fernandosoares_03-10-2019

Edições anteriores

POR UMA CAUSA NOBRE

   

Fotos: Gabriel Santos

Campo Grande vai receber, no próximo dia 19 de outubro, 12 renomados chefes para um jantar no Golden Class, em prol da AACC. Na segunda-feira, o chef Marcílio Galeano, que iniciou sua carreira na Inglaterra e Itália, fez no Clube Gourmet do Shopping Campo Grande um baião pantaneiro, à base de arroz cremoso, com feijão verde, carne de sol, linguiça de Maracaju, carne de jacaré, picanha suína e frango servido com farofinha de cumbaru com pequi, que estavam dos deuses. Tudo, para sensibilizar as pessoas da importância de ajudar a entidade que atende quase 600 crianças com uma das piores doenças do mundo. O convite custa R$ 200,00, com tudo incluso, e, pode ser adquirido com o titular da coluna. O Masterchef em 2018 de Goiânia, André Barros, o paraibano Cumpadre João, Adriano Torres, André Nardo, com formação pelo Le Cordon Bleu, em Londres, o mineiro, mas radicado em MS, Bernardo Fernandes, Daniel Barbosa, Lucas Melo, Paulo Machado, Ricardo Mereb, Tomás Saldanha, Renata Andrade e o idealizador da ideia de reunir seus colegas para essa grande noite, em prol da AACC, Marcílio Galeano. Além dos chefs, o jantar terá atrações musicais especiais, como a JS Orchestra, a DJ Nathalia Albuquerque e o musicista Guilherme Vieira.

 

O dentista Jorge Selem e a vice-presidente da AACC, Terezinha Selem

 

Os chefs, Tomás Saldanha e André Nardo

 

A querida presidente da AACC, Mírian Comparin Correa, e o superintendente do Shopping Campo Grande, Rodolfo Alves

 

O chef Marcílio Galeano, que teve a brilhante ideia de reunir os colegas de várias parte do Pais e ajudar a AACC

 

Olhar pelo outro é muito importante e quem participa de um evento dessa dimensão, na certa estará lavando a alma. Por isso, quero todos vocês, amigos e amigas leitores da coluna, nessa grande noite. Confira alguns flashes...

 

A blogueira Carmen Juliana, a jornalista Raquel de Souza e a empresária Lívia Tosta

 

Roberta Ávalo e o empresário André Duarte

 

O protético Roid Oliveira e a namorada, chef Renata Andrade

 

 

 

ABUSOS
Os “gatos” não são apenas os agenciadores de mão de obra barata, recrutada para trabalhar em condições de semi-escravidão, sobretudo em canaviais, usinas, fazendas e obras no campo e na cidade. Existem os travestidos de “empresários”, ou agenciadores do futebol, arrebanhando crianças e adolescentes de comunidades pobres, com promessas miraculosas de carreiras milionárias. Talentos infanto-juvenis estão sendo trazidos para Campo Grande e mantidos em condições precárias de sobrevivência, enquanto aguardam um estrelato, que talvez nunca aconteça. Conselhos Tutelares e autoridades, mexam-se!
 

ABUSO II
No próximo domingo, será realizada a eleição para preenchimento de 25 vagas do Conselho Tutelar de Campo Grande, que será responsável pelas medidas pertinentes à defesa de direitos das crianças e adolescentes. Embora as regras exijam campanhas rígidas, sem qualquer tipo de abuso na propaganda e na abordagem dos eleitores, muitas candidaturas estão chutando a lei, especialmente as que têm políticos como apoiadores. Tem gente desembolsando muito mais do que receberá de salário. A rigor, poucas são as candidaturas verdadeiramente comprometidas com o papel a ser exercido no Conselho. Por incrível que pareça, até compra de voto e oferta de empregos estão servindo como argumentos de campanha par a alguns pretendentes.
 

SENTIDO!
Era previsível: Mato Grosso do Sul está entre os 15 estados que aderiram ao modelo de escolas cívico-militares a ser implantado pelo Ministério da Educação. Só um estado nordestino, o Ceará, entrou nessa. No Sudeste, Rio de Janeiro e São Paulo surpreenderam e também ficaram fora. Até 2023, o MEC espera completar 216 escolas de gestão compartilhada entre civis e militares.
 

SECURA
Quem quiser sentir ou medir fora do Estado a dimensão do calor no Centro-Oeste, experimente ir a Cáceres, no vizinho Mato Grosso. O impacto da estiagem é tamanho, que a falta de chuvas fez a profundidade do Rio Paraguai baixar até 85 centímetros, permitindo que os banhistas atravessem andando, de um lado a outro. É a segunda maior seca dos últimos 43 anos.
 

MADE IN MS
Monique Klein Rocha, Creuza Vergílio, Rosenir Batista, Ana Vitorino da Silva Leodério e Cláudia Cristina Benites Veiga Castelão são os artistas selecionados pela Fundação de Cultura, para representar Mato Grosso do Sul no 13° Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, de nove a 13 deste mês, em São Paulo.
 

BATISMO
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB), acata a sugestão do governador tucano Reinaldo Azambuja e põe em prática a iniciativa de dar, à MS-223, o nome de Rubinho Catenacci. A sugestão foi feita na semana passada, no 71º aniversário de Figueirão, município onde Rubinho Catenacci fez fama nacional e internacional, como criador do bezerro de qualidade e das experiências com a atividade produtiva compartilhada entre agricultura e pecuária. Morreu aos 74 anos, no dia 23 de abril, deste ano.

 

NA PONTA
 O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador João Maria Lós, e o diretor-geral Hardy Waldschimidt, seguem colhendo os louros do sucesso obtido com o terceiro lugar da instituição, no Prêmio Transparência do Poder Judiciário. Concorreram os tribunais de todos os estados brasileiros. O de Mato Grosso do Sul emplacou 95,08% dos itens exigidos, empatando com os tribunais do Amazonas e Rio Grande do Sul. Em primeiro e segundo do ranking nacional, ficaram os TREs do Rio Grande do Norte e Alagoas.

 

ELOGIOS E ELOGIOS
“Pequena no tamanho, gigante na capacidade”. A frase, apesar da boa intenção, é de duvidoso gosto e equivocada eficácia. Foi escrita e postada em rede social por um experiente profissional do rádio, para destacar o protagonismo vitorioso da deputada federal Tereza Cristina (DEM/MS), no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). É sabido que referências à baixa estatura das pessoas nem sempre são bem recebidas ou assimiladas. Contudo, há quem não se importe. Quem sabe, neste caso...
 

CRIANÇADA
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS e do Sebrae-MS confirma: será 9% a mais que 2018 o consumo nas compras para o Dia das Crianças, em Mato Grosso do Sul. A economia regional vai faturar cerca de R$ 131,93 milhões, um índice de aumento de 1,34% em relação ao ano passado.
 

TRANSPLANTES
Mais de 50 pessoas foram homenageadas pela Assembleia Legislativa, com o Diploma de Honra ao Mérito Amigo do Transplante. A cerimônia, que foi proposta pelo deputado Renato Câmara (MDB), traz substancial reforço à campanha pela doação de órgãos. A Câmara acredita ser possível superar em pouco tempo os números do ano passado, quando o Estado realizou 175 transplantes de córneas, 17 de rins e 6 de ossos.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Há momentos na vida em que você tem que se transformar na tempestade para conquistar a bonança”.
 

NA LEMBRANÇA
No dia 3 de outubro de 1804, na cidade de Lyon, na França, nascia Hippolyte Léon Denizard Rivail ou Allan Kardec, codificador da doutrina espírita. Segundo biografias, o pseudônimo foi adotado para diferenciar os trabalhos religiosos dos pedagógicos anteriores. Em sua vida antes da religião, era linguista e escritor, tendo sucesso como educador. Mas foi como Kardec que ele construiu uma obra que venceu os últimos séculos, com O Livro dos Espíritos (1857), O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno ou A Justiça Divina Segundo o Espiritismo (1865) e A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo (1868). Kardec desencarnou em 31 de março de 1869 deixando, entre muitas frases, esta: "Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium".