fernandosoares_28-11-2019

Edições anteriores

 

 

 

FATOR GLO
Algo está no ar a dizer que o tal Decreto GLO (Garantia da Lei e da Ordem) será um desastre, em que pese a alegada intenção de conceder, provisoriamente, aos militares, a faculdade de atuar com poder de polícia, até o restabelecimento da normalidade.
 

MACHO, XÔ!
Um jornalista que trabalha em Cuiabá (MT) foi preso, sob a acusação de assédio sexual, na segunda-feira, 25, quando desembarcava no aeroporto de Várzea Grande. O mandado de prisão, expedido pela 1ª Vara da Violência Doméstica e Familiar, foi cumprido por agentes da Delegacia Especializada na Defesa da Mulher de Cuiabá. Leonardo Heitor, 38, foi denunciado pelos próprios colegas. Ele já havia sido denunciado pela mesma prática quando morava em Vitória (ES). Heitor utilizava aplicativo de celular para fazer as abordagens e enviar fotos íntimas.
 

MACHO, XÔ! II
Em Três Lagoas, um homem está usando seu perfil no Facebook para ofender e ameaçar a ex-mulher. Em uma das postagens, ele aparece com duas armas de fogo. Para denunciá-lo, a ex-mulher recorreu à mesma mídia social. Afirma que é perseguida porque pôs um fim no relacionamento e o homem não aceita. A Polícia foi notificada e já tomou as providências cabíveis.


ALÔ, TELMAS!
Ney Matogrosso vem aí, com algumas surpresas para os fãs. Ele está entre as principais atrações artísticas previstas para dezembro, em Campo Grande. No dia 14, quem for ao Bosque Expo vai saber quais são as surpresas e muitos aproveitarão, também, para matar as saudades do conterrâneo. Ney Matogrosso é de Bela Vista.
 

INCENTIVO
Para a categoria, foi importante e serve de grande estímulo a iniciativa tomada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, ao instituir o Prêmio de Jornalismo. A primeira edição fechou com 39 inscrições. As matérias que concorrem, tratam da história da Casa, iniciada em janeiro de 1979, há mais de 40 anos. Gerente de Rádio e TV da AL, o ex-deputado Maurício Picarelli preside a comissão julgadora. Os prêmios serão entregues no próximo dia quatro.
 

INCENTIVO II
O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul (Sindjor/MS), Walter Gonçalves Filho, bem que poderia criar um catálogo ou serviço semelhante, que disponibilize à categoria os prêmios de jornalismo já existentes. E, ainda, podendo fazer sugestões a organismos públicos e privados, para que adotem semelhantes práticas, o que servirá para valorizar e incentivar o bom exercício da profissão.

 

PREMIAÇÃO
Plataforma online de apoio a microempresários brasileiros que fazem parte da Aliança Empreendedora, o TamoJunto e sua fundadora, Luísa Bonin, ficaram entre os cinco finalistas da Global Citizen Prize-Cisco Yoputh Leadership, premiação mundial de grande repercussão. O TamoJunto tem 30 mil usuários e 60 mil inscritos no youtube, e a fundadora prometeu: se ganhar o prêmio de US$ 250 mil, vai investi-lo no apoio a 300 mil microempreendedores brasileiros, até 2025.
 

LÍNGUA ASSASSINADA
 Que os editores e equipes dos telejornais produzidos em Campo Grande procurem prestar melhor atenção no trabalho que estão realizando. São muitos, crassos e recorrentes os erros e imperfeições no trato da língua portuguesa, tanto na apresentação como nas reportagens, salvas as honrosas exceções. O excessivo uso de expressões incidentais – “a gente”, por exemplo -, as agressões à concordância verbal e flexões pronominais denotam falta de conhecimento ou de recursos linguísticos, o que é imperdoável, sobretudo no caso de quem se formou em cursos superiores, para exercer a profissão. Enquanto a necessária e corretiva atenção não for providenciada, o telespectador seguirá assistindo e ouvindo nos jornais o horroroso “no Mato Grosso do Sul” e outras “preciosidades”.


DIAGNÓSTICOS
Segundo o geriatra Carlos Sperandio, a morte de Gugu Liberato não teve como primeiro fator a queda de um pavimento de sua casa. O médico enfatiza que nada disso teria ocorrido se o apresentador tivesse adotado um cuidado fundamental: já com mais de 60 anos – um idoso, portanto - não poderia escalar alturas para procedimentos que implicam riscos à integridade física. Deveria prevenir-se, entregando a tarefa a alguém de perfil mais adequado.
 

CAMPEÃO
O campo-grandense Matheus Dantas, jovem craque do elenco flamenguista, está nas nuvens com os títulos do clube. Fez apenas uma partida pelo time principal, no Campeonato Brasileiro, mas já é detentor do título nacional. E foi também a Lima, no Peru, com a delegação do Flamengo, saboreando a conquista da Libertadores da América e posando em selfies com o belo troféu e na festa dos jogadores.
 

PENSAMENTO DO DIA
“As pessoas notam quando você muda de atitude, mas nunca notam que atitude tiveram que fez você mudar”.
 

NA LEMBRANÇA
No dia 28 de novembro de 1975, o País perdeu o escritor Érico Veríssimo. O gaúcho de Cruz Alta tinha 69 anos. Tradutor – estreou com O Sineiro, de Edgar Wallace – e romancista, ele é autor de Caminhos Cruzados, Olhai os Lírios do Campo e O Senhor Embaixador. Homem sensível, deixou frases como esta para a humanidade: "Quem está com fome fica surdo até mesmo à voz de Deus".