
A revelação feita pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de que planejou assassinar o ministro Gilmar Mendes, levou o ministro a recomendar que Janot "procure ajuda psiquiátrica" e afirmou que o ex-procurador-geral "certamente não tem medo de assassinar reputações". E disse mais: "Se a divergência com um ministro do Supremo o expôs a tais tentações tresloucadas, imagino como conduziu ações penais”.
 

MEU JESUS CRISTINHO...
 
Pela primeira vez vejo uma presidente de partido, como o PSL, optar por estar do lado de quem fez o mal, e não de quem foi alvo da maldade. O deputado estadual Coronel David foi vítima de hackers que invadiram seu celular, e a presidente do partido, senadora Soraya Thronike, vem a público com nota de repúdio contra o parlamentar, fazendo duros ataques, partindo até mesmo para o lado pessoal quando, na verdade, deveria estar ao lado do colega de partido. É duro ver uma senadora insinuando que um parlamentar vai contra os ideais da sigla. David foi precursor ao reestruturar, reorganizar, e formar bases do PSL em MS, sempre atuando na defesa das bandeiras do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. Acho que a senadora deveria se inteirar melhor sobre o parlamentar.


FREQUÊNCIA ONDULADA
Um seleto público de 500 pessoas foi, na quarta-feira, 25, ao teatro Renaissance, no São Paulo Hotel, em Sampa, para prestigiar o Encontro “Rádio: Mercado em Sintonia”. Era a celebração do Dia Nacional do Rádio, promovida pela Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão (Abert) e Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). O empresário Luciano Barbosa Rodrigues, diretor-presidente da Rádio Hora, de Campo Grande, disse “presente” e perfilou ao lado dos especiais da noite, entre eles o ministro Sérgio Moro, de Justiça e Segurança Pública.
 

MR FAKE
Candidato a embaixador dos EUA, o deputado federal Eduardo Bolsonaro não quer nem saber se a sueca Greta Thunberg é uma adolescente de 16 anos e autista. Foi à rede social para defender o seu papai-presidente das críticas da ativista ambiental. E descascou, compartilhando fotomontagens de Greta almoçando diante de crianças africanas famintas. A patifaria foi logo descoberta: a foto original é de outra menina e, em vez de crianças famintas assistindo a seu almoço, o que há são árvores desfolhadas. É este ser de conduta repulsiva que o pai quer transformar num embaixador.
 

PULANDO CERCAS
Uma das recentes aventuras que caíram na planície venenosa das “bocas malditas”, é a separação de um casal muito conhecido da população de um município de médio porte. O prefeito andou picando fumo em quintal alheio e a esposa descobriu e chutou seus fundilhos. Isso mesmo. Separação. O episódio deve prejudicar o projeto do galã de buscar mais quatro anos de mandato. Detalhe: o dito cujo é reincidente.
 

PERDAS
Depois do passamento do artista plástico Isaac de Oliveira, outras lágrimas são derramadas. Campo Grande sofreu novo baque na quarta-feira, 25, com a morte da Irmã Margarida Lorio, salesiana e muito querida, especialmente pelas ex-alunas do Colégio Auxiliadora. No mesmo dia, Corumbá perdeu um dos maiores e mais dedicados nomes da fotografia no Estado: Carlos Grezzi. Tinha 96 anos. Suas fotos compõem um dos principais acervos do gênero, algumas como registros únicos e, por isso, raríssimas.
 

BOQUIRROTOS
A direção da Rádio 96 FM demitiu o jornalista Gustavo Negreiros, que em seu programa atacou violenta e grosseiramente a adolescente sueca Greta Thunberg. Disse que a menina, autista e ativista ambiental, de 16 anos, é histérica, mal-amada e que precisa de um homem e de sexo. Demitido, Negreiros, bolsonarista assumido, foi à TV Tropical, afiliada da Record, e caprichou mais na agressão criminosa: chamou Greta de vagabundinha e arrematou: “Isso é falta de pêia. Fosse minha filha, teria levado um cacete”.
 

BOQUIRROTOS II
A atriz Fernanda Montenegro vem colecionando solidariedade e manifestações de apoio de brasileiros e estrangeiros, após ser grosseira e covardemente atacada pelo diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Roberto Alvim. Ele a classificou de “sórdida”, de “mentirosa” e, ainda, sugeriu que ela pertence a uma turma de canalhas abissais. Tudo porque Fernanda posou vestida de bruxa, sendo queimada em uma fogueira de livros. A cena foi feita para a edição de outubro da revista literária 451.

 

BOLA CHEIA
Em Bonito, a ministra Tereza Cristina, titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), provou mais uma vez que não é fraca e está em alta no contexto das relações entre o governo e a iniciativa privada. Ela ciceroneou, com o prefeito Odílson Soares (PSDB), os representantes do Brasil, Índia, China, Rússia e África do Sul para a IX Reunião dos Ministros da Agricultura do Brics. O bloco representa 40% da população do planeta e 25% do PIB global.
 

NA LEMBRANÇA
Se estivesse vivo, o cantor e compositor Tim Maia completaria, hoje, 77 anos. Nascido Sebastião Rodrigues Maia, ele brilhou em sua polêmica carreira, marcada pelo envolvimento com bebida e drogas. Tim, que morreu em 15 de março de 1998, tinha uma frase que definia seu estilo de vida: "Não fumo, não bebo e não cheiro. Só minto um pouco".

 

Fotos: Gabriel Santos

O titular da coluna e Pedro Chaves dos Santos Filho

 

As universitárias, Laissa Betim e Vitória Chiquin

 

A advogada Juliana e o gestor público Jose Eduardo, carinhosamente chamado de Zé Du

 

A advogada Juliana Fontana e a jornalista Ísis Machado

 

O médico urologista Marcelo Vilela e diretor clínico do Hospital Cassems, médico Marcos Bonilha

 

As médicas, Maira Cláudia Rossetti e Priscila de Almeida Costa

 

O pecuarista Edmar Contar e a esposa, Fabiana Jamil Contar

 

PENSAMENTO DO DIA
 “Não prometa quando estiver feliz. Não responda quando estiver com raiva. Não decida quanto estiver triste”.