fernandosoares_14-09-2019

Edições anteriores

DE PERTO
Foi bastante inteligente a ideia do governo do Estado, de ouvir diretamente a demanda do povo, instalando-se, a cada semana, por dois dias numa das cidades escolhidas. Batizado de “Governo Presente”, o projeto leva o gabinete do governador até o município, onde traçam planos de desenvolvimento para o futuro, com prioridades regionais. Ontem, encerrou a visita a Três Lagoas. Na semana que vem, o gabinete será montado em Rio Verde, atendendo a toda região norte. Depois, estarão em Aquidauana, Naviraí e várias outras cidades mais.
 

LISTINHA RODANDO
 Interessante e explosiva a relação de beneficiários de um esquema de contratos empregatícios, celebrados em órgão público poderosíssimo de Mato Grosso do Sul. Imaginem que os contratos sequer foram publicados em Diário Oficial e não constam nem do sistema de holerites do quadro de pessoal. Mas o salário é pago todo mês, em dia, para a feliz clientela de apadrinhados, que se pendura na máxima popular: quem tem padrinho, não morre pagão. Isso, enquanto o Gaeco não chega.


ADEUS
Uma noticia muito triste. Iara Costa, que foi candidata a prefeita em 2008, pelo PMN, faleceu na quinta-feira, vitima de um câncer. Sem palavras... A Campo Grande que amamos, aos poucos está partindo. É a erosão que o tempo faz. Só o que fica na alma, ele não destrói.
 

VERSOLÂNDIA
O 17 de setembro, Dia Nacional das Aldravias, será vivido a caráter no Recanto do Canto e da Poesia, a partir das 19h30. O espaço é na casa da professora, escritora e ativista cultural Syvia Cesco. A aldravia é um gênero literário originalmente brasileiro, minimalista, sintético, definido como o máximo de poesia num mínimo de palavras.
 

CONSAGRAÇÃO
A comunidade católica de Campo Grande se mobiliza amanhã, para prestigiar a posse do padre Wagner Divino, na Paróquia de Santo Antônio (Catedral Nossa Senhora da Abadia), na histórica Travessa Lídia Bais. A cerimônia terá início às 19h30.
 

VIVA, JAIR!
A já consagrada Feijoada da Clô, uma homenagem a Jair Rodrigues, este ano será nos Jardins, em São Paulo. Em alto estilo, o evento vip está sendo organizado por Carlos Henrique Duarte e Marley Galvão, da CHD Produções, O evento, para número restrito de convidados, será no próximo dia 18. Clô é o carinhoso apelido dado por Jair Rodrigues a Claudine, sua esposa. O cantor morreu em 2014, aos 75 anos.
 

BALANÇO GERAL
 Ontem, sexta-feira, 13, dia de sorte para uns e azar para outros, a ex-BBB Priscila Pires completou um mês de parceria com o apresentador Rodrigo Nascimento, na ancoragem do Balanço Geral, programa vespertino da TV Record MS. Ela continua exuberante e bem disposta. Casadíssima, mãe e até mais comportada, a moça conduz o quadro “Hora da Venenosa”.

 

AULA CIDADÃ
A dinâmica advogada Giselle Marques cumulou-se de cumprimentos por sua palestra sobre o tema “Proteção Ambiental: Pacto Civilizatório”, que foi ministrada para alunos da Faculdade Estácio de Sá, no último dia 1. Acadêmicos de Direito, Engenharia Ambiental e de outros cursos participaram e adoraram.
 

LABAREDAS
 SOS Mato Grosso do Sul! SOS Pantanal! SOS Sul, Sudoeste, Bolsão, Campo Grande! Haja água pra tanto fogo e pulmão pra segurar tanto fumacê. As queimadas vêm devastando as matas e a estiagem cada dia mais implacável. Corumbá é, hoje, o município campeão de incêndios florestais no País. Só na terça-feira passada, foram registrados 253 focos, contribuindo com o incrível e preocupante número de 3.137 queimadas em oito meses.


VELINHAS
Na quarta-feira, 11, o determinado presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, abraçou nova idade e rasgou a folhinha sob uma chuva de abraços e mimos de familiares e amigos. Amizades, aliás, é o que sabe fazer e cultivar. Além de presidir a Fundesporte, é titular do Conselho Federal de Educação Física e diretor-executivo do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Esportes.
 

PENSAMENTO DO DIA
“O homem é forte pela razão; a mulher invencível pela lágrima. A razão convence; a lágrima comove”.
 

NA LEMBRANÇA
O naturalista Alexander von Humboldt nasceu no dia 14 de setembro de 1769, em Berlim, Alemanha. Seu nome de batismo era Friedrich Heinrich Alexander, o barão de Humboldt, e a fusão de nome e título gerou seu pseudônimo. Explorador por natureza, ele lançou bases de ciências, como a geologia, a climatologia e a oceanografia. Sua frase só poderia espelhar tudo em que acreditava: "A civilização de um povo se avalia pela forma que seus animais são tratados". Von Humboldt morreu em 6 de maio de 1859.

 

Fotos: Gabriel Santos

O diretor da Leroy Merlin, na Capital, Luciano Lopes, e a esposa, Sirley Teodoro

 

Priscilla Ricci e o marido, procurador-geral de Campo Grande, Alexandre Ávalo

 

A advogada Letícia Arais e o professor universitário e advogado Heitor Miranda

 

Verônica e o marido, deputado federal Dagoberto Nogueira

 

Bruna Tomazio e o gestor público Cláudio Serra

 

Os professores universitários, Arlinda Canteiro Dorsa e Antonio Dorsa

 

O advogado Douglas Oliveira e o pecuarista Wilson Maksoud Filho