fernandosoares_19-11-2019

Edições anteriores

REVERÊNCIAS

 

 

Fotos: Luciana Nassar

As belas e necessárias homenagens prestadas pela Assembleia Legislativa a parlamentares e servidores, que estão na Casa desde seus primeiros dias, há 42 anos, trouxeram emoções à farta. Na semana passada, 36 ex e atuais deputados foram ao plenário para as simbólicas saudações. Vale observar, ainda, que a Mesa Diretora não deixou de cultuar a memória de deputados que já morreram, entre os quais Júlio Maia, Pedro Paulo de Barros Lima, Fernando Saldanha, Santo Tomazelli, Ramez Tebet, Valdir Cardoso, Valdomiro Gonçalves, Pedro Dobes, Henrique de Moraes Dedé, Nelson Buainaim, Nelito Câmara e Nílson Lima. Um dos momentos emocionantes das homenagens que marcam os 40 anos da Assembleia Legislativa, foi o discurso do ex-deputado Gandi Jamil. Depois de 32 anos, ele voltou a ocupar a tribuna do Parlamento, no qual chegou como deputado mais jovem e mais votado na época, sendo também seu presidente.

 

Gandi Jamil Georges e os filhos, empresários, Gabriel e Camilo Zahran Georges

 

O ex-deputado e hoje secretário de Saúde de MS, Geraldo Rezende, e a esposa, Luciana

 

Walter Carneiro e o filho, João Alfredo Carneiro

 

Mariana com o pai, ex-deputado e hoje vice-governador, Murilo Zauith, e o deputado estadual Eduardo Rocha

 

O deputado Cel David e a esposa, Ana Arminda dos Santos

 

O ex-deputado Jonatan Barbosa e o deputado Felipe Orro

 

O secretário de Administração de MS, Roberto Hashioka, e a esposa, ex-deputada Dione Hashioka

 

 

 

ÁGIL
O prefeito Marquinhos Trad não deu tempo para a oposição. Durante protesto de reivindicação das mulheres, no Terminal Morenão, por melhoria no transporte público, em pleno feriado da República, quando alguns guardas municipais enfrentaram as domésticas e diaristas com armas e spray de pimenta, o prefeito determinou o imediato afastamentos dos guardas e mandou multar o Consórcio Guaicurus.
 

QUE TAL?
Agora que passou a Proclamação da República e as declarações do presidente Jair Bolsonaro, dizendo que Luiz Phillipe de Orleans e Bragança pertence à linhagem da família real, foi preterido como vice de sua chapa, após dossiê sobre "suruba gay" e agressão a moradores de rua, vai a dica. Podem tirar o cavalinho da chuva. Depois das últimas revelações, monarquia nunca mais. Nem Dom Pedro ressuscitando.
 

SUPERAÇÃO
Com a sexta maior taxa de crescimento do PIB, entre as Unidades da Federação, e a segunda no Centro-Oeste, Mato grosso do Sul dá uma resposta categórica e eloquente sobre suas capacidades. O resultado é obtido em conjunturas sucessivas de crise e estágios recessivos na economia. Ponto para o governador Reinaldo Azambuja, apesar de todos os indicadores negativos.
 

SUPERAÇÃO II
A par das insatisfações pontuais e de resistências que consideram naturais, como a que verificou com a reação de produtores rurais ao aumento nas alíquotas tributárias, a equipe econômica do governo sul-mato-grossense trabalha sobre planilhas ambiciosas. Numa delas, a direção com foco prioritário é garantir caixa para fazer 800 km de novas rodovias, 480 km de recapeamento e construir 120 pontes de concreto.


VERBO SONEGAR
A Justiça mandou o jornalista Fábio Pannunzio apagar de suas redes sociais uma postagem de setembro deste ano, na qual ataca o empresário Luciano Hang, dono da Rede Havan. Durante um bate-boca pela Internet, os dois trocaram acusações e Pannunzio o chamou de sonegador contumaz, com trânsito em julgado, provocando: “E pare de roubar o dinheiro dos tributos que deveriam virar escolas”. A condenação de Pannunzio foi pelas ofensas, mas não por mentir sobre sonegação. Em 1999, a Havan, foi autuada durante ação de busca e apreensão determinada pela procuradoria da Republica, em Blumenau, e condenada a pagar quase R$ 120 milhões de recolhimentos que devia à Receita Federal e ao INSS. Hang refinanciou o débito, que saltou para R$ 168 milhões a serem pagos em 115 anos.
 

ANITTA
Depois de revelar que adora que explorem sua derrière na intimidade do amor, a irreverente Anitta confessa outras coisas que normalmente ficam só entre quatro paredes ou, por sua natureza, seriam irreveláveis. E nem mesmo os pisões escatológicos escampam dessas confissões. Imaginem que a bela revelou já ter feito o número dois nas calças. E mais de uma vez. Isso mesmo: borrou-se toda quando pensava que seria apenas um sopro de alívio intestinal, mas não era.
 

FAKE NEWS
  Parlamentar de Mato Grosso do Sul que anda circulando por conversas miúdas no Planalto, revela que advogados do vereador Carlos Carluxo Bolsonaro, o número 2, foram os responsáveis por sua retirada de todas as mídias sociais, no início da semana. O temor é pela CPI das Fake News. Carluxo, segundo se comenta, é quem coordena o "gabinete do ódio”, o esquema em que assessores palacianos operam informações em contrainformações nas redes sociais.

 

Divulgação

Durante o encerramento do 15º Festival América do Sul Pantanal, em Corumbá, com sensação térmica de 40 graus, a cantora Lucy Alves fez show despedida com look transparente e recebeu no camarim a presidente da Fundação de Cultura de MS, Mara Caseiro. O evento reuniu mais de 50 mil pessoas, nas quatro noites


AMBIENTES SAUDÁVEIS
Durante o seminário de lançamento da plataforma do Monitora EA, em Brasília, a articulada Míriam Duailibi vibrou com um feliz e nostálgico reencontro: avistou-se com Marcos Sorrentino, Moema Viezzer, Nilo Diniz e Rachel Trajber. Eles e elas formam o grupo que, com la Miriam, em novembro de 1992, fundou o Instituto Ecoar, dirigido pela incansável campo-grandense na vanguarda das ações pela sustentabilidade humana e ambiental.
 

CERCO PSICOLÓGICO
A morte da estudante Beatriz Gomes Borges, 18, que morreu depois de sentir-se mal durante prova do Enem, em Olinda (PE), impõe a educadores e aos meios de comunicação reestudo sobre eventuais exageros nos apelos midiáticos em torno do exame. Nas semanas que antecedem as provas, tevês, jornais, emissoras de rádio e sites dão ao Enem um tratamento editorial, como se fosse o “Dia D” da vida de cada pessoa. Nas escolas e cursinhos, o apelo é semelhante, com uma dose exagerada de importância, que mexe com as emoções e o psicológico dos candidatos, nem todos emocionalmente aptos para tal carga de pressão.
 

NA ESTRADA
Está em curso mais uma jornada solidária da ação “Médicos do Pantanal”, que tem no ortopedista José Luiz Mikimba, um dos seus mais firmes e empolgados participantes. No final da semana passada, o grupo chegava à Fazenda Cáceres, no coração da Nhecolândia, depois de percorrer sob fortes chuvas um trecho difícil, mas de rara beleza panorâmica. Mikimba, porém, relatou sua tristeza profunda com a extensão das queimadas e os estragos que o fogo produziu. A esperança, felizmente, voltou com a chuva.
 

PENSAMENTO DO DIA
“O mundo dá voltas. Quem te despreza hoje, pode precisar de ti amanhã”.
 

NA LEMBRANÇA
Comemora-se no Brasil, em 19 de novembro, o Dia da Bandeira. A data também possui outros marcos históricos. Em 1967, e aos 59 anos, morria Guimarães Rosa, que escreveu o clássico “Grande Sertão: Veredas”. Quatro dias antes, havia tomado posse na Academia Brasileira de Letras. Em 1969, os astronautas Charles Conrad e Alan Bean, a bordo da Apolo 12, tornavam-se os protagonistas do segundo pouso de seres humanos na lua.