fernandosoares_29-10-2019

Edições anteriores

MAIS FLASHES DA COMENDA DO MÉRITO LEGISLATIVO AOS DESEMBARGADORES DE MS

 

 

Fotos: Gabriel Santos

O desembargador Odemilson Fassa e a esposa, Defensora Pública, Cláudia Fassa

 

Os desembargadores, João Maria Lós e Carlos Stephanini

 

Gente da gente, Célia Leandro e Eliana Martins

 

A promotora de Justiça, aposentada, Bete Dias Gaeta, e o desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho

 

O desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva e a esposa, advogada, Norma Barbosa

 

Elza e o marido, desembargador aposentado, Hildebrando Coelho Neto

 

O desembargador aposentado, José Augusto de Souza e o filho, advogado Luís Henrique de Souza

 

O deputado estadual Barbosinha homenageando o desembargador Jonas Hass Silva Júnior

 

 

 

EXTORSÃO
Bomba está prontinha para explodir no colo de diretor de emissora de televisão aberta, que dias atrás tentou chantagear secretário de governo de Mato Grosso do Sul. Fizeram maior auê com denúncia usando policial de pano de fundo, esquecendo que estava sendo gravado na sala. Ao fazer o estilo “marrom”, daqueles “dá aqui a grana que não divulgamos nada”, vai se ferrar com a Justiça. O caso já está nas mãos da Polícia.
 

ESPAÇO
O querido casal, Cinthia e Júnior Vieira, transformou o antigo restaurante “La no Jardim”, numa casa de festas, com capacidade para atender até 250 pessoas. O Espaço Bellatê nasceu todo com isolamento acústico, ar condicionado e um sistema de cisterna, para o reaproveitamento de água da chuva, para ser utilizado nos banheiros e colaborando com o meio ambiente.
 

COBRAS
Para capturar serpentes e abastecer os estudos sobre o bioma pantaneiro, uma equipe de pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) foi até Porto Murtinho. No roteiro, áreas e vestígios de Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e floresta amazônica, com uma extraordinária população de animais e uma incontável variedade de plantas.
 

NOCAUTE PLATINO
Não deu nem segundo turno. O presidente argentino Maurício Macri levou uma acachapante derrota e viu sua reeleição ir por água abaixo, com a vitória maiúscula do candidato de oposição, Alberto Fernández. Além do fracasso da política neoliberal, outro fator fundamental para o trunfo de Fernandez foi a escolha de sua candidata a vice, a ex-presidente Cristina Kirtchener. Ela representa o peronismo, corrente muito forte entre os eleitores platinos. E Macri quebrou um tabu: é o primeiro governante do País a falhar na tentativa de se reeleger.
 

ERRATA
O cantor e compositor Milton Nascimento completou, no sábado, 77 anos e não 65 anos como publicamos. Leitores atentos, não deixam passar nada. Obrigado!
 

ÍCONE MUNDIAL
Todas as honras a Eder Jofre. Aos 83 anos, e resistindo bravamente ao peso e às complicações da idade, o campeão segue colhendo os louros da vitoriosa carreira. O Conselho Mundial de Boxe corrigiu uma antiga omissão e acabou de reconhecê-lo como primeiro campeão dos pesos-galo. E Eder não mandou recado, foi pessoalmente a Cancún, no México, com a filha, receber o cinturão. No palco, foi ovacionado pelo público. Tem três títulos mundiais nas categorias galo, peso-galo e peso-pena.
 

SUPORTE
A vitória do prefeito Edson Moraes (Patriotas), em Miranda, teve, entre seus pilares de campanha, o trabalho eficiente e antenado da assessoria. E uma das áreas mais delicadas foi conduzida com categoria pela experiente jornalista Marta Freire.

 

VOZ FIRME
Tudo bem que a senadora Simone Tebet, presidente da CCJ do Senado, e os ministros Luiz Henrique Mandetta e Tereza Cristina estejam com a bola toda. Há, também, outros sul-mato-grossenses cumprindo papéis destacados no País. É o caso do cassilandense Mauro Ribeiro, presidente do Conselho Federal de Medicina. Ele brilhou com seu discurso no Dia dos Médicos, 18 deste mês, na Câmara dos Deputados. Defendeu a profissão e atacou equívocos da MP 890/2019, que institui o programa Médicos Pelo Brasil. Um dos equívocos é a tentativa de flexibilizar as regras e o controle para o exercício da Medicina.
 

PROTEÇÃO URGENTE
A belíssima região por onde passa a Estrada Parque de Piraputanga precisa mesmo de uma atenção prioritária. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar constituiu o novo Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental Estrada Parque de Piraputanga. Tem representantes dos vários segmentos, de pescadores a pesquisadores, de empresários a estudantes. Quem sabe isso garanta e racionalize a exploração econômica e turística na região.
 

TUDO EM ORDEM
Ao encerrar a inspeção ordinária da Corregedoria Nacional de Justiça, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, o ministro Humberto Martins e o juiz federal Márcio Luiz Coelho de Freitas, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, destacaram a correição das práticas e serviços realizados pela instituição. Por sua vez, o presidente do TJ/MS, desembargador Paschoal Carmello Leandro, enalteceu o profissionalismo do quadro de servidores e a consciência de cada um com o papel que exercem.
 

CIDADANIA
O Estado vai aumentar o número de Salas Lilás na rede física da Secretaria de Justiça e Segurança Pública. Hoje, são cinco desses ambientes estruturados para o acolhimento de mulheres vítimas de violência e abusos. O delegado-geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas, recebeu os prefeitos Robinho Samara, de Aparecida do Taboado, e José Fernando Barbosa, de Selvíria, que foram reivindicar a cobertura para prestar atendimento qualificado às mulheres, em seus municípios.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Quando a vida trouxer a conta, você pagará caro o mal que fez ao próximo”.
 

NA LEMBRANÇA
Se estivesse vivo, Nelson Antonio da Silva, o imortal Nelson Cavaquinho, completaria, hoje, 108 anos. Sambista, boêmio e compositor popular carioca, ele tem mais de 600 músicas, fora outras tantas que vendeu ou deu nas mesas de bares. Nelson Cavaquinho morreu aos 74 anos, de enfisema pulmonar. E um verso de A Flor e o Espinho, composta com Guilherme de Brito e Alcides Caminha, fecha a coluna de hoje: "Tire o seu sorriso do caminho/ Que eu quero passar com minha dor".