fernandosoares_20-11-2019

Edições anteriores

FOCO
 Gente... tá demais. O Parque dos Poderes tá virando uma espécie de o Canto da Fofoca. É só acessar as redes sociais e ver e ouvir as baixarias de todas as espécies. E, o pior: vindo de autoridades. É um acusando o outro. Uns, para se defender, jogando merda no ventilador e daí para fora. Se não bastasse, estão misturando sexo com preferência sexual, partido político com a casa da mãe Joana e suruba como veto mortal para cargos do segundo escalão. Meu Deus!... e o trabalho, minha gente?

 

BOQUIRROTO
O pastor Silas Malafaia não suporta que as pessoas continuem se referindo ao vídeo que ele gravou e publicou em rede social, pedindo desculpas por ter mentido em setembro de 2018, na campanha presidencial, quando disse que Adélio Bispo, o homem que esfaqueou Jair Bolsonaro, era assessor da ex-presidente e candidata do PT, ao Senado, Dilma Roussef. O pregador religioso não gosta de ser tratado como alguém que nas horas vagas diverte-se postando fake news. Não se sabe se o pedido de desculpas enquadra-se também nesta categoria de noticiário.
 

REENCONTRO
O 15º Festival América do Sul possibilitou revivals de fazer vovô e vovó se levantarem da cadeira pra dançar mais uma saideira. A banda MJ-6, que tem mais de 50 anos, e é uma das mais antigas do País, fez sua parte, repatriando por alguns momentos as presenças de ex-integrantes, como os hoje advogados Waldno Pereira de Lucena, um corumbaense que mora em Dourados, e o campo-grandense Eder Mosciaro. No comando, o inigualável band-leader Geraldo.
 

BASTIDORES
Conversa miúda e pesada aconteceu em gabinete fechado, na semana passada, entre dois assessores parlamentares. O chefe político de um deles teria acenado com um gordo incentivo para atrair cabo eleitoral do outro e fortalecer palanque de seu interesse, em 2020. Detalhe: as respectivas chefias da dupla já foram muito amigas, até há poucos dias.
 

BASTIDORES II
Suplente não vai esperar por janela, coisa nenhuma, e quer seu lugar ao sol. Está pronto a cobrar do partido que acione a Justiça para ocupar a vaga do titular de mandato, que não vem seguindo as resoluções ou orientações do partido, e já votou contra elas por várias vezes. Como se sabe, em alguns casos é fácil comprovar a infidelidade partidária.


SERÁ
E fica a dúvida, levantada por experiente prócer político do Estado: como seria a posição do senador Ramez Tebet, se ele estivesse, hoje, no lugar da filha, Simone, a presidente da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania do Senado, no debate sobre a PEC da 2ª Instância ou de uma nova Constituinte? Há quem aposte que o saudoso Ramez não titubearia em fazer a defesa efetiva e veemente da Carta Magna, papel intrínseco do Parlamento e dos parlamentares, no regime democrático.
 

NA JANELA
Deputados estaduais e federais, descontentes ou desconfortáveis nas siglas pelas quais foram eleitos, terão de esperar por uma brecha na legislação para assinar outra ficha partidária, sem o risco de perderem o mandato. Só os cargos majoritários (presidente da República e Senador) estão livres da ameaça. Na planície guaicuru, o deputado estadual Coronel David (PSL) está entre os que vivem a angustiante espera por essa brecha.
 

AGRESSÃO
A queima de bandeiras wiphala atestou o recorte racista no golpe boliviano. Os quíchuas e aimarás, povos que compõem a diversidade étnica na região andina, têm a Wiphala como expressão do pensamento filosófico, cujo conteúdo embasa o sentido e a existência da ciência, da tecnologia e da arte, além de identificar a originalidade dialética e o conhecimento nativo sobre a origem do Homem e sua vocação para a paz e a fraternidade.
 

TIME ROSA
O PDT quer surpreender nas próximas eleições municipais, e redobra o seu empenho para garantir a presença de um bom e competitivo quadro de candidatas à Câmara de Vereadores (as) de Campo Grande. Comenta-se que entre os nomes que a legenda trabalhista pretende emplacar estão a delegada aposentada de Polícia Civil, Sidneia Tobias, a ex-secretária de Turismo e Cultura, Nilde Brum, e a advogada Ritva Vieira.
 

ADEUS, CASCÃO!
Morreu quinta-feira, pobre e vivendo de favores no distrito de Palmeiras, em Dois Irmãos do Buriti, onde foi prefeito, bem como ex-vereador de Anastácio, Alfreu Silva, o Cascão. Tinha 87 anos e era uma das figuras mais folclóricas da política estadual, nos anos 1980-90.
 

NA LEMBRANÇA
No dia 20 de novembro de 2004, no Rio de Janeiro, morria o economista Celso Furtado. O paraibano de Pombal tinha 84 anos e uma obra repleta de realizações. Escritor, pensador e político, ele foi ministro do Planejamento no governo João Goulart. Cassado pelo regime militar, passou tempos no exílio, entre o Chile, os Estados Unidos e a França. Regressou ao Brasil em 1979 e, em 1986, assumiu o Ministério da Cultura, no governo José Sarney. Em 1997, tornar-se-ia imortal, ao assumir a cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras. É dele a frase que fecha a coluna de hoje: "A exclusão social é uma indicação clara de que a sociedade está errada. Tem de invent ar novas formas de inserção social, sair da prisão de que tudo tem que ser rentável pelos critérios do mercado. Passar, por exemplo, por organização comunitária".

 

Fotos: Gabriel Santos

A secretária-adjunta de Cidadania do Estado, Tetê Trad, e a secretária da Mulher, de MS, Geovana Corrêa

 

O jornalista Miltinho Oliveira Jr e a irmã, empresária, Paula Renata Oliveira Aquino

 

Os engenheiros civis, Victor Yasbek e Carlos Nobuyoshi Ide

 

O juiz aposentando Aleixo Paraguassu e a esposa, Maria Conceição Paraguassu

 

O deputado estadual Onevan de Matos e a esposa, Leila. Ele completou 40 anos como parlamentar em MS

 

Célia e o empresário Edilson Paes

 

O empresário Luiz Oyama e a esposa, Girley Martines

 

PENSAMENTO DO DIA
  “Se um dia você ouvir alguém falando mal de mim, entenda. Houve uma época que fui bom para essa pessoa também e ela me achava o máximo, o problema é que ela nunca vai te contar isso!”