fernandosoares_09-11-2019

Edições anteriores

MAIS HOMENAGENS

 

 

Fotos: Luciana Nassar

Em comemoração aos 42 anos da Assembleia Legislativa, a população vem assistindo a uma série de homenagens ás personalidades que ajudaram e ajudam a fazer um Mato Grosso do Sul melhor. Um dos exemplos disso, foi a homenagem que o respeitado advogado Cleomenes Nunes da Cunha, recebeu. Ajudou na elaboração da Constituição do Estado, quando a redigiu ao lado dos deputados constituintes. Foi, por muitos anos, o braço direito de vários presidentes e um dos criadores do curso de Direito, na antiga Fucmat, hoje UCDB. O reconhecimento não para por aí. Jericó Matos, atual diretor financeiro do Legislativo Estadual, é outro belo exemplo de homem público que nunca deixou manchar o legislativo estadual. Atuando de forma correta e dentro dos princípios éticos, foi merecidíssma sua homenagem. Já os conselheiros aposentados do Tribunal de Contas, José Ancelmo dos Santos e Osmar Dutra, quando se fala em Mato Grosso do Sul, são a verdadeira identidade do Estado.

 

Os deputados, Rinaldo Modesto, Paulo Corrêa e Zé Teixeira, homenageando uma das maiores inteligências que a Assembleia já teve: o jurista Cleomenes Nunes da Cunha

 

O deputado Herculano Borges homenageando o querido conselheiro, aposentado, Osmar Dutra

 

O deputado Estadual Pedro Kemp homenageando a servidora e cerimonialista Severina Silva

 

José Ancelmo foi secretário de Fazenda, na gestão de Wilson Barbosa Martins, e Osmar Dutra secretário de governo, na gestão de Pedro Pedrossian e, por fim, os servidores, Severina Silva, que atualmente comanda com desenvoltura o cerimonial do legislativo estadual, pessoa de um relacionamento fácil de lidar, respeitada e de uma elegância no que faz, e Joel Cavalcante, que se aposentou, recentemente.

 

Joel serviu por mais de 30 anos o legislativo estadual, funcionário exemplar e muito querido, deixando o cargo de cabeça erguida e com o dever cumprido. São reconhecimentos assim, que fazem o trabalhador querer fazer sempre mais e melhor, servindo de exemplos para essa nova geração. Sempre falo: tenho orgulho quando vejo servidores, depois de 30 anos de serviços prestados, encerrar a profissão sem macular o posto que ocuparam, coisas raras nos dias de hoje... Veja alguns flashes...

 

Os deputados, Neno Razuk e Lídio Lopes, homenageando o diretor-financeiro da Assembleia Legislativa, Jericó Vieira Matos

 

O deputado estadual Cel. David dos Santos homenageando o eterno conselheiro do tribunal de Contas, José Ancelmo dos Santos

 

O deputado João Henrique Catan homenageando o servidor, aposentado, Joel Cavalcante

 

 

 

JOGADA DE RESGATE
O futebol de Mato Grosso do Sul ainda está longe de reeditar seus melhores dias. Faltam organização, direção arejada, modernidade na gestão, compromissos e investimentos em alguns itens fundamentais. Um deles está assegurado. Trata-se da revitalização do Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão. No meio da semana, o trio Marcelo Turine, reitor da Universidade Federal (UFMS); Carlos Alberto Assis, assessor especial do Governo do Estado; e Marcelo Miranda, diretor-presidente da Fundação de Esportes (Fundesporte), anunciou as primeiras etapas da reforma. O campo de futebol estará liberado para o Campeonato Estadual de 2020, que contará com a presença do Operário e do Comercial de Campo Grande. Após a competição, terá início a segunda etapa das obras.
 

PENDENGA
 Na polêmica sobre o Fundersul, há quem jure que existe algo de pessoal nos ataques do publicitário Chico Maia, ex-presidente da Associação dos Criadores (Acrissul), ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Maia chegou a ser visto, durante um bom tempo, como emérito aliado e colaborador de Zeca do PT, em algumas demandas. Mas não foi por causa disso que presidiu a Acrissul, em dois mandatos. Seu sucessor na entidade, o ex-deputado Jonathan Barbosa, é tucano e amigo do governador.


DESCENDO A LADEIRA
Cada dia tornam-se mais indecentes e sórdidas as postagens de determinados seguidores do “capetão” nas redes sociais. É preciso tomar bastante cuidado com pessoas que entram em redes sociais a pretexto de debater ou defender posições, mas, na verdade, interessadas em extravasar suas imundícies conceituais. O melhor a fazer é ignorá-las. Ou, se for o caso, denunciá-las criminalmente.
 

REVIVAL PANTANEIRO
A liberação – por despacho presidencial – do plantio de cana-de-açúcar na região pantaneira, atendeu antiga expectativa de grupos empresariais que, no início dos anos 1980, viram suas intenções demolidas pela mobilização popular em Mato Grosso do Sul. A tentativa de escancarar áreas do Pantanal para investimentos em usinas sucroalcooleiras foi barrada por protestos políticos e populares, sobretudo a grande passeata que levou milhares às ruas de Campo Grande, durante o governo de Pedro Pedrossian. Agora, quase 42 anos depois, parece que semelhante cenário está para se abrir.
 

PRIMAZIAS
A coluna já havia antecipado, há mais de ano, que seria renhida e das mais encarniçadas a disputa nos bastidores partidários para ganhar o direito de indicar o nome para a vice-prefeitura, na chapa do prefeito Marquinhos Trad (PSD), em 2020. A vice-prefeita Adriane Lopes, esposa do deputado estadual Lídio Lopes (Patriota), está em boa consideração com o prefeito. Mas a perspectiva de uma coligação com o PSDB deve implicar, naturalmente, na cessão da vaga a um tucano. Por essas e por outras...
 

ALTA RODA
Preparem-se: vem bomba por aí, atada no rastilho que foi estendido em um dos atalhos que levam ao processo sucessório de importante entidade classista. Já se sabe que cargos e influências das mais variadas, algumas impublicáveis, constam da carta de privilégios à disposição dos manda-chuvas do pedaço.
 

ORDINÁRIO, MARCHE!
Só faltou a deputada federal Bia Cavassa (PSDB/MS) vestir uma farda de tão feliz que ficou após ouvir do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que a sua cidade de Corumbá é uma das duas escolhidas pelo governo federal, no Estado, para implantar unidades do projeto-modelo de escolas militares. A outra escolhida é Campo Grande.

 

ORA, VIVAS!
O Senado deu ao Brasil um aceno de esperança, nas liberdades democráticas e na afirmação de uma sociedade plural e humanizada. Com o voto unânime de seus senadores, para aprovar a PEC que torna inafiançável e imprescritível o crime de feminicídio, a Casa contra-atacou com vigor e autoridade as agressões descabidas de setores extremistas de direita que apregoam seu fechamento.
 

ADEUS
Sentidos pêsames à família do economista e administrador Antonio Alcione Ferreira Gonçalves, 75 anos, que nos deixou na tarde de quinta-feira (7), em Campo Grande, vítima de embolia pulmonar. Era casado com Jane Abuhassan Gonçalves e deixa dois filhos. O sepultamento foi ontem. Que Deus o receba de braços abertos.
 

PENSAMENTO DO DIA
As pessoas abandonam-te sem se importar com o que você vai sentir, mas depois ficam furiosas quando percebem que você pode viver perfeitamente sem elas.
 

NA LEMBRANÇA
Se estivesse vivo, o astrônomo Carl Sagan completaria, hoje, 85 anos. Novaiorquino do Brooklyn, ele foi consultor e conselheiro da Nasa, na década de 1950, estudando as atmosferas e superfícies interplanetárias. Também era escritor e ganhou o Prêmio Pulitzer, por Dragões do Eden, em 1978. Como um dos grandes divulgadores da ciência, combateu o misticismo, superstições e crendices e popularizou a astrofísica com a série de TV Cosmos, em 1980. Tinha uma bela frase para definir o relacionamento entre o homem e o universo. "O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tão pouco lhe é adverso: é-lhe indiferente". Sagan morreu aos 62 anos, após lutar dois anos com uma mielodisplasia.

Divulgação

Quem queria ver mulher bonita era só ter ido, no último dia 02, ao Rádio Clube Cidade, no concurso Miss Models, que reuniu, na grande noite, três categorias: Miss Globo, Miss Diva e Miss Plus Size. O evento foi organizando por Beth Marques e Nildo Campos. O 1º lugar do Miss Plus Size MS, foi para minha amiga de infância, Lucyanne Scariot Batista. Ela conquistou o título, após superar uma depressão pela perda de seu pai, há dois anos, revelando em todos os sentidos da vida que ela pode ser chamada de "Uma linda Mulher". Bela como poucas, rosto perfeito que dispensa qualquer truque, coração grandioso e uma mulher exemplar, apaixonada pela família e pela vida, coração solidário e amiga de suas amigas. Precisa dizer mais alguma coisa? Merecido o titulo.