fernandosoares_05-09-2019

Edições anteriores

PEGADINHA
 Fernanda Gentil e um grupo de jornalistas foram convidados pela Globo News para participarem de um debate sobre as fake news nos estúdios da emissora. Antes de entrarem, leram nas mídias sociais que Fernanda Gentil havia sido demitida. O frisson foi demais. Porém, quando entraram na sala do debate, a “demitida” lá estava, à espera do grupo, para anunciar o alcance imediato e o poder devastador das notícias falsas. Boa parte dos debatedores já tinha espalhado a notícia da demissão de Fernanda.


BANCAS
Com a parceria da Câmara de Vereadores de Dourados, Campo Grande sediará, de 16 a 18 de outubro, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, o 33º Congresso de Direito Administrativo, com o tema “Desenvolvimento Nacional: Por uma Agenda Propositiva e Inclusiva”. E a participação dos mais renomados profissionais, entre eles: o homenageado Celso Antonio Bandeia de Melo, mais José dos Santos Carvalho Filho, Maria Sylvia Zanella di Pietro e Marçal Juste Filho.
 

SOLIDARIEDADE
A MMartan realizará seu bazar solidário, em prol da AACC/MS, no próximo dia 10, com um chá do bem. Nesse dia, 10% das vendas da loja da Euclides da Cunha serão destinados à instituição, que cuida de crianças e adolescentes com câncer em todo o Estado. A loja promete seus produtos com desconte de até 50%.
 

DISPUTA
Passarinho fofoqueiro segredou ao titular da coluna que a disputa pela presidência do Diretório Municipal do PT, anda pegando fogo. A eleição será no próximo domingo e três chapas disputam o comando partidário, lideradas por Agamenon do Prado – o atual dirigente - Ilmar Mamão Fonseca e Mariúza Guimarães. Tem sobrado faísca pra todo lado e muitos rastilhos são acesos a cada dia.
 

CELEBRAÇÕES
Em Ponta Porã, sob uma chuva de dengos, carinhos e celebrações da família, o benquisto médico Astúrio Marques completou 91 anos, no último dia 31 de agosto. Também num clima semelhante do lar, doce lar, no dia 30 de agosto, a veneranda Adélia Mavignier soprava suas 88 velinhas. E dia dois de setembro, o aniversário foi da união conjugal de 47 anos entre o ex-deputado Maurício Picarelli e a ex-vereadora Magali.
 

PALAVRA DE RAÇA
Enfim, “Negras Crônicas – Escurecendo os Fatos”, a coletânea de autoras negras, que contém uma bela contribuição de Sandra Menezes, já está disponível. Basta acessar as páginas da Editora Villardo, da Amazon, da Americanas, Submarino, Shoptime e livrarias Travessa e Leitura.
 

DIREITA, VOLVER!
Garboso e poderoso, o prefeito Valdir Couto Jr (PSDB), de Nioaque, fez o seu comercial palaciano em grande estilo. Na condição de primeiro prefeito a ser recebido por Jair Bolsonaro, em seu gabinete, não se fez de rogado: posou para fotos, reivindicou recursos, presenteou-o com lembranças da Retirada da Laguna e, ainda, lhe entregou o título de Cidadão Nioaquense. Como se sabe, o presidente serviu no batalhão do Exército em Nioaque, nos anos 1970.
 

FAUNA
O deputado estadual Lídio Lopes (Patriota), esposo da vice-prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, exalta o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) por sancionar a lei que permite animais domésticos e de estimação em hospitais públicos e privados, quando for o caso de visitas aos pacientes.
 

FAUNA II
No mercado de carnes, as aves e suínos do Brasil, com horizontes muito abertos a Mato Grosso do Sul, estão perto de tomar conta do comércio de exportações à China. É o que se delineou no final do mês passado, quando o governador Reinaldo Azambuja e produtores regionais estiveram em São Paulo, para o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura. O Estado deve receber, de cara, mais de R$ 600 milhões em investimentos nessa cadeia produtiva. As exportações vão atender, principalmente, à China, à Índia e outros asiáticos, como Vietnã e Indonésia.

 

ILUSTRE VISITA
O arquiteto Carlos Luca Mali e familiares ofereceram agradável e calorosa recepção ao bispo Sewerios Mrad, da Igreja Síria Ortodoxa. O líder religioso veio de Jerusalém ao Brasil para assumir a Nunciatura Patriarcal em São Paulo, mas deu-se à alegria de presentear os campo-grandenses com uma rápida passagem pela capital.
 

ERRATA
As mãos, como sendo das mais pecadoras, já dizia Nelson Rodrigues, cometeram um equivoco na coluna de ontem, na legenda da foto do casal Maria Dulce e o marido, engenheiro Mário Maravieski, quando, na verdade, ele se chama Flávio Maravieski. Nossas desculpas.
 

Divulgação

A intérprete, jornalista e escritora Sandra Menezes, uma das co-autoras da coletânea Negras Crônicas

 

Fotos: Gabriel Santos

A arquiteta Blanche Coelho e o marido, economista, Rafael Ferreira

 

O empresário Nerone Maiolino e a esposa, Rosana

 

O pecuarista Antonio Carlos Arroyo e a medica Cidinha Arroyo

 

O pecuarista Edmur Miglioli Neto e a esposa, Ana Luíza Miglioli

 

Ilca e o marido, empresário José Nina

 

O empresário José Eduardo Rahe e a esposa, Ana Cláudia

 

Divulgação

O querido médico da fronteira, Astúrio Marques, que fez 91 anos de sadia e exemplar existência

 

PENSAMENTO DO DIA
“Não tenha medo de não ter alguém. Tenha medo de ter alguém e, ainda assim, se sentir sozinha(o)”.
 

NA LEMBRANÇA
O rei Luís XIV da França nasceu em 5 de setembro de 1638, para se tornar o Rei Sol, entre 1643 e 1715, quando personificou o auge do absolutismo francês, invadindo os Países Baixos e fortalecendo o país como potência política, econômica, cultural e artística. Luís XIV tinha uma curiosa frase, aplicável a qualquer pessoa que ocupasse um cargo de comando: "Toda a vez que preencho um posto vago, produzo cem descontentes e um ingrato".