fernandosoares_09-10-2019

Edições anteriores

TARDE PORTUGUESA

 

 

Fotos: Gabriel Santos

No domingo, a diretoria do Clube Estoril realizou sua 16ª Sardinhada Portuguesa, com a presença de 1.200 pessoas. Tudo perfeito com um dos pratos mais tradicionais da comida lusitana. Famílias inteiras compareceram ao evento, que teve meia tonelada de sardinhas assadas na brasa, acompanhadas de batatas e outras iguarias.

Um dos azeites servidos no almoço era o Arribas Douro Extra Virgem, dos mais vendidos da importadora Rota do Azeite, trazido pelo empresário Victor Diniz, diretamente de Portugal. Uma festa que, a cada ano só cresce, afinal de contas, tradição é tradição e nunca sai de moda. Confira alguns flashes...

 

O deputado estadual Herculano Borges e a esposa, Adriana

 

Cibele e o juiz de Direito, Aluízio Pereira dos Santos

 

A eterna conselheira, aposentada, do TCE-MS, escritora Marisa Serrano, e o irmão, Eduardo Serrano

 

Maria Joana, o marido, engenheiro Maurício Arruda, e a filha, Ana Laura

 

O médico Artênio Richter e a esposa, Eliane Alves Richter

 

Nenê Rabelo, Josefina Mendes e Marilena Zulim

 

O titular da coluna, a presidente do Clube Estoril, Fátima Corado, e diretor Financeiro do Clube Estoril, Victor Figueira

 

O cônsul honorário de Portugal, em MS, Fernando Gonçalves, e a esposa, Maria Licínia

 

Ercília Rigolon de Oliveira e o marido, empresário, Ivan Garcia de Oliveira

 

A advogada Ana Paula Colucci e o médico João Freire

 

O querido casal, Pedro Cantarin e a esposa, Ângela Lúcia

 

A jornalista Vânia Alves e a sobrinha, Richelle Richter

 

Quatro enormes ilhas foram montadas para servir as tradicionais sardinhas portuguesas

 

 

 

ABRINDO A PORTEIRA
Com a vitória de Edson Moraes nas eleições suplementares de domingo, Miranda se tornou o primeiro município de Mato Grosso do Sul a ter um prefeito eleito pelo Patriotas. Moraes, que teve quase 63% dos sufrágios nas urnas, também é o primeiro a vencer uma eleição mirandense, com diferença superior a quatro mil votos. Ele é vereador e já exercia interinamente o cargo, desde que a prefeita Marlene Bossay (MDB) e seu vice, Adaílton Rojo (PTB), foram cassados por compra de votos.
 

DIA DA CRIANÇA
Qual criança não gosta de circo? Se resgatar na memória afetiva, temos o palhaço, o equilibrista, o contorcionista, mágicos e globo da morte. O circo faz parte da história das crianças e, pensando nelas, o Shopping Campo Grande trouxe o Circo dos Sonhos, do ator Marcos Frotas, instalado ao lado do estacionamento do Carrefour, com um espetáculo que mescla o tradicional e o moderno, com mais de 30 artistas brasileiros e estrangeiros. Imperdível!

 

CHAMAMÉ
 Na Praça do Rádio Clube, desde o dia nove, com encerramento no dia 13, o III Festival Cultural do Chamamé é ótima opção de lazer e desfrute cultural para todas as gerações. Atrações de alto nível e o embalo irresistível desta joia do cancioneiro latino compõem a elogiável iniciativa do Instituto Cultural Chamamé, com apoio da Prefeitura Municipal e do Governo Estadual, por meio da Fundação de Cultura e da Rádio e TV Educativa.
 

NO ALTAR
 No próximo domingo, 13, no Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, o Vaticano realizará cerimônia especialíssima para o Brasil, quando o papa Francisco canonizará a Irmã Dulce dos Pobres. Será a 37ª santificação de brasileiros ou de religiosos que viveram no País. Esta e outras quatro previstas para domingo farão com que o atual pontificado atinja a marca de 892 canonizações. Irmã Dulce dos Pobres é como ficou conhecida a baiana Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, que morreu aos 77 anos de idade, em 1992.

 

PRÓS E CONTRAS
A coluna elogia e critica, conforme o cenário analisado. E não pode ignorar que o excelente desempenho do Tribunal Regional Eleitoral, reconhecido há poucos dias com maiúscula premiação nacional de eficiência, ficou arranhado no domingo que passou. Não foi das mais felizes a realização das eleições para o Conselho Tutelar de Campo Grande, quanto ao planejamento e à execução, ao deixar de ceder as urnas eletrônicas.
 

PRÓS E CONTRAS II
O TRE e o CMDCA (Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente) falharam, inclusive na troca do sistema de votação (urnas eletrônicas por sacos de lona e voto nominal), na impressão de cédulas em quantidade insuficiente e na adoção de uma única urna em seções que registraram imensas filas de votantes. O baixo número de eleitores (cerca de sete mil) na eleição anterior, levou a organização a presumir que semelhante taxa de comparecimento se repetiria. Errou feio – a cidade tem mais de 500 mil eleitores e é em torno desse total, no mínimo, que o processo deste ano deveria ser concebido.

 

PENSAMENTO DO DIA
“Quando duas pessoas realmente se gostam, elas sempre darão um jeito de dar certo. Não importa o quão difícil seja”.
 

NA LEMBRANÇA
No dia 9 de outubro de 1893 nascia, em São Paulo, o escritor Mário de Andrade. Ensaísta, poeta e romancista, divulgador do folclore e da literatura brasileira, ele foi o líder da Semana de Arte Moderna de 1922 e do movimento modernista como um todo. Morreu aos 51 anos, na mesma casa onde nasceu, deixando uma frase marcante: "É melancólico chegar assim, no crepúsculo, sem contar com a solidariedade de si mesmo. Eu não posso estar satisfeito de mim, com o meu passado que não é mais meu companheiro. Eu desconfio do meu passado".