fernandosoares_06-11-2019

Edições anteriores

ENCONTRO ESPECIAL

 

 

Fotos: Gabriel Santos

A noite da última sexta-feira marcou o encontro do prêmio Personalidade do Ano a engenheiros e colaboradores, sobre Saneamento e Meio Ambiente, promovido pela ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, em parceria com UFMS, UCDB e o Crea. O evento reconheceu várias personalidades da engenharia e, ainda, revelou, com o Prêmio Engenheiro Frederico Valente, como Personalidade do Ano, o engenheiro e professor da Universidade Federal de MS, Carlos Nobuyoshi Ide. Também foi homenageado com o certificado de honra ao mérito o saudoso professor Gilson Arima, in memoriam, no ato representado pelos filhos, Débora e Bernardo Arima. Outros profissionais da área, como Adriana Galbiati, Ana Cristina Franzoloso, Ana Paula Teles, Bruno Maddalena, Débora Rezende, Eduardo Romero, Maria de Lourdes Tapparo, Paulo de Tarso de Oliveira, além do Grupo Acaba e Tribunal de Contas de MS, todos comprometidos com a universalização do saneamento e com a preservação do meio ambiente, também tiveram seu reconhecimento. Confira alguns flashes...

 

Deborá e Bernardo Arima recebendo homenagens pelo pai, in memória, Gilson Arima

 

A gestora ambiental Ana Cristina Franzoloso e Andréa Jafar Zafalon

 

A arquiteta Débora Rezende, Adriana Tannus e Andréa Jafar Zafalon

 

As engenheiras ambientais, Ingrid Cecília Walquer, Danielle Amorim Freitas de Souza e Thais Caregnatto Thomé

 

O presidente da ABES, Aroldo Galvão, Carlos Nobuyoshi Ide e o reitor da UFMS, Marcelo Turine

 

Os engenheiros, Fausto Mato Grosso e Nereu Fontes

 

Marisa Valente, o filho, Rafael, e a nora, Clesiane Valente

 

O presidente da Sanesul, Walter Carneiro Jr, e o presidente da Águas Guariroba, Themis Oliveira

 

José Carlos Tapparo e a esposa, engenheira Maria de Lourdes Vilela Tapparo

 

 

 

EM EVIDÊNCIA
A presença de Joel Pizini no “Conversa com Bial” evidenciou o conceito que o cineasta tem no País e o prestígio consolidado no eixo cultural Rio-Sampa. Em Dourados e Campo Grande, cidades onde morou nos anos 1970-80, muitos de seus contemporâneos assistiram à entrevista.
 

PATICUMBUM
No próximo sábado, 8, a quadra da Escola de Samba Igrejinha vai receber a multidão de sambistas que alegram as temporadas de festas locais. O III Samba da Valu é o ótimo pretexto cultural para a Noite da Boemia. Entre as atrações, o Valu Samba Trio, Marta Cel e os passistas da escola.
 

MAJESTADES
O cantor, compositor, poeta, contador de “causos” e apresentador Rolando Boldrin faz, há décadas, o melhor e mais completo programa de tevê dedicado à música popular brasileira: Senhor Brasil. Claro, outros titulares de programas semelhantes, como Inezita Barroso, de saudosa memória, merecem a reverência, mas o forte dela era a música sertaneja.
 

MAJESTADES II
Em seu programa, Rolando Boldrin dá visibilidade aos diferentes gêneros musicais, com uma ênfase diferenciada nas obras de composições melódicas e poéticas criativas. Assim, ele divulga, resgata e promove a arte que existe no forró, baião, xaxado, maxixe, carimbó, côco, samba, frevo, maracatu, jazz, vanerão, moda de viola, chorinho, bossa-nova e dezenas de outros gêneros e estilos.

 

FROTA EXTRA
A Polícia Federal reforça sua frota com veículos apreendidos de traficantes condenados pela Justiça. Em Dourados, os agentes agora contam com um Dodge Challenger, possante modelo de luxo. Esses carros, porém, ainda não podem ser usados nas operações repressivas ou de policiamento, mas somente em atividades como a escolta de presos ou deslocamentos protocolares.
 

AJUSTE
A ida, ontem, do presidente Jair Bolsonaro ao Congresso, para entrega de três propostas de reforma nas áreas fiscais, veio com a promessa do ministro Guedes, dizendo que reformas vão "transformar o Estado"... Só se for, porque os Estados, nesses 11 meses de governo federal, só estão nas promessas.

 

OUTRA FACE
Um documentário bombástico está para ser exibido em breve, focalizando a história de Renato Aragão e dos Trapalhões, com recorte enfático no talento e nos traços pessoais pouco simpáticos do humorista cearense. O Didi que é revelado no documentário, reforçado por depoimentos de quem trabalhou com ele, ou para ele, mescla sua inventividade artística com o egocentrismo e caprichos que arranham a imagem carismática forjada durante décadas de sucesso.
 

OUTRA FACE II
Entre alegrias e decepções, o outro remanescente de “Os Trapalhões”, Dedé Santana, segue sua sina. A idade (83 anos) não o impede de fazer o que gosta: arte circense e humor. Filho de um famoso palhaço (Picolino) e uma contorcionista, ele foi criado por uma família circense de ciganos. Atualmente, com o seu circo, viaja pelo País. São constantes suas visitas a Mato Grosso do Sul, estado onde é representado pela ex-miss Nova Alvorada do Sul, Beth Marques.


VENDETTA
Ex-prefeito anda inconformado com punição que considera descabida por parte de um conselheiro do Tribunal de Contas, que foi designado para relatar o processo. Promete ir à forra. Só está aguardando o resultado de um recurso que impetrou contra a decisão da Corte, que referendou o parecer do conselheiro.
 

PRINCESA FESTIVA
Depois da agitada Pantaneta, Aquidauana viveu, no domingo passado, mais um grande evento festivo. Foi a inauguração da Rádio FM Avenida 91, que substitui a antológica Rádio Difusora. A antiga emissora, graças a um elogiável investimento de resgate histórico, foi adquirida e repaginada pela família Nogueira. O patrimônio remanescente está muito bem guardado e conservado como relíquia e documento da história regional.
 

PENSAMENTO DO DIA
“O que você pensa sobre mim não vai mudar quem eu sou, mas pode mudar o meu conceito sobre você”.
 

NA LEMBRANÇA
O presidenciável Ciro Gomes completa, hoje, 62 anos. Paulista de Pindamonhangaba, ele construiu sua carreira política no Ceará, tendo sido o mais jovem prefeito da história de Fortaleza e governador do estado. Aliado de Lula, desde 2002, só o abandonou depois da prisão de Lula, tendo sido seu ministro da Integração Nacional, no primeiro mandato. Recentemente, rejeitou a tese de mais quatro anos para o presidente. "Terceiro mandato é produto de falta de assunto de um punhado de políticos desocupados", disparou em um debate.