fernandosoares_27-11-2019

Edições anteriores

LIXO
 O prefeito Marquinhos Trad está esperando o desfecho final do judiciário, em relação à Solurb. Se precisar, não tenham dúvidas que nova licitação seja feita em Campo Grande.

 

DESPEDIDA
Finalmente, os restos mortais do apresentador Gugu Liberato chegam ao Brasil, amanhã, quando será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo, em cerimônia aberta ao público. Já o sepultamento, vai acontecer no cemitério Getsêmani, no Morumbi, onde também está enterrado o pai do apresentador.
 

MULHERIO
Anny Espínola (PSDB), vereadora de Ponta Porã, é quem está coordenando o Parlamento Feminino da Fronteira, criado este ano. Um de seus principais objetivos é defender e dar voz às mulheres vítimas de violência, incentivando e desenvolvendo ações preventivas, denúncias e de apoio ao empoderamento feminino, por meio da política. A frente congrega vereadoras de 18 municípios de Mato Grosso do Sul, situados na fronteira.
 

À FLOR DA PELE
 Ventos indiscretos que me chegam de Brasília segredam: um pavio foi aceso para detonar, esta semana, uma dinamite guardada a sete chaves.


NA ENCRUZILHADA
A resolução da Executiva Nacional do PSDB, para que o partido dispute prefeituras nos municípios com mais de 100 mil eleitores criou situações embaraçosas. Em Campo Grande, por exemplo, pessedistas e tucanos interessados em somar forças para reeleger o prefeito Marquinhos Trad (PSD) ficam na encruzilhada. O PSDB, mais ainda, entre a cruz e a espada: ou lança uma candidatura de araque para não atrapalhar Marquinhos ou vai pra cima do parceiro com sua opção mais competitiva, a deputada federal Rose Modesto.
 

MARCAS
 Podem dizer o que quiserem, critique quem achar que deve... porém, a César se dá o que é de César. E ninguém tira de Marquinhos Trad (PSD) a condição singular de ter sido o prefeito mais audacioso e criativo, e de melhor visão futurista na história de Campo Grande. Sem desmerecer os demais.


RECOMEÇO
Consta que a presidente da Fundação Estadual de Cultura, Mara Caseiro, estaria pronta para compensar o insucesso eleitoral de 2018, candidatando-se a um cargo eletivo em 2020. Como se sabe, Mara não conseguiu se reeleger deputada estadual pelo PSDB. E ano que vem, nas eleições municipais, ela poderia disputar a Prefeitura de Eldorado, município do qual foi prefeita em dois mandatos, antes de conquistar a vaga na Assembleia Legislativa.
 

CANAIS LIVRES
 Definitivamente, as emissoras de rádio e tevê estão confirmadas como palanques político-eleitorais, tamanha a quantidade de políticos com mandato e pré-candidatos que ocupam seus microfones e tomam conta da programação diária, de domingo a domingo. Entre os mandatários de plantão, estão, nesse time, entre outros, os deputados estaduais Lucas Lima, Marçal Filho e Herculano Borges.


MERECIMENTOS
Quando Nercy Soares dos Santos era prefeito de Bonito, o empresário Waldemar Martins doou a primeira rede de distribuição de energia para atender propriedades que, sem o benefício, passavam por sérias dificuldades. Pai do jornalista Bosco Martins, diretor-presidente da Rádio e TV Educativa (Cultura), Waldemar Martins é um dos empreendedores de Bonito, homenageados na noite da última segunda-feira, com o Troféu Piraputanga, entregue pela Mídia Associados. A lista de homenagens incluiu, ainda, o governador Reinaldo Azambuja, o proprietário do Zagaia Hotel, Guilherme Poli, e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio.
 

CRIME HEDIONDO
 A captura e o tráfico de animais silvestres é um dos atos criminosos mais torpes e revoltantes praticados em território sul-mato-grossense. Atualmente, as aves são os animais de maior procura pelos traficantes. Nos últimos 90 dias, quase 200 filhotes de papagaios em poder de uma dessas quadrilhas foram apreendidos pela fiscalização. A zootecnista Ana Paula Felício, coordenadora da Unidade de Fauna, da Gerência do Imasul, salienta que os compradores são tão criminosos quanto quem captura e quem trafica.

 

Nossas homenagens de hoje vão para um professor que sempre soube honrar sua profissão, por pertencer a uma linhagem de homem público que escreve sua história. Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas de MS, sua vida é calcada na honestidade, capacidade e muito trabalho: Herbert Covre Lino Simão trocou de idade no domingo, e ganhou o carinho dos alunos do Insted e da escola da Magistratura de MS, onde é professor de Filosofia do Direito.

 

Fotos: Gabriel Santos

Os professores da Unigran, Cláudio e Nilce Lucchese

 

As cirurgiãs dentistas, Silvania Silvestre e Marian Kodjaglanian

 

A pró-reitora de Administração da Unigran Dourados, Tânia Rejane Souza, e o marido, advogado Jeferson Baqueti

 

A professora de designer de interiores, Kátia Godoi, e o marido, engenheiro civil Ercílio Luiz Silva

 

A professora da Unigran, Roberta Lindemberg, e o marido, engenheiro civil Alexandre Lindemberg

 

A artesã Tânia Nieczaj e o pró-reitor administrativo da Unigran Campo Grande, Nelson Barros

 

A arquiteta Giovana Baraini e o professor da Unigran Dourados, Osvaldo Abrão de Souza

 


QUE É ISSO?
Falando em Meio Ambiente, em Jaraguari, a 40 km de Campo Grande, em plena BR-163, derrubaram uma árvore Figueira, centenária, com intuito de dar mais visão a uma placa de um hotelzinho, recém construído na rodovia. Absurdo!

 

PENSAMENTO DO DIA
Se você tem aquela pessoa que diz: "bom-dia", "dormiu bem?", "como foi seu dia?", "se cuida"... Valorize, porque essa, sim, é uma pessoa rara.
 

NA LEMBRANÇA
O jurista mineiro Afonso Arinos de Melo Franco nasceu em Belo Horizonte, em 27 de novembro de 1905. Professor, político, ensaísta e historiador, ele foi um dos mais importantes homens do século passado. Destacamos uma frase dele, da época da Constituinte: "Senhores Constituintes de hoje, senhores Congressistas de amanhã, nosso dever é fazer política, e fazer política é praticar e defender a liberdade, é honrar nosso mandato, sustentar nosso trabalho, enobrecer a memória do nosso tempo". Afonso Arinos morreu em 27 de agosto de 1990, no Rio de Janeiro.