fernandosoares_02-11-2019

Edições anteriores

SOLIDARIEDADE

 

 

Fotos: Gabriel Santos

O leilão realizado em prol da Casa da Criança Peniel, entidade beneficente que já acolheu mais de 700 crianças e adolescentes, foi um sucesso. A organização esteve a cargo do ex-senador Delcídio do Amaral e do empresário Cláudio Godoy, do Canal do Boi. Juntos, arrecadaram brindes, gado, obras de artes e, até, camisetas de diferentes times de futebol, assinadas pelos jogadores, conseguindo mais de R$ 120 mil reais. A noite terminou com um jantar preparado pelo Helinho Gomes, que faz seu tradicional macarrão frito acompanhado do tradicional arroz carreteiro e o famoso feijão tropeiro, acompanhado de muita salada. Quem foi, era só elogios. Confira alguns flashes...

 

O empresário Cláudio Godoy e a esposa, Rosana

 

O promotor de Justiça, Clóvis Smaniotto, e a noiva, Cláudia Fuente

 

Os pecuaristas, Belaus Pereira Júnior, Fernando Barreto e Lucas Pineis

 

O fazendeiro Ivo Reich e a esposa, Vera

 

Célia Leandro e a presidente da Peniel, Joelma Fachini

 

O ex-senador Delcídio do Amaral e a esposa, Maika Amaral

 

Os empresários, Carolina Moura e Derek Godoy

 

O deputado estadual Neno Razuk e o apresentador de TV, José Marques

 

Aline e o marido, marchand dos bons, Omar Ayoub

 

 

 

VÁ ENTENDER...
Chamar de "amor" e "amada" virou lugar comum nas redes sociais. Até as palavras perderam sentido. Valha-me, Deus.!
 

DIFÍCIL
 Essas lembranças do facebook, às vezes, são literalmente um porre. Vira e mexe, lá aparecem uns trates, uns entulhos, uns engôdos, uns encostos, uns aproveitadores, uns nojentos, que você simplesmente quer esquecer que passaram pela tua vida. Vixi! Deve ser coisa de satanás. Saravá, meu pai... Difícil...

 

QUE TAL?
Essas notícias de políticos que foram condenados, para mim já tem gostinho de piada. Adianta, se em pouco tempo são soltos? Ontem, o que a gente viu na TV, em cena de políticos enlameados até o pescoço com a sujeira da roubalheira, como Rosinha e Garotinho, bebendo vinho após deixarem a cadeia, foi simplesmente revoltante. Eita, STF bosta!....
 

CHAGA SOCIAL
Os moradores de rua, dependentes químicos ou não, são, em sua grande maioria, filhos das desigualdades sociais, não somente econômicas, mas também culturais e políticas, como nos casos do preconceito, da rejeição e da repressão ideológica ou psicológica. Não significa, porém, que não envolvam questões de segurança pública, também. Este colunista, cidadão que tem olhar humano para essas pessoas e reivindica proteção e acolhimento para elas, também tenho o direito de ser protegido contra eventuais agressões de quem perambula pelas ruas em abstinência e disposto a qualquer coisa para conseguir a droga. Assim, que as autoridades e a sociedade encontrem fórmulas justas, humanas e eficazes para tratar desta questão, sem ferir direitos fundamentais das pessoas, mas protegendo-as, tanto as que vivem nas ruas ao léu como a quem transita por elas, com riscos à sua integridade física.
 

CHAGA SOCIAL II
Para buscar respostas ao complexo desafio dos moradores de rua, a Santa Casa de Campo Grande, liderada pelo presidente Ezacheu Nascimento, reuniu diversos interlocutores políticos, classistas e sociais. A deliberação principal foi criar uma comissão que encaminhará as demandas e propostas aos órgãos competentes. No aspecto social, já tem gente posicionada. O advogado e pastor Mílton Marques, líder do Ministério Pentecostal Tabernáculo da Glória, já se dispôs a acolher de 10 a 30 dependentes químicos que estão nas ruas. A Clínica da Alma, do MPTG, já cuida, atualmente, de quase 270 vítimas das drogas, que fazem tratamento espiritual.


PONTO DE ENCONTRO
Hotel da Capital ganha movimentação atípica, uma vez por mês. Um seleto grupo de mensalistas vai ao local para encontrar-se com agentes encarregados de recompensá-los, e muito bem, pelos bons serviços que prestam ao santo do andor, em razão da fidelidade.

 

LUTO NAS ARTES
O público ainda chorava por Jorge Fernando quando levou outro baque. Ex-mulher do famoso músico e compositor Sebastião Tapajós, a atriz, cantora, bailarina clássica e empresária Heloísa Raso morreu na quinta-feira, aos 64 anos, no Rio de Janeiro, depois de ser diagnosticada com trombone numa das pernas e sofrer um AVC. Seu último trabalho artístico foi o filme “Avental Rosa”, do compadre Jayme Monjardim, lançado em 2018, 26 anos depois de interromper a carreira para dedicar-se ao casamento com o empresário José Alfredo. Fez dezenas de novelas, filmes e peças de teatro. Na TV, interpretou personagens inesquecíveis, como a espevitada Ana Maria, a moça só de biquíni de bolinha amarelinha, na novela “Estúpido Cupido”.
 

DISPUTA DE PODER
A previsão de que a temporada eleitoral na fronteira, com as disputas municipais de 2020, será das mais conflagradas da história de Mato Grosso do Sul. Está levando as autoridades a tomar precauções, bem antes de começar o entrevero. O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, já apresentou – ou está para apresentar – ao governador Reinaldo Azambuja, um plano especial para a parte que caberá ao Estado. O processo de policiamento e proteção do pleito é das força s federais, que agem de forma articulada com as forças estaduais. Já se sabe que organizações criminosas pretendem conquistar ou controlar várias prefeituras.
 

A CÉSAR...
A Fadir (Faculdade de Direito, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) completou 10 anos e, em sinal de reconhecimento, homenageou os responsáveis por sua existência. Na galeria ilustre de homenageados, o ex-diretor do Centro de Ciências Humanas e Socais (CCHS), Luiz Carlos de Mesquita, que recebeu a placa “Professor Nelson Trad” e distribuiu carinho e agradecimentos.
 

PLANTA FECUNDA
Novas lideranças estão sendo estimuladas e preparadas pelos irmãos Trad, para a disputa de mandatos legislativos e executivos, em 2020. Na lista, nomes para o teste das urnas em municípios como Aquidauana, com a médica Viviane Orro, e Itaporã, com o jovem André Moura Brandão. A semente que vingou com a carreira do patriarca Nelson Trad, agora viceja no fecundo arvoredo dos filhos: senador Nelsinho Trad, deputado federal Fábio Trad e prefeito Marquinhos Trad.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Vivemos em um mundo ao contrário, onde o bom tem que ir ao psicólogo, para conseguir lidar com as coisas que o mau faz”.
 

NA LEMBRANÇA
Herbert José de Souza, o Betinho, completaria, hoje, 84 anos. O sociólogo mineiro, que se notabilizou por uma vida de lutas – primeiro contra a ditadura militar; depois, contra a fome no País, após sua volta do exílio; e por último contra a Aids, contraída numa transfusão de sangue, pois era hemofílico – foi até citado em músicas, como O Bêbado e a Equilibrista. Betinho morreu em 9 de agosto de 1997, no Rio de Janeiro, e deixou esta frase como legado: "O Brasil tem fome de ética e passa fome em consequência da falta de ética na política".