fernandosoares_16-10-2019

Edições anteriores

15º FESTIVAL AMÉRICA DO SUL PANTANAL

 

 

Fotos: Gabriel Santos

Ontem, o governador Reinaldo Azambuja e a presidente da Fundação de Turismo, Mara Caseiro, lançaram o 15º Festival América do Sul Pantanal, que acontecerá de 14 a 17 de novembro, na cidade de Corumbá. Serão mais de 50 atrações artísticas gratuitas do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Peru.

 

Os shows, com Zezé Di Camargo e Luciano, Diogo Nogueira e Paralamas do Sucesso vão estar juntos ao artesanato, dança, artes visuais, gastronomia, literatura, cinema e celebrando a latinidade em Mato Grosso do Sul de influências culturais que transcendem os limites imaginários de nossas fronteiras. Esse festival nasceu para integrar e debater toda essa efervescência que vem das artes, das manifestações populares e da ascendência ameríndia.

 

Tornou-se um grande evento internacional e sem fronteiras, de união de povos, de sentimentos mútuos, de aprofundamento das questões geopolíticas. No epicentro desse continente de tantos contrastes políticos, econômicos e sociais, a histórica cidade de Corumbá, fundada em 1778, emergiu do Rio Paraguai como polo catalisador dos costumes e tradições que nos tornaram um estado miscigenado e rico em diversidade cultural, onde predomina o castelhano, para produzir o universo do linguajar de povos de diferentes etnias, seja de brancos, mestiços ou índios.

 

O secretário de Governo de Corumbá, Castro Augusto da Costa Marques, e o presidente do TJ-MS, Paschoal Carmello Leandro

 

Os deputados estaduais, Neno Razuk e Evander Vendramini

 

O jornalista e diretor-presidente da TVE, Bosco Martins, e o gestor de Políticas Públicas, Cláudio Serra

 

O presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes, e o diretor-presidente da Funtrab, Enelvo Felini

 

O cantor e compositor Zezé Di Camargo, a presidente da Fundação de Cultura, Mara Caseiro, e o governador Reinaldo Azambuja

 

Em síntese: É o cruzamento de raças, que vem desde a nossa colonização, e se propõe a recuperar a importância histórica de Corumbá, que no passado exerceu papel importante do desenvolvimento comercial e cultural na Bacia do Prata. E nessa 15ª Edição, o Festival América do Sul Pantanal se recria, com formato novo, buscando envolver mais a comunidade da cidade-sede, seus ribeirinhos e todo um povo que ama arte, cultura, turismo e história, para você mergulhar de cabeça. Nas fotos, um pouco do que foi o lançamento, ontem, no Yotedy.

 

Os secretários de Governo, de Articulação de Políticas, Sérgio de Paula, e de Gestão Estratégica , o competente Eduardo Riedel

 

O deputado estadual Felipe Orro e o secretário de Gabinete do Governo de MS, Carlos Alberto Assis

 

Os respeitados comandantes-gerais, da Polícia Militar, cel. Waldir Acosta, e do Corpo de Bombeiros, cel. Joílson Amaral

 

A secretária de Educação de MS, Cecília Mota, e o secretário Adjunto, Édio Rezende

 

 

 

IDADE DA LOBA
Voluptuosa liderança política do interior anda exagerando na caça ao sexo oposto. Faz o que o ex-marido fazia quando o casório ainda se mantinha de pé. Agora, é água morro abaixo e fogo morro acima. Ninguém segura!
 

À DERIVA?
O Titanic começa a ficar com jeito de caiaque no mar revolto. Ao menos é o que sugerem as dúvidas reinantes em Brasília sobre o tamanho do prestígio que o ministro e ex-juiz Sérgio Moro mantém junto a Jair Bolsonaro. Os cortes no pacote anticrime e as revelações do The Intercept Brazil puseram gostinho azedo na relação, apesar dos afagos. E para completar, o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um recurso do advogado de Moro contra o The Intercept Brasil. A tentativa era bloquear o site e as notícias, com busca e apreensão do material divulgado.
 

VAMOS?
No sábado, às 20 horas, tem o jantar dos chefs, no Golden Class, em prol da AACC, entidade que atende mais de 600 crianças com câncer, em Campo Grande. Jantar reservado para 400 pessoas, o convite custa R$ 200,00, com tudo incluso, e pode ser adquirido com o titular da coluna, pelo número 992021780


CUÍCAS NERVOSAS
O carnaval carioca 2020, promete! Das 13 escolas de samba que desfilam pelo Grupo Especial, oito terão enredos com protestos explícitos e indiretos contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) e o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos).
 

NA ESTRADA
 O intérprete, compositor e músico Aurélio Miranda confirmou em rede social que pretende enveredar-se na política e lançar sua candidatura a vereador, em 2020. Conta com o respaldo do PSD, do prefeito Marquinhos Trad. Autor de “Estrada de Chão”, uma das mais belas canções sertanejas (melodia e letra) já produzidas no Brasil, Miranda põe fé na adesão dos fãs e dos “sócios”, como costuma chamar os amigos.

 

ISCA PODRE
 Um turista pescador sem noção saiu lá de Curitiba veio ao Rio Miranda e, sabendo ou não o que fazia, capturou no anzol um dourado e o abateu. Mas foi flagrado pela fiscalização, vai responder por crime ambiental e, ainda, pagou multa de R$ 2.877,00. O dourado, que é um dos peixes esportivos mais procurados, tem sua captura proibida pela Lei Estadual nº 5.321. E muita gente boa anda saindo nos finais de semana para pescar a espécie.

 

FAMILIAGENS
João Bosco de Medeiros, com a poderosa vibração do seu programa de rádio líder de audiência, foi fundamental no alegre e emocionante agito promovido no fim de semana na Chácara Pedacinho do Céu. Era a confraternização das famílias Medeiros e Diniz, organizada por sua prima, Ana Maria.
 

FAMILIAGENS II
Nos dias 15 e 16 de novembro próximo, a Família Mattos realizará, em Ponta Porã, seu 31º Encontro Internacional. Já é um dos eventos mais destacados do gênero, em Mato Grosso do Sul. A programação prevê várias atividades, entre elas a revitalização do busto do patriarca Ponciano de Mattos, na Avenida Brasil, jantar e baile no CTG, além de outras homenagens e apresentações culturais. Jericó Vieira de Mattos, o benquisto diretor-financeiro da Assembleia Legislativa, tem a batuta da festa.


PENSAMENTO DO DIA
“Aqueles que falam de você na sua ausência, é porque respeitam a sua presença”.
 

NA LEMBRANÇA
No dia 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro, nascia Francisca Edwiges Neves Gonzaga, a pianista, cantora popular e a primeira grande compositora brasileira, Chiquinha Gonzaga. Maestrina e pioneira do feminismo, ela, como as mulheres de sua época, casou-se aos 16 anos com Jacinto do Amaral, com quem teve dois filhos. Intransigente, o marido não admitia que ela tocasse e chegou a impor a questão: ou ele ou a música! Chiquinha escolheu certo: "Pois, senhor meu marido, eu não entendo a vida sem harmonia". Separou-se, casou de novo, teve mais um filho e morreu em 28 de fevereiro de 1935, no Rio de Janeiro, com uma vida repleta de sucesso, como o imortal choro Odeon.