fernandosoares_04-09-2019

Edições anteriores

Fotos: Gabriel Santos

Carla e o médico e professor da UEMS, Renato Arruda

 

Manoela e o pecuarista Eduardo Contar

 

Maria Dulce e o marido, engenheiro Mário Maravieski

 

O advogado Nelson Castela e a esposa, designer de interiores, Gabriela Slaiman Castela

 

O casal de pecuaristas, Isabel Orro e Gastão Monteiro

 

Os arquitetos, Carlos Scardini e a esposa, Ana Lúcia Rilim Scadini

 

DIvulgação

São João Paulo abençoe nossa semana. Ilumine e abençoe Campo Grande e todo nosso Mato Grosso do Sul, cidade e Estado que o senhor, como Papa, em vida, visitou

 

SEMPRE IGUAL
O presidente do Tribunal de Justiça, Paschoal Carmelo Leandro, mesmo que exerça cargo poderoso, continua fiel aos antigos hábitos. Dias destes, encostou o carro na farmácia ao lado da Cachaçaria Havana, desceu com a esposa, Célia, comprou remédios, abriu a porta para a mulher, embarcar na camionete e foram para casa. Sem segurança e sem nenhum bajulador do lado.
 

MEDIDAS
Falando em Tribunal, Marcos José de Brito Rodrigues também traz novidades. O desembargador e ouvidor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul perdeu dezesseis quilos, depois que colocou aquele balão de emagrecimento. A meta é perder 90 KG em um ano, com apoio de nutricionista e personal trainer.

 

ENLACE
De olho na felicidade, Rui Tavares e Neuza Rodrigues colocaram anéis nos dedos da mão esquerda, entre juras e arrebatamentos. Marido e mulher, o casal continua sendo alvo das homenagens e saudações do vasto círculo de amizades.
 

ESTILO
O governador de Santa Catarina, Carlos Moises, coronel da reserva do Corpo de Bombeiros daquele Estado, assumiu o comando de um estado rico e com indicadores de desenvolvimento humano bem superiores à média nacional. Bastaram oito meses de governo Bolsonaro para o cenário mudar radicalmente: com quase 40% a porção dos brasileiros que consideram o governo de Bolsonaro “ruim” ou “péssimo”, segundo a (CNT/MDA), ele deve pular fora do barco do PSL.
 

ESTILO II
Esse governador, para descontentamento do empresariado e da base extremista de Santa Catarina, recebeu em seu gabinete uma comissão do MST. Não foi o único gesto em direção às minorias. Moisés abriu as portas do Palácio a índios e defensoras da diversidade de gênero. “Para mim, são pautas tranquilas. Antes de ser governador, comprava artesanato indígena, hortaliças sem agrotóxicos e aceitava pessoas com orientação sexual diferente da minha. Por que vou mudar agora?”

 

NO AR
Novidade nas sintonias locais, a Rádio Morena FM 107.1 chegou com o objetivo declarado de disputar espaço e audiência com as emissoras de programação um pouco mais refinada. Ao menos, é o que prometem o coordenador Edgar Scaff, seus diretores e programadores, sobretudo na agenda musical. Porque, de fato, é um porre enjoativo a onda excessiva do sertanejo, na maioria das estações disponíveis em Campo Grande.
 

FAZENDO AS CONTAS
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) acaba de fazer 55 anos. Terá 58 anos em 2022, quando seu irmão, o senador Nelsinho Trad (PSD), deve disputar o governo. Na hipótese de Nelsinho se eleger governador, Marquinhos não poderá ser candidato na eleição estadual seguinte, em 2026, quando estiver com 62 anos, por causa do laço de parentesco. Assim, a vez de Marquinhos Trad nessa conjectura futurista só aconteceria mesmo em 2030.
 

MISSÃO CUMPRIDA
Na quinta-feira passada, 29, a dois meses de completar 90 anos, Celina Alves da Cunha fez sua última viagem terrena. Mãe de 12 filhos, vó, bisavó e trisavó, liderou por décadas um numeroso grupo familiar, com raízes em Campo Grande, Corumbá, Porto Murtinho, Aquidauana e no Paraguai. Era sogra do jornalista Edson Moraes.
 

MARCAS
A morte de Alberto Goldman deixou consternados a população paulista e os brasileiros que acompanharam a história do ex-governador, ex-deputado federal e militante das causas democráticas. Goldman pertenceu ao PCB e depois migrou para o PSDB. Porém, recusou-se a seguir a orientação do partido no segundo turno da sucessão presidencial de 2018 e fez campanha para o petista Fernando Haddad, fato que irritou a cúpula tucana, sobretudo o então recém-eleito João Dória Jr.
 

DISCORDO
O governo federal fala tanto em corrupção nas gestões passadas, mas não me lembro dos governos anteriores anunciarem falta de verba para o CNPQ, que mantem o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), cujos aluno, que disputam as medalhas da Olimpíada de Matemática, recebem uma bolsa de R$ 100 por mês, durante um ano, para bancarem seus estudos. Todo ano são distribuídas seis mil bolsas de R$ 100 aos medalhistas e, ate agora, não acharam uma forma de manter os pagamentos. Vergonhoso!
 

PENSAMENTO DO DIA
“Há gente que se apaixona por pessoas, eu apaixono-me pelas atitudes delas, e também deixo de gostar pelo mesmo motivo”.
 

NA LEMBRANÇA
O ex-senador Antonio Carlos Magalhães, se vivo estivesse, completaria, hoje, 92 anos. Falecido no dia 20 de julho de 2007, ele teve uma trajetória marcante na política nacional, sempre a partir de sua Bahia natal. Foi líder estudantil, deputado estadual, três vezes deputado federal, governador da Bahia em três oportunidades (de 1971 a 1975, de 1979 a 1983 e de 1991 a 1994), ministro das Comunicações e senador em duas ocasiões (1995-2001 e a partir de 2003). ACM tinha uma ligação visceral com a ditadura que governou o País, que o indicou para o primeiro mandato no governo baiano, como pode ser constatado nesta fra se: "Os problemas surgidos durante o regime militar foram poucos em relação ao muito que foi feito".