fernandosoares_27-10-2019

Edições anteriores

O LEGADO DOS PIONEIROS DO JUDICIÁRIO

 

 

Fotos: Gabriel Santos

Mato Grosso do Sul, com 42 anos de Emancipação Politico-Administrativa, ainda tem vivos alguns dos pioneiros, como Claudionor Miguel Abss Duarte, José Augusto de Souza e Carlos Stephanini, que ajudaram a construir nosso Estado com Justiça, e outros dando continuidade para deixar Mato Grosso do Sul cada vez melhor. E foi pensando assim, que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Paulo Corrêa, fez uma cerimônia repleta de lembranças e sentimento de dever cumprido, ao homenagear os desembargadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, na noite desta terça-feira (22), no Plenário Júlio Maia. Magistrados que atuam no TJMS e os aposentados receberam uma justa homenagem pelo trabalho de uma vida, que tornou a Justiça de MS referência nacional. Como reconhecimento, os magistrados receberam o Diploma de Honra ao Mérito e o selo comemorativo alusivo aos 40 anos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Dos 63 desembargadores, na ativa e aposentados, nem todos compareceram, mas os que foram, saíram de lá agradecidos pela homenagem e reconhecimento. Confira alguns flashes...

 

Os desembargadores, Nélio Stabile, o vice presidente do TJ-MS, Carlos Eduardo Contar, e o corregedor do TJ-MS, Sérgio Martins

 

O deputado estadual Rinaldo Modesto homenageando o desembargador Vilson Bertelli

 

O desembargador Luís Carlos Bonassini e a esposa, Luziclaire

 

O deputado estadual Evander Vendramini homenageando o desembargador Vladimir Abreu da Silva

 

Gente da gente, Luíza Al Contar e Clarice Maciel

 

 

O presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, homenageia o desembargador Claudionor Duarte ao lado da esposa, Adriana

 

O deputado estadual Evander Vendramini homenageando o desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques

 

O desembargador Emerson Cafure e a esposa, Ana Maria

 

Os desembargadores, Dorival Renato Pavan e Eduardo Machado Rocha

 

O presidente da Amamsul, juiz Eduardo Eugênio Siravegna Júnior, e o desembargador João Maria Lós

 

Os desembargadores, Alexandre Bastos, Marco André Nogueira Hanson, Luíz Carlos Santini (aposentado) e Marcos José de Brito Rodrigues

 

 

 

POR AQUI
Amanhã, o ator Diogo Vilela vem passar seu aniversário, aqui em Campo Grande. Seu irmão, Artur Monteiro de Barros, reside aqui há anos e casou com a Laís Dória, montando a Casa de Ensaio. Laís é filha da pecuarista Elza Dória.
 

TELAS
Uma oportunidade única para os apreciadores de obras de artes. No próximo dia 13 de novembro, a artista plástica Lúcia Martins Coelho Barbosa vai iniciar sua temporada com seus trabalhos inusitados, no – Marco - Museu de Arte Contemporânea. Antes, porém, ela recebe seletos convidados, no dia 07, às 17 horas, para um happy hour e contar sobre a nova fase.
 

ESPORTES
A Hedge Loteamentos, por iniciativa dos diretores, deu uma demonstração vigorosa de estar atenta aos reclames inclusivos da cidade. A empresa atendeu ao apelo de uma campanha por chuteiras para crianças e adolescentes, da Escolinha Pública de Futebol. Adquiriu 200 pares e fez a doação ao surpreso coordenador da escolinha, Bruno Nóbrega, que foi chorar de felicidade com a criançada a alegria do presente.
 

ESPORTES II
Palmas para Marcelo Ferreira Miranda, o atuante presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). Ele participou do II Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Esportes, em Salvador-BA e, quem foi, relata que o moço marcou golaços nos debates sobre políticas públicas e ações conjuntas para as práticas esportivas no País. Secretário executivo da mesa diretora do Fórum, Miranda demonstrou conhecimento da área e fluência para expor ideias.


ALTÍSSIMA TENSÃO
Expectativa nos corredores. Se o deputado estadual Capitão Contar (PSL) conseguir as duas assinaturas que faltam para criação da CPI da Energisa, muita coisa deve ser jogada no ventilador – ao menos esta é uma das promessas que gente importante e muito ligada à concessionária anda esparramando nos bastidores. Até sexta-feira, Contar, Antonio Vaz, João Henrique Catan, Evander Vendramini, Lucas de Lima e Neno Razuk eram os seis que haviam assinado o pedido.
 

 

MANDATOS EM JOGO
Apreensão entre liderados e simpatizantes da deputada federal corumbaense Bia Cavassa (PSDB) com os comentários sobre possível intenção do douradense Geraldo Resende de deixar a Secretaria Estadual de Saúde, para reocupar a cadeira na Câmara Federal.
 

MANDATOS EM JOGO II
Bia Cavassa, que é viúva do prefeito Ruiter Cunha, saiu das eleições de 2018 como segunda suplente. Geraldo Resende, o primeiro, assumiu no lugar da titular, Tereza Cristina (DEM), licenciada para chefiar o Ministério da Agricultura. Se Resende reassumir a vaga, Bia ficará sem mandato e com poucas expectativas neste ciclo. Para seguir na política, só restaria um caminho: disputar a Câmara de Vereadores, porque o PSDB vai apoiar a campanha do prefeito Marcelo Iunes pela reeleição.

 

GUERRA AVISADA
Para refletir: fevereiro de 2021 está longe ou perto? Para alguns integrantes da Assembleia Legislativa, o que importa é se antecipar ao calendário, porque dois anos podem passar mais rápido do que se imagina. E, sendo assim, já tem gabinete, na miúda, trançando pauzinhos e sonhos com a formação da próxima diretoria, hoje presidida pelo deputado Paulo Corrêa (PSDB). E que não se faça adivinhações precipitadas: o gabinete em tela não é o de Londres Machado (PSD). Não é de seu estilo.
 

FICA A SAUDADE
As imagens e textos sobre os livros, móveis e objetos à venda da Le Parole, postados pela empresária Luciana Rondon, nas redes sociais, provocaram reações de tristeza. Muitos campo-grandenses tinham naquela aconchegante livraria que fechou suas portas, um point de referência no mapa de eventos culturais da cidade.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Descobri que meu sorriso é poderoso, ele pode deixar alguém feliz, outros tristes, alguns com raiva e muitos com inveja”!
 

NA LEMBRANÇA
A coluna lembra aos esquecidos de plantão: hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemora 74 anos. Pernambucano de Garanhuns, ele tem uma trajetória polêmica de vida, ao ser preso em segunda instância, quando o STF ainda debate se a referida prisão será válida, numa sentença dada pelo juiz Sérgio Moro, que o condenou por “convicção”. Para muitos, ele é admirável, pois foi de líder metalúrgico e dirigente sindical a presidente da República, eleito e reeleito. A gente relembra aqui uma de suas primeiras frases como presidente eleito, em 2002: "Se no final de meu mandato cada brasileiro puder comer três vezes ao dia, terei cumprido a missão de minha vida".