fernandosoares_14-11-2019

Edições anteriores

EXPECTATIVA
Se tem alguém aqui em Mato Grosso do Sul com legitimidade para bater no peito sobre sua amizade com o presidente Jair Bolsonaro, é o deputado estadual Cel David dos Santos. Com a saída do mito do PSL, criando o novo partido Aliança pelo Brasil (APB), é dado como certo que David seja o presidente da sigla no Estado.
 

POIS É...
Os produtores rurais não são contra o aumento do Fundersul, mas são contra o desvio de finalidade. O imposto foi criado para atender na manutenção de estradas e pontes da zona rural, em todo o Estado. As estradas pertencentes ao governo estão uma maravilha, mas as estradas municipais, daquele pedaço do Fundersul que é destinado aos municípios, lamentavelmente os produtores ficam a ver navio. A revolta é pelo fato de ver estradas vicinais municipais em péssimas condições e o governo querendo fazer asfalto em avenidas, com o dinheiro do homem do campo, enquanto o produtor chora para tentar escoar sua produção.


NO DIÁLOGO
Um dos sócios contrafeitos é Paulo Ponzini. Para ele, a presidente Maria de Fátima Corado Gabriel, e demais membros da diretoria do Clube Estoril, precisam explicar, entre outras coisas, os motivos pelos quais a entidade não recebe às segundas o pagamento de mensalidades vencidas aos domingos. Nada que um bom diálogo não resolva e esclareça, até porque, trata-se de um clube gabaritado e de prestígio, dirigido por pessoas comprometidas em prestar atendimento de excelência aos associados. Né, mesmo?
 

VENDETA
Segundo Deise Marques, a decisão de extinguir o Seguro DPVAT teria sido uma vingança do presidente Jair Bolsonaro contra o deputado federal Luciano Bivar, presidente nacional do PSL. Bivar, observa Deise, é dono da seguradora Líder, que é a gestora do seguro. Um pingo é letra.
 

SONHANDO ALTO
Depois de nocautear o baiano Genivaldo Santos com um golpe demolidor no fígado, o peso-pena Luiz Cláudio “Punhos de Aço”, natural de Coxim, está disposto a buscar títulos intercontinentais. Primeiro, quer o título latino-americano. Segundo o Conselho Nacional de Boxe (CNB), ele é o atual campeão da categoria.
 

LIVRE PARA AMAR
Depois de romances com o músico Rafael Rocha e o ator Igor Angelkorte, a atriz Camila Pitanga assumiu sua homossexualidade. Revelou que está in love com a artesã Beatriz Coelho. A temporada é de abrir armários. Os atores Reinaldo Gianechini e Bruno Gadiol (de “Malhação”) recentemente fizeram o mesmo. Gianechini contou que já teve relações com pessoa do mesmo sexo e Gadiol confessou ser homossexual.
 

NEGRITUDE
Vovô, fundador do Ylê-Ayê, o bloco que é uma das marcas registradas de maior apelo popular e cultural da Bahia, adorou a passagem por Campo Grande. Ele esteve na festa Samba da Valu-Consciência Negra. A iniciativa de Silvana Valu merece, de fato, os mais rasgados elogios. O Cordão da Valu é, para Campo Grande, o que o Ylê-Ayê e Vovô são para a cultura baiana e brasileira.
 

MÁFIA
 Segundo o jornalista e advogado Thiago Gomes da Silva, uma rede mafiosa age nos bastidores, na tentativa de derrubar medida governamental que institui, para início a partir do ano que vem, a Cota Zero de pescado em Mato Grosso do Sul. Em um artigo que está dando o que falar, o jornalista revela a existência de um grupo que se aproveita da falta de fiscalização na fronteira Brasil-Paraguai, em Porto Murtinho, para lucrar com a captura e o comércio clandestinos de pescado. O grupo tem pescadores profissionais e até integrantes de forças policiais operando, denuncia o artigo.

 

GARANTIA
O presidente reeleito da Associação dos Produtores de Biocombustíveis de Mato Grosso do Sul (Biosul), Roberto Holanda Filho, é quem está afiançando: a decisão presidencial que flexibiliza as regras de controle na exploração de cana-de-açúcar, no Pantanal e na Amazônia, não traz risco ao ecossistema. Ele assinala que a medida apenas alarga a abertura para financiamentos aos investidores do setor, mas as regras de controle e de afirmação da sustentabilidade continuam rígidas e prevalecendo.
 

EM BAIXA
Parece que os dias do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) tornam-se noites, especialmente desde que seu nome foi rifado da indicação para a embaixada do Brasil nos EUA. Se for medir sua popularidade pela audiência das entrevistas e programas dos quais participa, a realidade é implacável. No Programa do Ratinho, por exemplo, sua entrevista rendeu ao SBT uma audiência pífia, até agora a pior do polêmico apresentador, neste ano. Uma faixa de assistência em torno de seis pontos, nos mesmos níveis obtidos pela audiência na entrevista do ministro Sérgio Moro.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Deve ser perdoado somente quem percebeu que estava errado, caso contrário, enquanto você estiver perdoando, o outro estará convencido de que pode fazer qualquer coisa, porque no final ele sempre será perdoado”.
 

NA LEMBRANÇA
No dia 14 de novembro de 1840 nascia, em Paris, o pintor Claude Monet. Um dos principais representantes do impressionismo, ele deixou para a humanidade obras como Impressão, Nascer do Sol, O Vestido Verde e a série de quadros Nenúfares, além da frase "Eu amaria pintar como o pássaro canta". Monet morreu no dia 5 de dezembro de 1926, em sua casa de Giverny, na França.

 

Fotos: Gabriel Santos

Regina e o empresário Luiz Carlos Mossin

 

Vera Mayer, da Fundação de Cultura, e a empresária Cris Medeiros

 

Simone Ribeiro e o marido, empresário, Rodrigo Juliace

 

Os médicos, Ruth e Marco Bonini

 

Os empresários, Adriano e a esposa, Graciela Amaral

 

Os empresários, Flávio e a esposa, Patrícia Carvalho

 

O comerciante João Ricardo e a esposa, Edmara Aniz

 

DIA DO PANTANAL
 No coração da América do Sul, o Pantanal desempenha um papel fundamental na conservação da biodiversidade. Esse imenso reservatório de água doce, maior área úmida continental do planeta, é importante para o suprimento hídrico, a estabilização do clima e a conservação do solo. Além de ser fonte de vida para diversas espécies animais e vegetais, atuando como um gigantesco berçário para todas elas.