fernandosoares_19-10-2019

Edições anteriores

BISTURI
Ontem, foi o Dia do Médico. A todos eles, nossas homenagens e gratidão.
 

ALUGA-SE PANTANAL
Documentos reservados do Ministério do Turismo, e acessados pelo site The Intercept Brazil, revelam um ambicioso plano para entregar às empresas privadas grandes áreas públicas que incluem recantos ecoturísticos e zonas de preservação ambiental. O objetivo: fomentar a atividade turística, sem a devida consideração preservacionista. Estão elencadas 222 propriedades da União, em 17 estados e no Distrito Federal. Uma dessas áreas, com 135 mil hectares, está dentro do Pantanal.
 

GASTRONOMIA
 André Barros, de Goiás, e os sul-mato-grossenses Paulo Machado, Daniel Barbosa, Marcílio Galeano, Adriano Torres, André Nardo, Bernardo Fernandes, Lucas Melo, Renata Andrade, Ricardo Mereb e Tomás Saldanha compõem o estiloso time de especialistas que protagonizarão o II Jantar dos Chefs, hoje, 19, às 20h30, no Golden Class, numa iniciativa da Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC). Todo o cachê dos chefs foi doado à AACC, para manutenção da sua Casa de Apoio.


MARCO HISTÓRICO
Sob o comando do tenente-coronel Alexandre Costa, e na presença de ilustres convidados, o 9º Batalhão de Engenharia e Combate do Exército inaugurou o último marco simbólico do itinerário percorrido no episódio que ficou conhecido como Retirada da Laguna, durante a Guerra Brasil x Paraguai (1.865 - 1870). Fica na divisa de Anastácio e Nioaque. Um dos anastacianos que prestigiaram o evento foi o poeta, jornalista e escritor JP Frazão
 

LAÇOS
Orgulhoso, e com toda razão, o pecuarista e empreendedor do ramo imobiliário, Luiz Carlos Ferreira Gomes, faz questão de pontuar laços afetivos entre sua família e a professora, escritora e líder política Oliva Enciso. Ela nasceu em Corumbá, na Fazenda Taquaral, de Henrique Rabelo, bisavô de Ferreira Gomes. O pai de Oliva era o administrador da propriedade e só após sua morte a família mudou-se para Campo Grande..
 

DESERTIFICAÇÃO
Ângelo Rabelo, ex-comandante da PMA (Polícia Militar Ambiental), dirige uma ONG em Corumbá. Com sua esposa, a ex-vice-prefeita e diretora-executiva do Instituto Moinho Cultural, Márcia Rolón, dedica-se a acompanhar os impactos causados, principalmente pelo homem, no bioma pantaneiro. Em suas incursões, flagra imagens desoladoras. Uma delas, publicada esta semana, mostra o que resta de um trecho do outrora caudaloso Rio Taquari, na região de Lourdes, assoreado e desfigurado por bancos de areia. “Uma imagem de tristeza, alerta e esperança. Tristeza, pelas perdas de história, de gente... pelas omissões. Alerta, pelo risco de um futuro similar em outros rios. E Esperança, de que sejamos mais competentes nas nossas causas e na capacidade de diálogo”.
 

DEU CHABU!
 
A coluna havia cantado a pedra antes de terminar a votação e de contarem os votos. E agora se confirma: por recomendação do Ministério Público, o Conselho Tutelar de Campo Grande suspendeu os resultados das eleições para o colegiado. Não foram poucas as irregularidades e violações. Foram várias, desde a confusão com a mudança de urnas eletrônicas para o voto nominal, passando pela decisão equivocada da Justiça de dar validade a quem não passou em uma das provas de aptidão e chegando a crimes eleitorais, como a boca de urna e o transporte ilegal e abusivo de eleitores.

 

MÉRITOS
Na sessão especial da Câmara de Vereadores, na última terça-feira, convocada para homenagear os profissionais da Fisioterapia, a primeira fila dos mais calorosos aplausos era ocupada pelo queridíssimo médico, esportista e comentarista José Luiz Mikimba. A causa, imperativa e inadiável: prestigiar com seu carinho especial a esposa, Fátima Caseiro, uma das homenageadas. Ela, por sinal, muito festejada. Afinal, é conhecida por sua entrega ao serviço na ala dos queimados da Santa Casa, há 21 anos.
 

DENTRO DE CASA
 Um dogo argentino de seis anos de idade e cerca de 42 kg, criado e cuidado desde filhote, com todo carinho e as adequadas atenções, atacou e quase causou o pior em seu dono, o professor, escritor e pesquisador Valmir Batista Corrêa. Com ferimentos muito sérios, Corrêa teve que submeter-se a procedimentos médico-hospitalares e está em recuperação há quase dois meses. O cão – um belíssimo exemplar desta raça, confundida com o pit bull – teve que ser sacrificado. Detalhe: o professor foi milagrosamente salvo por uma jovem cadelinha da mesma raça do dogo.

 

MÍRIAM DUAILIBI
A linda Casa/Museu Azul Frida Kahlo é um dos lugares mais emblemáticos destas Américas. Fica em Coyoacán, na Cidade do México, e tornou-se famosa por ter sido o local escolhido pela pintora mexicana e seu esposo, Diego Rivera, para que experimentassem todas as possibilidades de seu amor. Não por acaso, uma das ilustres visitantes sul-mato-grossenses, que foram lá esta semana, Míriam Duailibi, derreteu-se de emoção com a magia que sentiu naquele ambiente.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Dia após dia, os erros do passado perdem força e os desejos do futuro ganham corpo”.
 

NA LEMBRANÇA
Se estivesse vivo, Vinícius de Morais completaria, hoje, 106 anos. Carioca da Gávea, ele era diplomata de formação, mas poeta e compositor de bossa nova por vocação. O autor de Soneto da Felicidade, Tarde em Itapoã e Garota de Ipanema, era um apaixonado pelo amor. Afinal, casou-se sete vezes, vivendo amores intensos. Mas era louco mesmo pelos amigos, como pode ser visto nesta frase: "Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos". Vinícius morreu em 9 de julho de 1980, no Rio de Janeiro.

 

Divulgação

 

ENCONTRO DE MESTRES
O desembargador do TJ-MS, nosso decano do judiciário, Claudionor Duarte, com um dos maiores juristas vivos do País, professor Celso Antônio Bandeira de Mello, de quem foi aluno e também assistente na PUC-SP, na matéria de Direito Administrativo, nos idos de 1972 a 1974. A alegria do reencontro do discípulo com o eterno mestre, numa amizade de meio século com belas histórias. Celso Antônio não foi ministro do STF, porque declinou do convite que lhe fez o Presidente Itamar Franco, sugerindo, então, o nome do hoje ministro aposentado, Aires Brito.

Fotos: Gabriel Santos

Os médicos, Heda Medeiros e José Roberto Almeida, carinhosamente chamado de Paquera

 

Gente da gente. Geise Silva e a empresária Regina Caneppelle

 

O consultor médico Luciano Oliveira, Nayara Berg e Carolina Rainche

 

O empresário Cacildo Lopes e a esposa, Márcia Lopes

 

O empresário Eder Capilletto e a esposa, Tereza

 

Camila Costa e o marido, empresário Marcelo Costa