fernandosoares_26-10-2019

Edições anteriores

MOMENTO SIDJOR-MS

 

 

Fotos: Gabriel Santos

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul empossou, na noite do último dia 18, sua nova diretoria. Assumiu a presidência, para o triênio 2019/2022, o jornalista Walter Gonçalves Filho, ao lado de sua vice-presidente, Ana Cláudia Salomão da Silva, e toda sua diretoria.

Prometendo interagir mais com os jornalistas, para as novas tendências de plataformas da comunicação, ele assume a representatividade de uma categoria, num momento em que o País vive tempos de intolerância e de ódio, em que parte da sociedade não respeita quem pensa diferente dela, pois, tanto os jornalistas, como os meios de comunicação, se tornaram alvo daqueles que não suportam ler, ouvir ou ver uma reportagem, um editorial, um artigo assinado que contrarie as suas posições e interesses, a ponto de perseguirem e até matarem profissionais de imprensa, por discordarem do que publicam.

O novo presidente fez questão de assinalar que também é papel dos jornalistas se colocarem contra os ataques á Democracia, à Constituição, ao devido Processo Legal, à presunção da inocência, e em favor da Justiça e das minorias. “É nossa função dar voz a quem não a tem, s em esses valores não há liberdade”, disse o atual presidente, em seu discurso. Walter Gonçalves Filho disse, ainda, que todas as categorias existentes vivem um momento de desmonte e os sindicatos também são atacados, numa tentativa de também enfraquecer o trabalhador, medidas essas, conservadoras, que invadiram o País, colocando em risco a democracia brasileira. E sem democracia não há liberdade de imprensa e expressão.

E sem imprensa livre, é ditadura. Walter encerrou seu discurso relembrando a memória do jornalista Vladimir Herzog, que, ontem, completaram-se 44 anos de seu assassinato, nos porões da ditadura. Foi morto por lutar por um sonho: o de ver o Brasil livre, soberano e solidário. Confira alguns flashes...

 

Os jornalistas, Ico Vitoriano e Valdelice Bonifácio e Gerson Martins, professor da UFMS, de Comunicação

 

Os jornalistas, Marcelo Cance, professor de jornalismo da UFMS, Marli Nascimento e Laraine França

 

Os sindicalistas, Orlando Almeida Filho, do Sindicato dos Bancários, Luzia Japira, do Sindicato dos Auditores do SUS, e Valmir Silveira, do SintsPrev

 

O novo presidente do Sindjor-MS, Walter Gonçalves Filho, e a vice-presidente Ana Cláudia Salomão da Silva

 

A jornalista Jaqueline Lopes, o presidente do Sindjor, Walter Gonçalves Filho, e o deputado estadual Pedro Kemp

 

Os jornalistas, J.Menon, Catarini Miguel e Gerson Jara

 

Os jornalistas, Sílvio Andrade e Thereza Hilcar, e o escritor Henrique Medeiros

 

Os jornalistas, Alberto Gonçalves, Mayara Sá e o também vereador, Eduardo Romero

 

O titular da coluna com os jornalistas Edivaldo Bitencourt e o professor da UFMS, em jornalismo, Gerson Martins

 

Os jornalistas, Tainá Mendes Jara e o pai, Gerson Jara

 

Os jornalistas, Oscar Rocha e Jota Silva

 

 

 

PIADA DE MAU GOSTO
Absurdas e dramáticas as palavras do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que pelo twitter escreveu que Greenpeace estaria por trás do derramamento de óleo cru nas praias do nordeste, provocando repercussão negativa. Mais tarde, voltou atrás, dizendo que o navio da ONG "não se prontificou a ajudar". O novo twíte foi uma resposta à cobrança do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Um ministro que brinca com uma tragédia brasileira, em nossos verdes mares bravios, não deve bater bem da cabeça.
 

POIS É...
Pouco se falou, mas a desembargadora do TJ-MS, Tânia Borges, foi absolvida pelo ministro do STJ, Benedito Gonçalves, naquela ação que o Ministério Público Estadual movia contra a magistrada, por improbidade administrativa, por ter usado veículo oficial para retirar o filho do Presídio de Segurança Média de Três Lagoas. A denúncia foi rejeitada, tanto no TJ-MS como no STJ.
 

ANSIOSO
 O voto mais esperado do STF, já saiu. A ministra Rosa Weber, que sempre foi o voto minerva do STF, votou contra a validação da prisão já em segunda instância. Com ela, já votaram os ministros Ricardo Lewandowski e o relator, ministro Marco Aurélio de Mello. O placar está 4 a 3, mas o julgamento foi adiado para novembro. Se aprovado, terá impacto na situação de 4,8 mil presos, a quem o STF, há pouco tempo, autorizou a prisão em segunda instância. Os principais condenados na Operação Lava Jato podem ser beneficiados, entre eles, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


CALÇO INCLUSIVO
No quieto, sem os alardes midiáticos, à exceção dos registros protocolares do jornalismo, o Projeto Escolinha Pública de Futebol vem causando em Campo Grande, envolvendo crianças, adolescentes e familiares. O projeto foi lançado e é executado pela Prefeitura, sob a coordenação de Bruno Nóbrega, que tem total apoio do prefeito Marquinhos Trad (PSD), nesta intervenção. Recentemente, em uma campanha de arrecadação de chuteiras, 428 unidades foram doadas ao projeto e garantiram a alegria das crianças que treinavam descalças nas aulas da escolinha.

 

FIM
 Hoje, e o último dia em Campo Grande do Circo dos Sonhos, comandado pelo ator Marcos Frota e instalado no estacionamento do Shopping Campo Grande.

 

HOMENAGENS
Em Corumbá, a elétrica produtora cultural e atriz Bianca Machado recebeu o consagrador reconhecimento do Prêmio Teixeirinha Mestre da Cultura Popular, um projeto elogiável de Vanessa Pereira Rodrigues. Bianca, feliz, se define neste belo e único momento em que a cidade se rende a seu talento: “Dos meus 55 anos de idade, 18 foram dedicados à Boêmia Cultural, 23 à Companhia de Teatro Maria Mole, 25 ao Bloco dos Palhaços e 40 às políticas culturais. Mas este prêmio não é só meu, é de Corumbá, que abre suas portas generosamente para a cultura popular”. E atenção: não somem os anos dessas atividades, pois todas foram exercidas quase ao mesmo tempo.
 

HOMENAGENS II
O ortopedista José Luiz Mikimba foi um dos profissionais ovacionados na sessão especial da Assembleia Legislativa, que homenageou os médicos com a Medalha do Mérito Jeane Wanderley Tobaru, nome de quem lembrou, muito emocionado, porque foi sua amiga e colega de profissão. Mikimba teve seu nome indicado oficialmente pelo Sindicato dos Médicos.


AVANÇO
Recém-filiado ao DEM, pelas mãos da ministra Tereza Cristina, o médico e vice-prefeito de Três Lagoas, Paulo Salomão, afirma estar concentrado na profissão e nas atribuições que lhe são confiadas na gestão pública. Portanto, não quer antecipar as agendas político-eleitorais. E faz muito bem. Esta semana, ele acompanhou o prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) na entrega da revitalização do Centro de Controle de Zoonoses e de Entomologia, além de um microscópio trinocular (o primeiro da cidade). O equipamento aperfeiçoa o combate preventivo a várias doenças, incluídas as transmitidas por insetos (mosquitos) d e gêneros diferentes, com quadros específicos de contaminação e sintomas.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Por mais inteligente que alguém possa ser, se não for humilde, o seu melhor se perde na arrogância. A humildade ainda é a parte mais bela da sabedoria”.
 

NA LEMBRANÇA
O cantor e compositor Milton Nascimento completa, hoje, 65 anos. Mineiro de coração, mas nascido no Rio de Janeiro, desde 1967 ele encanta o País com letras como essa: "Amigo é coisa pra se guardar/ no lado esquerdo do peito".