fernandosoares_05-10-2019

Edições anteriores

TARDE ESPECIAL CASA COR

   

Fotos: Gabriel Santos

As empresárias, Tatiana Ratier, Luciane Mamoré e Dilma Bernardes, franqueadas da CASA COR MS, trouxeram o arquiteto e apresentador de TV do Decora, no canal GNT, Maurício Arruda, para uma palestra sobre inovação e sustentabilidade, no Palácio Popular da Cultura. Auditório loootado, de profissionais da área, foi anunciada a próxima edição da Casa Cor, em Campo Grande. Com 27 ambientes em 2.200 metros quadrados, a casa Cor será no primeiro semestre do ano que vem, 2020, numa residência no Jardim dos Estado, na Rua Goiás, 953, trazendo grandes nomes da arquitetura, à frente de espaços que prometem inspirar e fazer história. Luís Pedro Scalise, Alessandra Gibran e Miralba Moraes estão entre os mais de 50 profissionais que vão participar dessa nova edição. Nas fotos, um pouco das profissionais que prestigiaram a palestra de Maurício Arruda.

 

Os amigos, arquitetos, Enrique Moreira e Vivian Breier

 

O empresário Nasser Ibrahim, a designer de interiores, Daiana Capucci, e a empresária Jussara Ferzelli

 

A arquiteta Desirée Mendonça e a designer de interiores, Andréa Daros

 

A franqueada da Casa Cor, Tatiana Ratier, o apresentador do GNT, Mauricio Arruda e as suas sócias, Luciane Mamoré e Dilma Bernardes

 

Os namorados, arquitetos, Carol Oliani e Luan Delmondes

 

A vice-presidente do Club Design, de MS, Maria Helena Bonotto, e o empresário e presidente do Club Design, Adilson Puertes

 

O empresário Levi e a esposa, Isa Ratier

 

 

 

AGENDA
Hoje, na Fazenda Paraíso, nas proximidades de Campo Grande, tem o aniversário do empresário e pecuarista João Deone, preparado com todo carinho pela esposa, Geisa, para amigos e familiares. Amanhã, ao meio-dia, tem a 16ª Sardinhada Portuguesa, no Clube Estoril.
 

TIME DA MENTIRA
Surpreende a quantidade de gente - que se diz ou é considerada esclarecida – surfando na onda das fake news. Já inventaram o que quiseram sobre a adolescente sueca Greta Thunberg e a atriz Fernanda Montenegro. Um dos alvos, agora, é o deputado federal José Guimarães (PT/CE), exibido por seus detratores nas redes sociais como um político apanhado com dinheiro nas cuecas. É mentira. Isso nunca aconteceu. Foi um assessor dele, flagrado em 2005, no aeroporto de Congonhas, com US$ 100 mil ocultos na roupa de baixo. Porém, as investigações nada encontraram que vinculasse aquele dinheiro com o deputado. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) inocentou Guimarães.
 

FOLCLORE
Alfreu Silva, o Cascão, e Luiz Gonzaga Prata Braga, são dois protagonistas de algumas das páginas mais irreverentes da política estadual. Cascão, apelido que ganhou por não gostar de tomar banho, foi vereador em Anastácio e prefeito de Dois Irmãos do Buriti, em dois mandatos. Hoje, aos 86 anos, em absoluta pobreza, vivendo no distrito de Palmeiras, mora e depende de favores. Mas o bom-humor continua ativo.
 

FOLCLORE II
Maracaju é o território que projetou o nordestino Prata Braga para a política. Era extremamente despachado, chegava a ser inconveniente. Mas não abria mão de ser o que era. Dispensava paletó e figurinos sociais e demolia as etiquetas com o hábito de ir às audiências, solenidades e despachos com a camisa desabotoada e exibindo a generosa barriga. Mas tinha visão futurista. Foi o “louco” Prata Braga quem construiu o Estádio “Loucão”, quando a cidade tinha 10 mil habitantes, e o ginásio de esportes “Louquinho”.

 

CIÊNCIA RESISTENTE
A “Folha de São Paulo” fez interessante matéria sobre a coragem dos cientistas brasileiros que ousam desenvolver suas atividades no Brasil, em vez de optar por países mais ricos. É o caso de Daniel Takahashi. Com pós-doutorado na Princeton University (EUA) e reconhecimento internacional, não permaneceu nas terras do Tio Sam e decidiu encarar a realidade brasileira. Hoje, está no Instituto do Cérebro, em Natal, unidade especializada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), dando aulas para estudantes da graduação e de pós. Ele é casado com a jornalista e professora campo-grandense Daiane Tamanaha, que se formou aqui no Estado e escalou degraus de graduação, em Princeton.

 

ENXAMES
Com o forte calor, o desmatamento e as queimadas, as abelhas ficam irritadiças e perigosas. Sem o habitat natural, migram em busca de vegetação nas áreas urbanas. Isso explica os vários acidentes que vêm ocorrendo em Campo Grande.
 

ENXAMES II
Na quarta-feira passada, quatro pessoas foram atacadas em uma das ruas onde está o Asilo Dom Bosco, no Bairro Tiradentes. Uma delas, com o corpo todo picado, teve que ser atendida e ficar em observação na unidade de saúde do Tiradentes. Mas é preciso atentar para o seguinte: quem avistar uma colmeia na cidade, chame o Corpo de Bombeiros. E, se for possível, evite destruir a colmeia, pois as abelhas fazem a polinização das plantas, garantem a produção de alimentos na agricultura. Sem elas, a vida humana será extinta.

 

FESTA INFANTO-JUVENIL
Animadíssima e contagiante a realização do Natal Cultural, que mobilizou as crianças, adolescentes e seus familiares de Aquidauana e Anastácio. Os idealizadores, o deputado Felipe Orro (PSDB) e sua esposa, a médica Viviane Orro, curtiram o evento com incrível energia, e entregaram os prêmios e brindes aos participantes dos concursos de poesias e desenhos. E lançaram a oitava edição, que será no dia 22 de dezembro.
 

CANETA
O deputado federal, Beto Pereira foi condenado pelo Tribunal de Contas a devolver R$ 400 mil ao tesouro municipal, na época em que foi prefeito daquela cidade, por irregularidades na terceirização da folha de pagamento dos servidores. A decisão tomada pelo relator Ronaldo Chadid foi acompanhada pelos conselheiros daquela corte da 2ª Câmara do TCE. Beto Pereira vai recorrer da decisão.
 

PROJEÇÃO
Em 2020, as publicações oficiais do Programa Nacional do Livro Didático vão trazer em seu conteúdo uma obra genuinamente sul-mato-grossense. É um poema escrito pela historiadora e poeta aquidauanense Raquel Anderson, sobre o ensino nas fazendas pantaneiras.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Maturidade é saber falar "eu errei". Ter coragem para dizer "me perdoe". Conseguir assumir "eu sinto a sua falta". É crescer como pessoa!”.
 

NA LEMBRANÇA
O ator Tarcísio Meira completa, hoje, 84 anos. Nascido em São Paulo, com o nome de Tarcísio Magalhães Sobrinho, ele começou como ator de radionovelas, mas se destacou mesmo nas telenovelas da Rede Globo. Hoje, depois de brilhar como galã por mais de três décadas, encara a velhice com otimismo. "Achava o meu pai, velho. Hoje, vejo que quem tem mais de 60 anos ainda tem muito pela frente".