fernandosoares_23-11-2019

Edições anteriores

A VEZ DELES...

 

 

FotoS: Luciana Nassar/Waléria Leite

O reconhecimento do trabalho do Ministério Público veio em sessão solene pelo Poder Legislativo do Estado, na noite de terça-feira, quando homenagearam 37 membros do MPMS, com a outorga do Diploma de Honra ao Mérito Legislativo, em comemoração aos 40 anos do parlamento sul-mato-grossense. Foram homenageados os procuradores de Justiça da ativa e aposentados, como o procurador-geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, e seus colegas, Humberto de Matos Brittes; Nilza Gomes da Silva; Hudson Shiguer Kinashi; Marcos Antonio Martins Sottoriva; Antonio Siufi Neto; Olavo Monteiro Mascarenhas; Alexandre Lima Raslan; Ariadne de Fátima Cantú da Silva; Aroldo José de Lima; Belmires Soles Riberio; Edgar Roberto Lemos de Miranda; Francisco Neves Júnior; Gerardo Eriberto de Morais; Helton Fonseca Bernardes; Irma Vieira de Santana e Anzoategui; Jaceguara Dantas da Silva; João Albino Cardoso Filho; Lenirce Aparecida Avellaneda Furuya; Mara Cristiane Crisóstomo Bravo; Silasneiton Gonçalves; Sílvio César Maluf; Adnil Maria da Silva; Afonso Nunes da Cunha; Anízio Bispo dos Santos; Carlos Bobadilla Garcia; Harley Cardoso Galvão; Heitor Miranda dos

 

O deputado estadual Herculano Borges entregando a comenda ao procurador de Justiça, Sérgio Fernando Harfouche

 

A procuradora de Justiça, Irma Vieira de Santana e Anzoateguii, e o deputado estadual Herculano Borges

 

O desembargador e vice-presidente do TJ-MS, Carlos Eduardo Contar, o procurador-geral de Justiça, Paulo Passos, a procuradora de Justiça, aposentada, Irone Barbosa, e a procuradora de Justiça, Jaceguara Dantas da Silva

 

O procurador-geral de Justiça, Paulo Passos, e o presidente do legislativo de MS, Paulo Corrêa

 

Sntos; Irone Alves Ribeiro Barbosa; Jacy de Souza Freire; Milton Loureiro Filho; Neide Câmara Martins; Neusa de Santis Guimarães; Sérgio Fernando Raimundo Harfouche; Ovídeo Pereira; Sérgio Guimarães Dias; e Arquimedes de Souza Menezes. Confira alguns flashes...

 

O deputado estadual Herculano Borges entregando a comenda ao procurador-geral de Justiça, adjunto, Humberto Brittes

 

O deputado estadual Herculano Borges e o procurador de Justiça, aposentado, Carlos Bobadilha

 

Os procuradores de Justiça de MS, Francisco Neves Júnior e Ariadne de Fátima Cantú da Silva

 

 

 

VAMOS?
Hoje, com direito a café da manhã, no parque das Nações Indígenas, às 07h30, acontece a Caminhada pelo Controle do Diabetes, promovida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, regional de Mato Grosso do Sul, que tem a médica Flávia Tortul como presidente. O exercício na prevenção é tudo nessa doença.
 

SEGURANÇA
O chamado excludente de ilicitude proposto pelo presidente Jair Bolsonaro para que policiais não sejam punidos em situação de confronto, causou enorme alegria no meio policial. De quebra, se aprovado, o projeto prevê que agentes que vierem a cometer excessos e sejam processados por crimes tenham representação na Justiça por advogados públicos, membros da Advocacia-Geral da União (AGU).

 

SE BORRANDO
Figura que vivia circulando por Campo Grande, da turma dos emergentes, que adora ir a festas e fotografar, deve estar numa tristeza e vergonha de dar dó. Ontem, a Polícia Federal fez uma varredura em sua residência, acusado de dar um prejuízo de R$ 12 milhões aos cofres públicos. Quem mandou?.
 

QUE TAL?
Já que o prefeito está de saco cheio com o péssimo serviço do transporte público municipal, veja isso. Na delação premiada feita pelo advogado Sacha Reck, ao Ministério Público do Paraná, trouxe uma informação assustadora, que pode fazer a Justiça cancelar a licitação do Consórcio Guaicurus, pois, segundo Reck, houve direcionamento na licitação do contrato dos ônibus de Campo Grande, realizada em 2012, no final da gestão de Nelson Trad Filho (PSD), como prefeito. Reck relata que atuou em Campo Grande para fraudar licitações dos serviços de ônibus.


UFA!
O governador Reinaldo Azambuja conseguiu o que poucos estados estão conseguindo: mais que dobrar o número de empregos em Mato Grosso do Sul. De janeiro a outubro de 2019, foram gerados 19.759 empregos no Estado, aumento de 143,93%, no comparativo com os dez meses de 2018, quando o número era de 8.100 vagas. Os dados vêm do Caged, divulgado pelo Ministério da Economia.

 

MERCADO PROMISSOR
 Em 7ª posição no ranking dos estados produtores de suínos, Mato Grosso do Sul tem a ambição de ficar entre os quatro primeiros. Empolgado, o presidente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento da Suinocultura, o deputado estadual Renato Câmara (MDB), aposta que esse objetivo não está longe de ser alcançado.

 

TRAGÉDIA
A jornalista Marcela Brandão Elias e a irmã, Maysa, duas das quatro vítimas do acidente aéreo do último dia 14, no sul da Bahia, eram filhas de um empreendedor que já teve passagem muito significativa por território sul-mato-grossense. Orlando Marques foi um dos pioneiros na abertura que democratizou a publicidade na comunicação visual externa, em Mato Grosso do Sul. Naquele período, o controle do setor era monopolizado por uma empresa. Marques presidiu a Associação Brasileira das Agências de Publicidade e é chairman da Kantar Ibope, uma empresa que afere a audiência da TV e realiza pesquisas de intenção de votos nas eleições.
 

VERBO QUERER...
O Partido Progressista já trabalha com a possibilidade de trazer o promotor de Justiça, aposentado, Esacheu Nascimento, para seu quadro, numa possível disputa em 2020 para a prefeitura de Campo Grande. Se a executiva nacional do PP confirmar seu nome, abre até mão de administrar a Santa Casa, maior hospital de Mato Grosso do Sul.
 

ADEUS
O rabino Henry Sobel morreu, ontem, em Miami, nos Estados Unidos, aos 75 anos. Ele teve complicações decorrentes de um câncer no pulmão.
 

PENSAMENTO DO DIA
“O que não me acrescenta, também não me faz falta. Corro atrás do que vale a pena. Amo e dou valor a quem me ama. Um dia pensei que isso era egoísmo, hoje eu sei que é amor próprio”.
 

NA LEMBRANÇA
O maestro Cláudio Santoro completaria, hoje, 100 anos. Nascido em Manaus, ele foi um dos mais polivalentes músicos de nosso tempo. Em sua carreira, ganhou numerosos prêmios e condecorações. Foi fundador e maestro titular das Orquestras de Câmara da Rádio MEC e da Universidade de Brasília, das Orquestras Sinfônicas da Rádio Club do Brasil e do Teatro Nacional de Brasília. Cláudio Santoro morreu em Brasília, no dia 27 de março de 1989. Após sua morte, o Senado, por meio de projeto do senador Maurício Corrêa, deu ao Teatro Nacional o seu nome. Justa homenagem.