fernandosoares_29-11-2019

Edições anteriores

ALÍVIO
A falta de investimentos pela CCR MSVia, em não duplicar a BR-163, fez a ANTT determinar a redução do pedágio em mais de 50%, a partir de amanhã. Não era exatamente o que queríamos, mas já ajuda. Queremos, na verdade, a rodovia duplicada.
 

ORGULHO NOSSO!
 
Hoje, às 20 horas, no auditório do CRO-MS, no Parque dos Poderes, a cirurgiã dentista Silvana da Silva Silvestre vai assumir a presidência do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul. É a primeira vez, em 40 anos, que uma mulher assume esse cargo.


ABUSOS
Diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Dirceu Rodrigues Alves, resume: enquanto as leis punitivas não forem mais rigorosas, o Brasil seguirá refém da insegurança diante dos criminosos do trânsito.
 

BOQUIRROTICES
Boquirroto e criminoso o rosário de afirmações canhestras do procurador do Ministério Publico do Pará, Ricardo Albuquerque. Durante palestra para estudantes de Direito, ele atacou, impiedosamente, os movimentos pela igualdade racial e em defesa dos índios e quilombolas. A seu ver – pasmem! – os indígenas brasileiros não gostam de trabalhar, são preguiçosos e, por isso, foi necessário trazer africanos ao Brasil para suprir a falta de mão de obra.
 

ESTRANHO NO NINHO
Não poderia ser mais infeliz a escolha de Sérgio Nascimento Camargo para a presidência da Fundação Palmares. Trata-se de um negro que despreza as lutas de sua própria raça, acomoda-se na farsa da democracia racial e detona os símbolos e referências que demarcam o compromisso de combate ao preconceito.


CONHECIMENTO
Felicidade anda sobrando no ânimo e no otimismo de Josh Josué dos Anjos com o projeto do EAD (Ensino À Distância) da Faculdade Novoeste, do qual ele é o coordenador. O projeto veio à luz, oficialmente, na quarta-feira, 27.
 

ECUMENISMO
O vereador Carlos Henrique Olindo (PDT), presidente da Câmara Municipal de Sidrolândia, deu um belo exemplo de como fazer a melhor leitura e tomar a melhor atitude para clarear os dias em que vivemos. No início da semana, durante solenidade tradicional e mesmo sendo missionário evangélico, ele fez questão de chamar um dirigente católico, o Frei Júnior, para conduzir a oração de abertura da sessão. Serve de exemplo aos demais parlamentos que ignoram ou, simplesmente, não tratam deste detalhe com a devida importância de seu significado.
 

TENSÃO NO CAMPUS
 Estudantes da Universidade Federal (UFMS) andam de nariz torcido com o reitor Marcelo Turine. O motivo: a reitoria ignorou os 90% de votos que foram dados a Wilson Ayache, para dirigir a Faculdade de Medicina (Famec), e nomeou o conceituado médico Marcelo Vilela, que já comandou a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, na atual gestão. O epicentro das insatisfações é o fato de Vilela não ter obtido os votos que legitimariam a sua investidura.


FREUDIANAS
No Congresso Nacional, em que pese a aprovação de medidas midiáticas - como a Reforma da Previdência - o Planalto vem acumulando várias derrotas, com o Centrão somando-se à bancada oposicionista, em algumas matérias. Uma delas, foi o veto do Executivo à medida que garante o atendimento pelos profissionais de Psicologia e Assistência Social a alunos da rede pública de ensino. O veto acabou sendo derrubado e isso atestou, mais uma vez, que falta eficiência na articulação entre o palácio e os governistas congressuais.
 

NA ONDA
O prefeito Marquinhos Trad (PSD) anda surfando na maré da alegria. Com o sorrisão de criança que ganha um presente de Natal, ele desfilava, quarta-feira, nas ruas centrais ajudando na entrega de convites para a inauguração da revitalizada 14 de Julho. E ainda vibrava com o sucesso do programa Pró-Consumidor, durante um evento em São Paulo com os Procons municipais de todo o Brasil. Valdir Custódio, diretor do órgão, levou o Procon Campo Grande para tornar-se um modelo dentro das ações com a cobertura do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
 

PENSAMENTO DO DIA
"Talvez um dia a gente entenda que certos afastamentos, por mais dolorosos que sejam, servem para evitar dores maiores."
 

NA LEMBRANÇA
Ele nasceu em Paris, mora na Irlanda, mas seu coração é brasileiríssimo. E hoje ele completa 47 anos. Trata-se do campeoníssimo Rodrigo Pessoa, filho do cavaleiro Nelson Pessoa, que seguiu o caminho do pai, para se tornar o primeiro brasileiro a ser campeão mundial (1998), campeão olímpico (2004) e tricampeão da Copa do Mundo (1998, 1999 e 2000). Além disso, ele ainda tem dois bronzes olímpicos (1996 e 2000) por equipe. Uma frase dele encerra a coluna de hoje: "A disciplina do esporte é um pouco dura em certas horas, e a necessidade de concentração, imagino, em certos momentos me faz uma pessoa fria. Mas se posso, relaxo".

 

Fotos: Gabriel Santos

O empresário Marcelo Zauith e a esposa, médica veterinária, Fernanda Zauith

 

Regina e o marido, articulador político, Sebastião Almeida

 

Flávia e o advogado e diretor do Curso de Direito, em Dourados, Renato Pereira

 

Ariana Gonzales, Yasmin Rocha e Henaira Muryel

 

A professora de Pós-Graduação da Unigran Campo Grande, Raquel Fuller, e o turismólogo Eduardo Prepatto

 

A professora de Arquitetura da Unigran Campo Grande, Aline, e o marido, militar do exército, Marcelo Silva

 

A coordenadora do Curso de Pedagogia da Unigran Dourados, Elizabete Velter, e o marido, professor de Pós-Graduação, Marcos Borges