fernandosoares_22-11-2019

Edições anteriores

EVOLUÇÃO
Amanhã, no Golden Class, a empresária Mariana Zauith será empossada reitora do Centro Universitário Unigran Capital, ao lado dos pró-reitores.
 

COINCIDÊNCIA?
 
Autor do requerimento da CPI da Energisa, o deputado estadual Felipe Orro (PSDB) visualizou, na sessão de terça-feira, 19, o que pode ter sido um sinal sintomático de possíveis reações ao processo investigatório da comissão. O projeto proibindo a cobrança de taxas de religação de água e energia elétrica, também de sua autoria, foi rejeitado pela maioria. Há quem afirme que a Energisa conta com semelhante apoio da maioria quando chegar a hora de ser elaborado e votado o relatório final da CPI.


USINAS NO PANTANAL
Uma Moção de Repúdio apresentada pela vereadora Elange Ribeiro (PRP) e aprovada pela Câmara Municipal de Miranda, condena o decreto do governo federal, que liberou áreas do Pantanal para a indústria sucroalcooleira. Quem se lembra, sabe que foi de Miranda o primeiro grande grito que, nos anos 1980, mobilizou a população no Estado que, em uma campanha impactante, obrigou o governo estadual a suspender a abertura da região pantaneira para a indústria da cana.
 

VERMELHOS NA ÁREA
Enquanto a direita desce o sarrafo nos comunistas – achando-os até debaixo da cama - lideranças da esquerda comemoram sua ascensão, ainda que efêmera, ao comando de governos estaduais. A semana começou com três estados brasileiros sendo dirigidos por militantes do PCdoB (Partido Comunista do Brasil). Um deles, Flávio Dino, é governador reeleito do Maranhão. Os outros dois são os vice-governadores do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, e de Pernambuco, Luciana Santos, que com a ausência dos titulares assumiram interinamente.
 

DISPUTA MUNICIPAL
Em Maracaju, dois secretários municipais são os nomes que o MDB trabalha para a sucessão do prefeito Maurílio Azambuja. Ele não demonstra ter preferência, mas é entusiasta do trabalho que vem, sendo realizado nas pastas da Fazenda, por Lenílso Carvalho, e Desenvolvimento Econômico, por Frederico Felini (filho de Enelvo Felini, ex-deputado e ex-prefeito de Sidrolândia). Os indicadores dão conta que Maracaju é um dos municípios que se sobressaem na gestão, no desenvolvimento e na avaliação positiva do prefeito.
 

INVESTIMENTOS
Um centro de distribuição de produtos alimentícios (carnes e derivados), uma usina de concreto e artefatos, uma empresa de tecnologia em organização e armazenagem de documentos e uma comercial varejista de materiais de construção em geral fazem parte da lista de projetos de investimentos aprovados, recentemente, pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Grande (Codecon). O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Herbert Assunção, exultou – afinal, são mais de R$ 28 milhões e 114 novos empregos diretos que a capital vai receber no próximo ano.
 

DEFESA QUE ATACA
Um pouco desapercebida, começou na segunda-feira, 18, a Semana Mundial de Conscientização sobre Antibióticos, sob os auspícios da Organização Mundial de Saúde (OMS). Este é um tipo de medicamento muito eficiente no combate às infecções, porém seu uso inadequado ou excessivo pode ser letal à saúde dos humanos. De acordo com o médico infectologista Adelino Freire Jr, o risco está quando o uso incorreto seleciona as bactérias resistentes aos medicamentos. A previsão da ONu é que, até 2050, a resistência microbiana causará 10 milhões de óbitos/ano em todo o planeta. Hoje, esse número é de 700 mil anuais, sendo 23 mil no Brasil.
 

SEM VOLTA?
Amigos e amigas de Maria Gadu apostam que a cantora não conseguirá viver longe dos palcos e do protagonismo musical que a consagrou entre as principais intérpretes nacionais. Ela abalou geral na semana passada, numa entrevista à tevê portuguesa RTP, ao comunicar que faria seu último show naquele país, encerrando a turnê do álbum “Pelle”.
 

ANDRÉ E O MDB
O ex-governador André Puccinelli não quer que o MDB passe outra vergonha histórica, se lançar candidaturas para perder de goleada na sucessão campo-grandense. E vai fazer de tudo para que, mesmo lançando candidato próprio, o partido demonstre ser ainda forte e competitivo. Resta saber quem vai entrar na fita. O vereador Loester de Oliveira, o ex-senador Waldemir Moka, o deputado estadual Márcio Fernandes e a ex-secretária de Assistência Social, Tânia Garib, são as cartas à mesa.
 

CÉU DE BRIGADEIRO
 Nas nuvens, o diretor-presidente da Fundação Estadual de Turismo (MSTur), Bruno Wendling, voa alto com as conquistas de sua gestão. Ele está entre os cinco finalistas do Prêmio Nacional do Turismo e, com certeza, estará entre os que irão à solenidade de quatro de dezembro, em Belo Horizonte, para a premiação.


LUTO
Despediu-se da terra na sexta-feira, 15, o advogado, escritor e ex-vereador Nalvo Franco de Almeida, personalidade de forte inserção social e muito benquista em Campo Grande. E na terça-feira, a artesã Nice Caballero, cunhada da promoter Linda Benites, também nos deixou.
 

PENSAMENTO DO DIA
“A vida é feita de escolhas. Quando você dá um passo para frente, alguma coisa fica para trás”.
 

NA LEMBRANÇA
Ele nasceu François Marie Arouet, no dia 21 de novembro de 1694, na França. Mas ficou mesmo conhecido como Voltaire. Escritor e um dos grandes nomes do Iluminismo, notabilizou-se por satirizar a sociedade francesa de sua época. Eis uma frase típica do seu espírito: "O homem que diz, creia como eu, senão Deus te excomungará, dentro em breve estará dizendo, creia como eu, se não te executarei". Voltaire morreu em 30 de maio de 1778, aos 83 anos.

 

Divulgação

As divas, Gretchen e Lady Lu, se encontraram no estúdio de gravação onde a rainha do rebolado estava regravando as suas músicas de sucesso. Ambas trazem muitas novidades, para 2020. Por sinal, 2020 é o titulo do novo CD da Lady Lu, e a Gretchen vem com uma nova música gravada em Belém do Pará, com a Viviane Batidão, autora do “Piri Piri"

 

Fotos: Gabriel Santos

Os juízes de Direito, Ariovaldo Nantes e o juiz convocado pelo TJ-MS, na função de desembargador, Lúcio Raimundo da Silveira

 

O procurador Jurídico da Assembleia Legislativa, Luiz Henrique Volpe, e o advogado João Paulo Delmondes

 

O desembargador do TRT-MS, João de Deus, e o advogado criminalista Renê Siufi

 

O desembargador, aposentado, João Batista da Costa Marques, e procurador de Justiça, aposentado, Carlos Bobadilha

 

O advogado, ex-deputado estadual, Júnior Mochi, e o desembargador do YJ-MS, Luiz Cláudio Bonassini

 

Os desembargadores do TJ-MS, Alexandre Bastos e Paulo Oliveira