fernandosoares_11-09-2019

Edições anteriores

INFANTIL
Mais uma revelação no início da semana. O seriado preferido do presidente Jair Bolsonaro, no leito do hospital, tem sido o "Chaves". Alguém tem dúvidas, de que ele vai investir em cultura?
 

GENTE!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
E a matéria do Fantástico no domingo, envolvendo o dono da Universidade Brasil, engenheiro José Fernando Pinto Costa, de 63 anos, e o filho dele, Stefano Bruno... Só em Mato Grosso do Sul, eles eram donos de quatro instituições de ensino, nas cidades de Naviraí, Fátima do Sul, Nova Andradina e Amambai. Conversas telefônicas gravadas pela Polícia Federal mostraram como os donos dessa universidade negociavam vagas em medicina e bolsas do Fies. Era só o que estava faltando...

 

DIVERSÃO
O final de semana será movimentado em Salto Guaíra, no Paraguai, quando acontece, nessa sexta, até domingo, mais um torneio de poker no luxuoso hotel 7 Saltos. O hotel é comandado pelos gerentes, geral, Fabian Alvarez, e de jogos, Sirio Felippe. Para quem foi, nas vezes passadas, são só elogios e, para quem quiser ir, as reservas são feitas pelo telefone 3043-6991, com a Rafaela.
 

AMBIENTE NERVOSO
 Comenta-se que já está começando a ficar esquisito o climão instalado no PSDB, com a obstinada disposição da deputada federal Rose Modesto, de disputar a sucessão do prefeito Marquinhos Trad (PSD). O dirigente estadual dos tucanos, Sérgio de Paula, vai cortar um dobrado para segurar a onda da moça de Culturama, ao lado de Fátima do Sul.

 

ELAS
Além da deputada Rose Modesto, em Campo Grande, dezenas de mulheres estão preparando o bote eleitoral na disputa pelas prefeituras no interior. Agora, elas querem o protagonismo nas urnas, pois estão cansadas de atuar como coadjuvantes. Viviane Orro, em Aquidauana; Raquel Portioli, em Ponta Porã; e Dione Hashioka, em Nova Andradina, estão entre as que andam embaladas nessa perspectiva.
 

CACHIMBOS
A fumaça da paz entre os artistas e a administração municipal de Campo Grande andou invadindo o gabinete do prefeito Marquinhos Trad (PSD), no início da semana. O secretário Pedro Pedrossian Filho, de Finanças, e a presidente da Fundação de Cultura, Melissa Tamaciro, fizeram a pajelança para integrantes do Fórum de Cultura.
 

TANGO NA PISTA
 Nas primárias da sucessão presidencial argentina, em agosto, o candidato de oposição, Alberto Fernandez, cabeça da chapa peronista, havia livrado uma diferença de quase 16 pontos sobre o atual mandatário, Maurício Macri, candidato à reeleição. Agora, a 47 dias do primeiro turno, uma pesquisa da credenciada Ricardo Rouier & Associados confirma que o tombo de Macri poderá ser estrondoso: ele teria 34,9% dos votos contra 51,5% da dupla Fernandez-Cristina Kirtchener.


CIFRÕES
Se rir à toa faz bem à saúde, imaginem quando os motivos são fortes. No caso do diretor-presidente da MSGás, Rudel Trindade Jr, fortíssimos: a estatal passou em sua gestão de dois mil para 10 mil clientes. E, na mesma toada, faz coro o diretor-presidente da Sanesul, Waltinho Carneiro Jr, turbinado pelos números vitoriosos da empresa, que já alcança 590 mil consumidores, em 68 municípios. No ano passado, estas duas estatais registraram lucro líquido de mais de R$ 108 milhões.
 

DEDURAGENS
 Interessante a sucessão de manifestações credenciadas que contestam o uso das delações premiadas como elemento decisivo para acionar o martelo das condenações nos tribunais. Uma das recentes e conclusivas avaliações é do ministro da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Rogério Schietti, para quem a delação é um meio de obtenção de prova, não um meio de prova.

 

DATAS ASSUSTADORAS
Onze de setembro. Uma data que não dá para esquecer. Hoje, está fazendo 18 anos do ataque às torres gêmeas de Nova Iorque. O dia em que a América tremeu. Nada a comemorar neste dia, quando o grupo terrorista Al Qaeda jogou dois aviões contra as torres gêmeas do World Trade Center, nos EUA. Quatro aeronaves caíram em solo norte-americano, naquele dia, deixando quase 3 mil vítimas. 18 anos depois, o medo dos americanos também vem dos céus. Desta vez, em forma de furação. Em 11 de setembro de 1973, um golpe militar, comandado pelo EUA, derrubou o governo democrático do Chile, governado pelo então presidente Salvador Allende, dando início a uma das mais cruéis ditaduras da América do Sul.
 

PENSAMENTO DO DIA
"Nunca permita que alguém corte suas asas, estreite seus horizontes e tire as estrelas do teu céu. Nunca deixe seus medos serem maiores que a tua vontade de voar. O valor da vida está nos sonhos que lutamos para conquistar."
 

NA LEMBRANÇA
O ex-craque Franz Beckenbauer completa, hoje, 74 anos. Nascido em Munique, o zagueiro alemão encantou o mundo com sua categoria. Jogou no Bayern de Munique, de 1965 a 1977, conquistando os títulos alemães de 1969, 1972, 1973, 1974, a Copa da Alemanha de 1966, 1967, 1969 e 1971, a Champions League em 1974, 1975 e 1976, o Mundial Interclubes de 1976 e a Recopa Europeia de 1967. Depois, atuou no New York Cosmos, até 1980, sendo campeão em 1977, 1978 e 1980, e no Hamburgo, de 1980 a 1982, ano em que conquistou o título alemão. Pela seleção da extinta Alemanha Ocidental, Beckenbauer atuou 103 vezes, sagrando-se vice-campeão do mundo em 1966, terceiro colocado em 1970 e campeão em 1974, além de ter vencido a Eurocopa de 1972. Treinou a seleção, de 1984 a 1990, sagrando-se vice em 1986 e campeão do mundo em 1990. Também foi técnico do Bayern, de 1994 a 1996, levando o título alemão de 1994 e o da Copa da Uefa, em 1996. Atual presidente honorário do Bayern Munique, vive desde 1982 na Áustria e agora está casado pela terceira vez. Com suas várias relações, tem seis filhos e é comentarista do caderno de esportes do jornal Bild."O mais importante é dar um fim à rotatividade e trazer a Copa do Mundo outra vez para a Europa. E aqui não há dúvidas de que a Inglaterra sempre será a favorita", dizia ele, referindo-se à Copa de 2018.

 

Divulgação

A nova imortal da Academia de Letras de MS, Lenilde Ramos, e o secretário especial de Governo, Pedro Chaves dos Santos Filho

Divulgação

Os escritores, Raquel Naveira, Pedro Chaves dos Santos Filho, o desembargador e corregedor do TJ-MS, Sérgio Martins, e a escritora Marisa Serrano

Fotos: Gabriel Santos

O atuante governador Reinaldo Azambuja e a esposa, Fátima

 

O advogado Márcio Torres e a esposa, Geisa Torres

 

O secretário de Fazenda de MS, Felipe Matos, e a esposa, Fabrícia Olazar

 

O advogado Rogélio Massud e a esposa, Palmira

 

Uma alegre notícia. O deputado Londres Machado pode ser o próximo presidente do legislativo estadual. Homem digno, um político correto, que tem uma linda história de vida, com mais de 40 anos dedicados ao nosso Estado, amigo querido, marido e pai exemplar. É o nome certo hoje, de pelo menos 14 parlamentares da Assembleia Legislativa.