fernandosoares_22-11-2019

Edições anteriores

DÁ CÁ
Extorsivos no “toma lá”, mas insaciáveis no “dá cá”, os banqueiros surfam na onda condescendente das regras que regem a economia e, a despeito das crises, seguem abarrotando seus caixas. Imaginem que 2019 ainda nem acabou e os dados oficiais indicam que os grandes bancos já cobraram R$ 24,2 bilhões de tarifas e taxas de seus clientes. E ainda faltam 39 dias para 2019 acabar.
 

GRAVATAS E COICES
 Abraham Weintraub, o boquirroto ministro da Educação, achincalhou a memória do marechal Deodoro da Fonseca ao “comemorar”, a seu jeito, o dia da Proclamação da República. Disse que nada havia a comemorar naquela data, por entender que a monarquia e seu monarca, D. Pedro II, “um patriota honesto”, haviam sido alvos de infâmias cometidas pelos republicanos. Por estas e diversas outras. Weintraub é chamado de “ministro da Deseducação”.

 

BIENVENIDOS
De julho a agosto deste ano, 753 imigrantes foram admitidos no mercado de trabalho formal de Mato Grosso do Sul. Os dados, divulgados pelo Ministério de Justiça e Segurança Pública, faz do Estado o 9º no ranking na absorção de mão de obra estrangeira e o 3º entre os principais destinos solicitados pelos refugiados que vêm para o Brasil. A maioria procura Roraima, com taxa de admissão de 31,2%. O Amazonas está em 2º, com 907 admissões. Venezuelanos, haitianos e cubanos são os refugiados que mais solicitam abrigo em terras brasileiras.
 

FLASH BACK
Cerca de 70 convidados prestigiaram o II Encontro de Ex-Feras do Futsal de Mato Grosso do Sul, evento que agitou o Clube Estoril, na semana passada. Foi emocionante a sucessão de encontros de craques da bola pesada, que brilharam nas quadras nos anos 1970-80-90.
 

CAMARADAS
Os filiados e membros do diretório do PCdoB campo-grandense, deliberaram que seu presidente, o advogado e professor Mário Fonseca, disputará a Prefeitura em 2020. A decisão se dá, principalmente, porque o PT, aliado tradicional, não vem dando mostras de que terá candidato à sucessão do prefeito Marquinhos Trad (PSD).
 

INDÚSTRIA DA CARNE
 Assim como faz a Aurora em São Gabriel do Oeste e região, outras indústrias dos segmentos de carnes, frios e derivados da agropecuária saem à captura de mão de obra em vários municípios. A JBS, por exemplo, está recrutando trabalhadores em áreas técnicas e operacionais para unidades da Friboi, em Campo Grande e Anastácio.

 

MERCADO PROMISSOR
Um dos principais interlocutores das causas do agronegócio, o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultures (Asumas), Alessandro Boigues, tem motivos para animar-se com acenos positivos do mercado. De janeiro até outubro deste ano, já haviam sido abatidos no Estado dois milhões de suínos, um expressivo salto em relação a igual período de 2018, quando a marca foi de 1,8 milhão.
 

METAS
Mais reajuste indo para a Assembleia Legislativa aprovar. O governo de Mato Grosso do Sul quer novas mudanças envolvendo, desta vez, três carreiras de servidores: policiais civis, policiais militares e procuradores do Estado. As mudanças alteram tempo para deixar a atividade, no caso dos policiais militares; tornam mais rígidas as promoções e mudam o pagamento de benefícios na Polícia Civil. A meta da administração estadual, é abrir uma folga financeira de R$ 380 milhões, na receita do ano que vem.
 

RECONHECIMENTO
 Fala-se tão mal do ministro do STF, Gilmar Mendes, inclusive com protestos nas ruas, mas esta semana os próprios deputados federais entregaram a Medalha Mérito Legislativo, a mais importante honraria concedida pela Casa. Vai entender..

 

OPS!
Na coluna de ontem, quando afirmamos que o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maracaju, Frederico Felini, é filho de Enelvo Felini, ex-deputado e ex-prefeito de Sidrolândia, cometemos um equívoco. Na verdade, Frederico, apontado para suceder o prefeito Maurílio Azambuja, é sobrinho de Enelvo. Nossas desculpas.
 

RETRATO DO PAÍS
 A situação envolvendo o fechamento de escolas públicas, em Mato Grosso do Sul, não é diferente dos demais Estados. Com o congelamento do orçamento desde a gestão Temer, o ensino público vem sofrendo duros cortes, forçando o Estado a diminuir despesas e unindo os alunos em maior quantidade, num só local.


PENSAMENTO DO DIA
"Uma atitude errada, pode estragar dias, meses, anos e momentos... Então, preste atenção no que faz, porque nem todo lápis vem acompanhado de uma borracha."
 

NA LEMBRANÇA
O general Charles de Gaulle nasceu em 22 de novembro de 1890, em Lille, na França. Depois de lutar na I Guerra Mundial e de ser chefe da resistência armada aos alemães, na II Guerra, criando o governo provisório na Argélia, ele presidiu a França, de 1959 a 1969, tendo transformado o país numa potência nuclear e sufocado a rebelião estudantil de 1968. Morreria em 1970, aos 79 anos, eternamente grato à Argélia, que o acolheu, como se pode ver nesta frase pró-emancipação do país africano: "Política alguma, a não ser aquela que se dispunha a substituir a dominação pela associação, pode ser digna da França, na Argélia".

 

Luciana Nassar

Na terça-feira, um dos homenageados pela Assembleia Legislativa de MS, aos membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, era o querido procurador-geral adjunto, Humberto Brittes. Inteligente, com uma bela história em prol do MP-MS, ele vai cumprindo as metas que traçou e se preparando, dia a dia, para novos desafios. Humberto é, hoje, um dos cardeais da instituição. Bela e merecida homenagem entregue pelo presidente do Legislativo Estadual, Paulo Corrêa

Fotos: Gabriel Santos

A elegância do casal, o PhD em solos e pecuarista, Iberê Lins, e a doutora em química, Regina Eleuses

 

A diretora-geral do TRE-MS, Lethânia Coutinho, e o perito judiciário Vinícius Coutinho

 

Os advogados, Telma Marcon e Edgar Marcon

 

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador João Rocha, e o deputado estadual Marçal Filho

 

O procurador de Estado, em MS, Márcio Arruda, e o secretário de Administração do Estado, Roberto Hashioka

 

O procurador de Estado, em MS, Márcio Arruda, e o secretário de Administração do Estado, Roberto Hashioka