fernandosoares_11-10-2019

Edições anteriores

MAIS FLASHES DO ANIVERSÁRIO DO JOÃO DEONI

 

 

Fotos: Gabriel Santos

Em família: Mayla Louriè, o pai, João Deoni Silva, a irmã, Karen, e a mãe, Geise Silva

 

A marchand Mara e o marido, advogado, Paulo Dolzan

 

A arquiteta Amanda e o marido, engenheiro civil, Pedro Pessoa

 

O médico cardiologista Eduardo Elias e Patrícia Manvailler

 

O delegado de Polícia Civil e professor da UFMS, Fernando Nogueira, e a esposa, advogada, Viviane Nogueira

 

A nutricionista Aryane Dutra e a empresária Camila Costa

 

A dupla que encantou a todos com suas belas melodias, Batô & Kleber

 

O pecuarista Beco Barbosa e a esposa, consultora empresarial Glacita Barbosa

 

O pecuarista Marco Antônio Ricartes e o consultor de investimento Fabiano Matos

 

Vitória Pascoalotto, Marcos Fernandes e Valéria Brito

 

 

 

AVISO
Por conta do feriado de hoje, da Divisão do Estado, a coluna não circulará amanhã. Retornaremos normalmente no domingo.
 

CANETADAS
Não teve jeito para o prefeito Itamar Bilibio (MDB), de Laguna Carapã. Por unanimidade, o Tribunal de Justiça rejeitou o recurso com o qual tentava derrubar a sentença que o condenou a afastar-se do cargo e perder os direitos políticos. Como havia grau de recurso, não precisou sair até o julgamento do apelo e do mérito. Ele foi denunciado por improbidade administrativa pelo Ministério Público Estadual, ao contratar servidores sem concurso público e procedimentos irregulares no uso de cargos em comissão.
 

INDIGNAÇÃO
Na segunda-feira, 07, o ex-jogador Neto tomou atitude inusitada quando apresentava o “Donos da Bola”, programa esportivo do qual é o âncora na TV Bandeirantes. Disse estar indignado com as cenas e a situação das crianças e adolescentes nas ruas do País, citando imagens que assistia todos os dias em São Paulo. “Vejo as crianças sem condições, aí eu vejo um monte de gente tendo um monte de condições. A minha indignação é no farol, é com as pessoas que não têm uma chance na vida, coisa que eu tive e que muita gente não tem”. Dito isso, foi embora ainda no início do programa e não retornou, dizendo que fez isso para chamar a atenção ao problema.... O ex-goleiro Velloso o substituiu.
 

HISTÓRIA
 Há 42 anos, nascia nosso Estado. Sua história começou no dia 11 de outubro de 1977, com o ato assinado pelo presidente Ernesto Geisel, na Lei Complementar 31. Com a nova legislação, Mato Grosso perdia 28% de seu território, de 1,2 milhão de quilômetros quadrados. Nascia, então, o nosso Estado de Mato Grosso do Sul. Parabéns a todos nós que moramos aqui.


LONGEVIDADE
Com os mimos e carinhos do neto Marcos Augusto, assessor do prefeito de Três Lagoas, Ângelo Guerreiro, a simpática e bem-humorada Minervina Rodrigues dos Santos completou 100 anos, na última terça-feira, 9. Lúcida, ativa, lembra-se e conta histórias do que viveu desde quando saiu da Bahia e foi para Alto Garças, no vizinho Mato Grosso, ainda muito jovem. Um século não é pra qualquer um.
 

VAI DA VALSA
 Ao contestar a medida do Ministério da Educação, que atropelou a lista tríplice eleita na disputa pela reitoria da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e nomeou uma interventora, a deputada federal Rose Modesto (PSDB) ganhou o aplauso e o respeito da comunidade acadêmica que se mobilizou contra a intervenção. A presidência da República não aceitou o resultado da eleição e em vez de nomear a mais votada, Etienne Biasotto, designou a pedagoga Mirlene Ferreira Damásio para a reitoria em caráter temporário.... Agora, a Justiça Federal determina que a lista tríplice e o resultado da eleição sejam mantidos.

 

ARTE AFIADA
 Membro de tradicional família pantaneira – seus pais eram comerciantes e pecuaristas em Corumbá - Roberto Rondon Kassar é consultor agropecuário, mas vem fazendo sucesso com outra atividade profissional que adotou e é uma de suas maiores paixões: a cutelaria. É um exímio e criativo fabricante de facas artesanais em Campo Grande. As peças são verdadeiras obras de arte.

 

HONRARIA
Palmas para Marlei Sigrist, novamente: em toda roupa que usar terá um caríssimo e dos mais significativos adornos balançando: é a Medalha de Folclorista Emérita, outorgada pela Comissão Nacional do Folclore. Maria Ivonete Simocelli e Cristiane Luca de Lima, da comissão regional da entidade, fizeram a entrega da medalha e do certificado.
 

CATOLICISMO
 O bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Edmílson Tadeu Canavarros dos Santos, é um corumbaense que vai completar 52 anos em dezembro e goza de grande prestígio na Igreja Católica. Seu trabalho na capital e na região amazonense motiva manifestações admiradas de diversas lideranças religiosas e sociais. O Papa Francisco, que já o recebeu no Vaticano, foi quem o nomeou para o apostolado no Amazonas. Membro da Congregação Salesiana, estudou em Campo Grande, recebeu a ordenação presbiterial em 1996 e a episcopal em 2016. Atuou também nas obras salesianas em Corumbá.

 

ESTANTES
O Sesc Cultura engalanou-se na noite de terça-feira, para receber os ilustres fãs e amigos de Samuel Medeiros. O renomado escritor lançou mais uma obra que não pode faltar nas melhores bibliotecas e nos acervos históricos: “Senhorinha Barbosa Lopes - Uma História da Resistência Feminina na Guerra do Paraguai”.
 

URNAS ALÉM-MAR
Apesar dos seus desgastes, a vitória da esquerda em Portugal deu mais um plus no contraponto ao assanhamento da direita na Europa. A historiadora e ativista Joacine Katar Moreira, do Livre, eleita para a Assembleia da República, ficou entre os nomes mais cotados para primeira-ministra. É a primeira negra a ser cabeça de lista nas eleições de Portugal. Joacine proclamou, logo que os resultados foram confirmados: “O Livre está sedento de contribuir para um País com mais justiça social, democrático e igualitário, feminista radical e antirracista. Chegou o desconforto ao parlamento”!
 

PENSAMENTO DO DIA
“Não importa o tempo que levamos para cativar o coração de alguém. O importante é marcar nosso lugar para que, mesmo ausentes, nos façamos presentes”.
 

NA LEMBRANÇA
Há 23 anos, em seu apartamento no Rio de Janeiro, morria o poeta maior de Brasília, Renato Russo. Nascido Renato Manfredini Júnior, no dia 27 de março de 1960, no Rio de Janeiro, ele fundou a Legião Urbana, banda que mudaria os rumos do rock brasiliense e brasileiro, nos anos 80 e 90. Com suas letras ácidas e românticas, poéticas e revolucionárias, inovadoras e clássicas, Renato Russo sintetizou o incômodo de uma geração em frases como esta: "Não há mentiras nem verdades aqui. Só há música urbana!".