fernandosoares_15-11-2019

Edições anteriores

DESSE JEITO
A loucura está tão grande, a intolerância e a falta de educação chegaram a tal ponto que, no interior de São Paulo, um Papai Noel voluntário levou pedradas de crianças, porque as balinhas que ele estava distribuindo, simplesmente acabaram. Que mundo é esse, meu Deus!
 

ABISMOS
O IBGE constatou que no Brasil a população branca tem uma renda média mensal 73,9% maior que a dos negros. E ainda tem gente batendo o pé para afirmar que não existe preconceito racial no País.
 

ABISMOS II
Não é preciso sair de dentro de casa para deparar-se com o racismo. O mesmo IBGE revelou que, em Mato Grosso do Sul, apenas 16 dos 79 prefeitos eleitos são pardos e pretos. Sobram, portanto, 63. No caso dos 845 vereadores eleitos em 2016, o IBGE aferiu que 290 deles (ou 34%) estão nas classificações “preto” e “pardo”.

 

TIRA-TEIMA
Agora que está oficialmente instalada, a CPI da Energisa abre a oportunidade para que os 24 deputados estaduais se posicionem sobre a questão, sem qualquer tipo de melindre ou de amarras. Está em jogo o interesse público, que é construir uma solução que atenda direitos inegociáveis do consumidor e direitos legalmente estabelecidos para o lucro empresarial. Só que esse lucro não pode ser obtido com tarifas que esfalfam o consumidor.
 

DESMONTE
O presidente Jair Bolsonaro aproveitou a oportunidade que ele mesmo criou ao lançar o Programa Verde-Amarelo e, no afã de gerar empregos, resolveu acabar com a exigência do registro de jornalista para exercício da profissão. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS) protestou duramente contra a decisão, que acabou com a obrigatoriedade do registro para o exercício da profissão.
 

DESMONTE II
O programa governamental Verde-Amarelo perpetra um absurdo desmonte de bases e conquistas laborais. Para “abrir” o mercado de trabalho, o presidente da República acabou com a exigência de registro, não só para exercer atividades profissionais do jornalismo, mas também nas áreas ocupadas por publicitários, radialistas, químicos, arquivistas, guardador e lavador de veículos.

 

NA BOCA DO POVO
A colunista Fábia Oliveira, de “O Dia”, soltou uma informação que explodiu como uma bomba nos meios televisivos. Sem dar nomes, ela contou que um empresário de televisão está sendo traído pela esposa. E que a segunda via escolhida pela cara-metade é outra mulher. Diz ainda, a colunista, que até mensagem em rede social a “outra” já postou, chamando o marido traído de corno e frouxo, entre outras barbaridades.
 

NO EITO
Quarta-feira, 13 de novembro de 2019. Até esse dia, e desde 1º de janeiro deste ano, foram ajuizadas no Ministério Público de Mato Grosso do Sul, 2.710 ações e oferecidas 28.665 denúncias. No mesmo período, a instituição presidida pelo procurador-geral Paulo Cezar dos Passos protocolou, também, 332.073 manifestações de 1º Grau e 23.874 de 2º grau, além de 663 recursos acionados junto aos tribunais superiores, na área criminal.
 

POIS É...
Hoje, Proclamação da República. Que República? Alguém pode me explicar?
 

AVISO
Por conta do feriado de hoje, a coluna não circulará amanhã. Retornaremos normalmente no domingo.
 

RECADO
Adorei as palavras do Papa Francisco, proferidas dias atrás: "Quando tiver vontade de falar mal do outro, morda a língua". Se o conselho for seguido à risca, aqui em Campo Grande vai ter uma verdadeira poluição de línguas inchadas...Algumas, até, correndo o risco de serem decepadas.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Se nada mudar, invente, e quando mudar, entenda. Se ficar difícil, enfrente, e quando ficar fácil, agradeça. Se a tristeza rondar, alegre-se, e quando ficar alegre, contagie. E quando recomeçar, acredite, você pode tudo. Tudo é possível pelo amor, e pela fé que você tem em Deus!”
 

NA LEMBRANÇA
Hoje é dia de telefonar para dar os parabéns ao prefeito de Manaus e ex-senador Arthur Virgílio, que completa 74 anos. Amazonense de Manaus, ele, além de político, é um grande orador, debatedor e escritor. Por isso, fechamos a coluna de hoje com uma frase dele: "Quando o governo conversa para pedir é uma gueixa. Quando está com o poder na mão, é um samurai traiçoeiro."

 

Fotos: Gabriel Santos

Os irmãos, engenheiro ambiental Nereu Fontes e a advogada Meire Fontes

 

O superintendente do Procon MS, Marcelo Salomão e o advogado Munir Sayegh

 

O engenheiro elétrico Kenner Ozório e a namorada Gleice Pereira

 

O diretor do Senai, Rodolfo Mangialardo, e o professor do Insted, Marcos Costa

 

A professora da UFMS, Ordália Almeida, e o marido, administrador de empresas, Willians Melo

 

O assessor jurídico do TRT, João Mosimann, e a jornalista Elizete Alves

 

O dentista Mário Fonseca Filho e a esposa, Célia Maciel Ferreira