fernandosoares_30-11-2019

Edições anteriores

CONTINUA
Pelo visto, agora é tendência prolongar-se o tal Black Friday. Muitos não desovaram seus estoques e me parece que, durante toda essa semana que inicia, a oportunidade continua, principalmente para renovar o décor. Grandes lojas do segmento vão continuar com as promoções.
 

NUVENS
 Nunca tinha visto o prefeito Marquinhos Trad tão feliz e eufórico, como vi ontem, na inauguração da Rua 14 de julho. Também, pudera, no período das obras foi muito criticado. Hoje, os mesmos críticos já o aplaudem. Ficou demais.

 

FINALMENTE
O aumento de 40% da carne bovina não sofrerá mudanças tão cedo. Com a abertura do mercado chinês, nosso boi passou a valer ouro.
 

POIS É...
Estou louco para saber quem são os dois ministros do STF que falaram com o jornal O Estado de S. Paulo, em caráter reservado, e consideraram a decisão dos desembargadores do TRF-4 um desrespeito, em aumentar a pena de Lula, de 12 para 17 anos de prisão, no caso do sítio de Atibaia (SP). E um deles finalizou dizendo que os desembargadores do Paraná, desde o início da Lava Jato, atuam como “soldados de Sérgio Moro”, ex-juiz do caso e atual ministro da Justiça.
 

VAI SER NULO
Para tal ministro, o STF já decidiu que réus delatados e réus delatores precisam ter prazos distintos para apresentar suas defesas no processo. E o mesmo ministro foi taxativo ao afirmar que houve, sim, descumprimento do TRF-4 à decisão da Suprema Corte, pois, no caso de Lula, os prazos para a apresentação das defesas do ex-presidente (delatado) e do empresário Léo Pinheiro (delator) foram os mesmos.


PÉ NA ESTRADA
O prefeito Álvaro Urt (DEM) poderia estar em céu de brigadeiro com os avanços de sua administração, em Bandeirantes. Contudo, um senão o impede de sorrir largamente: a deficiência no transporte escolar, particularmente no atendimento aos estudantes que moram na zona rural. O problema já está nas alçadas do Ministério Público Estadual (MPE), por meio do promotor Paulo Henrique Mendonça, e também da Polícia Civil. São investigados o incêndio de uma Kombi que conduzia crianças à escola e também as denúncias sobre falta de manutenção adequada da frota. Marcos Pascoalim, secretário de Educação, afiança que as vistorias do Detran foram feitas regularmente.
 

GLORINHA VIVA!
Em dois anos, o Grupo de Pesquisa da Literatura, História e Sociedade, regido pela batuta dos professores Daniel Abrão e Volmir Cardoso Pereira, com apoio do Núcleo de Estudos Bakhtinianos (Neba), realizou o belo trabalho que resultou no “Acervo Maria da Glória Sá Rosa”. O espaço, na Universidade Estadual (Uems), foi aberto oficialmente ao público, no dia 19, e contém cerca de quatro mil itens, especialmente livros, fotos e peças iconográficas de áudio e vídeo, que serão digitalizados.
 

DIREITA À FRENTE
Com apoio de Zeca do PT – que foi quem a trouxe com seu ex-marido, Paulo Bernardo, para trabalhar no governo de Mato Grosso do Sul - a deputada federal Gleisi Hoffmann ganhou folgadamente a disputa pela presidência nacional do partido. E já fez uma advertência à companheirada: os petistas estão perdendo de lavada para a direita, no uso das redes sociais. Com ou sem fake news e perfis falsos, esta é de fato a realidade da batalha ideológica travada nos canais da Internet.
 

VIVA MARCÃO!
O buona gente Marcos Antonio Silveira (Marcão) mereceu a homenagem que sua grande legião de amigos lhe prestou, na 27ª Copa do Entardecer de Futebol do Rádio Clube Campo, encerrada domingo passado. Depois de passar bom tempo morando nos EUA, ele regressou a Campo Grande, para felicidade dos companheiros de peladas e torneios de futebol society. O assessor governamental e ex-diretor da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), Carlos Alberto de Assis, estava entre os primeiros da longa fila que foi abraçar o homenageado.
 

DIPLOMA AFIRMATIVO
Em Corumbá, os últimos remanescentes dos guató – uma etnia originária, também conhecida como a dos índios canoeiros – festejam um passo significativo na sua luta pela sobrevivência: João Rafael, filho do líder Anísio Guató, formou-se em Direito. É o primeiro da etnia a alcançar este grau de conhecimento acadêmico. Os guató originais ainda aldeados, são poucos, não chegam a 100, mas já foram só 35. Parte mora na cidade, mas a maioria permanece em local distante, a mais de 300km, na Ilha Ínsua ou Gaíva, no Rio Paraguai.
 

PRESSÃO
 Entidades que defendem o movimento negro enviaram ontem, ao procurador-geral da República, Augusto Aras, um pedido de anulação da nomeação do novo presidente da Fundação Palmares, Sérgio Nascimento de Camargo, que tem falado cobras e lagartos sobre questões raciais. Pra quem diz que a escravidão foi "benéfica para os descendentes" e que o movimento negro precisa ser "extinto", deve estar no cargo errado.

 

PENSAMENTO DO DIA
“Existem dois tipos de dor: A que te magoa e a que te muda”.
 

NA LEMBRANÇA
O poeta Fernando Pessoa morreu no dia 30 de novembro de 1935, na Lisboa que ele tanto amou. O maior poeta na língua portuguesa tinha 47 anos e deixou a imortal frase: "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena".

 

Fotos: Gabriel Santos

A reitora da Unigran Capital, Mariana Zauith, e o secretário de Administração de MS, Roberto Hashioka

 

Karla Manoela e o pai, empresário Washington Sanches

 

O professor de Matemática, da Unigran, Wilker Correia, e a namorada, Ester Anjos

 

O respeitado professor de Direito Civil, da Unigran, Maucir Pauletti, e a esposa, engenheira agrônoma, Márcia Pauletti

 

Os namorados, Vinícius Abrão e Ronaldo Larrubia

 

Os professores da Unigran, Patrícia Barcelos e Marcelo Santos

 

Solange e o professor da Arquitetura, da Unigran, Eimar Ferreira