fernandosoares_12-11-2019

Edições anteriores

TORNEIO DE COSTELAÇO

 

 

Fotos: Gabriel Santos

Assim como em Barretos, em sua tradicional Festa do Peão, tem o tradicional concurso da “Queima do Alho”, onde as comitivas se apresentam para fazer o melhor arroz carreteiro, sobre uma trempe improvisada, no Clube do Laço Comprido de Campo Grande criaram o Torneio Internacional Costela Fogo de chão. O evento trouxe equipes da Venezuela, Paraguai, Saltinho e Ribeirão Preto, de São Paulo, Minas Gerais e, de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas e Campo Grande, para mostrar a melhor costela assada no chão. Não era para tanta gente assim, cerca de 300 pessoas compareceram para saborear as costelas. E a premiação ficou em nossa Capital mesmo. O grupos MS Qually BBO, comandando pelo empresário Rafael Vallér, faturou o primeiro lugar do concurso. Os jurados entenderam que a melhor costela assada, que derretia na boca e com sabor diferenciado, era da equipe MS Qually BBO. A proposta é que o concurso seja realizado a cada ano. A Fundação de Cultura do Governo do Estado, foi a primeira a apoiar a ideia, que promete uma nova competição na segunda edição, prevista para ano que vem. Confira alguns flashes...

 

O tradicional churrasco de chão trazia costela, carne suína, frango e peixe, assados na brasa por diferentes equipes

 

O empresário Ricardo Thomaz e a esposa, Daniela Fontoura

 

O titular da coluna com o sobrinho, advogado Myller Borges

 

Um dos sócios do CLC, Abeldes Júnior, e o empresário campeão do concurso, Rafael Vallér

 

Os irmãos, Eduardo e um dos sócios do empreendimento CLC, Juliano Arca

 

Adriano Oliveira, Jonas Nascimento, Diego Costa e André Medina

 

Sandro Fanchini, Tárcio Aziz, Daniel Gomes, Taverson Cabrera e Kiko Espindola, formavam, a equipe MR Smoker

 

 

 

CONTRAPONTO
 Em nota oficial elegante, mas de implícito recado com endereço bem certo e bem sabido, o presidente da Associação dos Criadores (Acrissul), Jonathan Barbosa, expressou a posição da entidade apoiando o Fundersul. Jonathan é pecuarista e tucano, assim como seu amigo e correligionário, o governador Reinaldo Azambuja. E a nota da Acrissul foi mais uma dura resposta aos ataques do ex-presidente Chico Maia, que tenta mobilizar a classe ruralista contra o Fundo.

 

SEIS E MEIA DÚZIA
Quando se imaginava que a demissão de Christian de Castro, da direção da Ancine (Agência Nacional de Cinema), abriria um vão de novos ares para a entidade, eis que a nomeação do novo secretário-geral de Cultura fechou ainda mais os dutos de oxigênio para a arte nacional. Rodrigo Alvim, aquele mesmo que grosseiramente atacou a atriz Fernanda Montenegro, trouxe mais escuridão. E a presidência ainda tira a Cultura do Ministério da Cidadania e a arremessa para o Turismo, comandado por ele mesmo, sim, o suspeito homem dos laranjais do PSL, Marcelo Álvaro Antônio.
 

DESEMPENHOS
O prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa (MDB), volta a sorrir pelos mesmos motivos que o projetaram na vida pública: a fama de bom gestor. O seu município, segundo levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), é o primeiro do ranking nacional de melhor gestão fiscal. E isso não é pouco: o levantamento avaliou nada menos que 5.570 municípios.
 

SOBÁ EM CORUMBÁ
Tatiane Furuse e Miguel Horta, diretores do longa-metragem “Sobá, Trilhos e Silêncio”, desembarcarão em Corumbá, no meio da semana. Vão para participar como convidados especiais do circuito de cinema inserido na programação do 15º Festival América do Sul Pantanal. A exibição de “Sobá...” está agendada para as 13h30, de quinta-feira, no Centro de Convenções Pantanal, Porto Geral. O filme, que teve suas locações em Campo Grande, Sidrolândia e Terenos, conta a história de Elisa (Tati Furuse), uma jovem descendente de japoneses, em busca de suas origens. No elenco, dois artistas globais, Chao Chen e Renato Rabelo (este, agora na Record).
 

POTÊNCIA
Uma das organizações mais representativas e atuantes do gênero em Mato Grosso do Sul, o Sindicato dos Fiscais Tributários (Sindifiscal-MS) está vivendo dias de intensa disputa, com a sucessão da diretoria. As chapas que se enfrentam são lideradas por Francisco Carlos de Assis, o Chiquinho, e Pablo de Barros Campos Marques. A eleição será no próximo dia 23. A entidade representa 472 trabalhadores associados, em atividade, e mais 702 aposentados.
 

O QUE DIZEM
 De Antonio Porto, músico, intérprete, compositor: “O ser humano mais evoluído que existe é o índio”.

 

TALENTOS PRECOCES
Que o Brasil tem excelentes instrumentistas, não há dúvida, sobretudo no gênero mais exigente, a música clássica. O que falta é ampliar as oportunidades. Um exemplo são os programas que dão visibilidade e ajudam a fomentar a descoberta de talentos, como faz o “Prelúdio”, da TV Cultura de São Paulo. Agora em nova roupagem, o “Prelúdio” marcou para este domingo sua terceira eliminatória no reality show que premia o vencedor ou vencedora, com cursos de música na Hungria. Na segunda eliminatória, brilharam o classificado Diogo Albuquerque, um pianista de apenas 11 anos, e o terceiro colocado, um violoncelista de 15 anos.
 

PALAVRA DE ÍNDIO
Eriki Miller Lima Paiva, um nativo terena da Terra Indígena Taunay-Ipegue, em Aquidauana, acadêmico do curso de Ciências Biológicas, esteve no grupo seleto que protagonizou o VI Colóquio Internacional “Educação Superior e Povos Indígenas e Afrodescendentes na América Latina: Múltiplas Formas do Racismo e a Discriminação Racial”. O evento, realizado de cinco a nove deste mês, em Buenos Aires, na Argentina, deu destaque ao trabalho de Eriki, o artigo “Kohépiti ihíkauvoti – as faces do racismo praticado contra alunos indígenas no ensino superior”.
 

FESTA NA FRONTEIRA
Cabelões, motores roncando, guitarras e baterias estremecendo – e a efervescência jovial do apelo à paz e ao amor são os apelos para quem for a Ponta Porã, nos dias 14, 15 e 16, período em que acontecerá o Festival Internacional da Cerveja Artesanal. O som eletrizante do rock and roll promete agitar as galeras, com embalo garantido por parte de grupos como O Bando do Velho Jack, Whiski de Segunda e Tonho Sem Medo. A promoção é da Prefeitura de Ponta Porã e bandas paraguaias, como as da cidade limítrofe na faixa divisória, Pedro Juan Caballero, que também devem marcar presença.
 

FESTA NA FRONTEIRA II
Em outro ponto da fronteira Brasil-Paraguai, na carismática cidade de Porto Murtinho, aconteceu o carnaval fora de época, iniciado na sexta-feira, 8, com fechamento no domingo, 10. Na animação, havia bandas baianas e locais, entre as quais Parangolé, Axé Mixx, Negrolô, além de Paola (a Anita do Pantanal) e o DJ Katrac.

 

PENSAMENTO DO DIA
“Nunca me arrependi das coisas erradas que fiz. Só me arrependo das coisas certas que fiz para as pessoas erradas”.
 

NA LEMBRANÇA
O leitor conhece Paulo César Batista de Faria? Não? E Paulinho da Viola? Aí, sim. Pois é, esse é o nome de batismo do sambista que nasceu há exatos 77 anos, no Rio de Janeiro. Filho de peixe – seu pai, César Farias, era músico do grupo de choro Época de Ouro – Paulinho da Viola é um portelense de coração, além de ser um cantor e compositor dos bons. O título de uma de suas canções, "Foi um rio que passou em minha vida", é a frase que fecha a coluna de hoje, para lembrar que, em nossas vidas, há muitos rios que vão...