fernandosoares_01-11-2019

Edições anteriores

SESSÃO EM HOMENAGEM AO DIA DO MÉDICO

 

 

Fotos: Gabriel Santos

O Dia do Médico foi lembrado na Assembleia Legislativa, com a ‘”Medalha do Mérito Dra. Jeanne Elizabeth Wanderley Tobaru”, entregue aos profissionais que se destacam com serviços prestados à população sul-mato-grossense, criado pelo deputado Renato Câmara, e no ultimo dia 18 a noite ganhou sessão das mais prestigiadas na Assembleia Legislativa. Representantes da categoria de vários municípios se fizeram presentes.

A médica Jeanne Tobaru nos deixou em abril de 2010 e foi um belo exemplo de profissional capacitada. Criou o Hospital Proncor, era cardiologista de primeira e foi presidente da Sociedade de Cardiologia de Mato Grosso do Sul, em 1989. Parabéns ao deputado Renato Câmara pela bela iniciativa, e amanhã mostro mais flashes...

 

Os médicos, Nestor Muzzi, Ana Maria Rizzo e Maurílio Azambuja

 

Os médicos, Sérgio Furlane e Milton Nakau

 

As médicas, Patrícia Helena Teixeira e Paulina Trotta Abrão

 

O advogado João Vicente Muzzi, sua mãe, Fátima Muzzi, e os médicos, Ana Laura e Nestor Muzzi Neto

 

O médico André Augusto Wanderley Tobaru, filho da saudosa drª Jeanne, e o deputado Renato Câmara

 

Os médicos, Roberto Trindade, José Luís Mikimba Pereira e Rodrigo Monteiro

 

As médicas, Bianca Paraguassu e Raylla Nábila

 

Os médicos, Renato Vidigal e Manoel João da Costa Oliveira

 

O juiz aposentado, dr. Aleixo Paraguassu, sua esposa, Maria Conceição e o filho, empresário, Paulo Paraguassu

 

 

 

HORTAS POP
Esta, veio de encomenda para a turma da arte gastronômica: de 3 a 13 de dezembro, Beto Art´s estará ensinando a quem quiser aprender, técnicas de escultura em frutas e legumes. Soraya Lígia Sale é uma das locomotivas dessa hipercriativa solução para a vida saudável.
 

20 ANOS DEPOIS...
O Fundersul poderá sofrer algumas alterações, caso os deputados aprovem a proposta de ajuste fiscal, encaminhada ao legislativo estadual, pelo governo do Estado. Ano passado, o fundo arrecadou R$ 559,699 milhões. A ordem é aumentar em até 50% a contribuição do setor rural, tanto na pecuária como agricultura, criando mais duas faixas de cobrança.
 

QUE TAL?
No mesmo pacote enviado à Assembleia Legislativa, o governo quer reajustar as alíquotas do ICMS sobre a gasolina - de 25% para 30% - e sobre o etanol, baixar de 25% para 20%. A cota cobrada sobre o transporte intermunicipal de passageiros também cai de 17% para 7% e a isenção de Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) para pessoas de baixa renda.


CASAL EM FESTA
Ainda ecoam os sininhos de fadas e cupidos que fizeram festa para o casal Eduardo Haddad-Rosimeire Leal. Bodas de turquesa ou 18 anos de uma amarração feliz e duradoura.
 

HOMENAGEM
Vários bares e casas noturnas na Capital e no interior prestaram homenagens ao violeiro Ivo de Souza. Dos ambientes mais refinados aos espaços humildes, os músicos e frequentadores reverenciaram o grande músico e cantor, que morreu em um trágico acidente. No Bar do Gaúcho, o tributo reuniu o cantor Levi Vargas, com os violões de Vanderlei Rodrigues e Laurindo, sustentados pelo acordeão mágico de Nilsinho Chamamezeiro. Não faltou a clássica “Espero Ser Feliz”, que é uma das marcas registradas do Ivo.
 

 

AGENDA LOCAL
Boas ideias para melhorias na cidade fluíram durante a visita de Munir Sayegh e Eid Anbar, da Federação Nacional das Entidades Líbano-Brasileiras em Mato Grosso do Sul, à Câmara Municipal de Campo Grande. Na recepção aos ilustres visitantes, o vereador Júnior Longo, da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
 

COLETÂNEA HISTÓRICA
Anotem e não percam: no próximo dia 9, a apresentação das músicas do CD “Amigos Cantam o Poeta Guimarães Rocha”. Tem muita gente boa nesse álbum, de Geraldo Espíndola a Carlos Colman, de Galvão a Paulinho Simões... e muitos nomes de proa da arte musical sul-mato-grossense cantando a obra deste notável poeta.


IMPRESSOS!
Do jornalista Montezuma Cruz, sobre o fechamento de jornais impressos no Brasil: “A gente pode até ser taxada de saudosista. Mas quem nunca viu a rotativa girando e imprimindo, nem conheceu a velha Minerva ou as cata-folhas de antigamente, dificilmente se emociona com nossos comentários. No mínimo, pensam que estamos à margem da história. Mas que história tem o jornalismo imediatista e, muitas vezes, volúvel, pobre de texto, da atualidade?”
 

ADEUS
 Uma notícia que tira a alegria de quem conheceu de perto a querida e competente Cláudia Maria de Brito Rodrigues. Ela se foi... Muito ruim perder uma amiga tão cheia de alegria, em razão de um enfisema pulmonar. Foi Defensora Pública e era viúva do delegado Paulo Magalhães e irmã do desembargador do TJ-MS, Marcos José de Brito Rodrigues.

 

PENSAMENTO DO DIA
“Um dos piores defeitos é a ingratidão, que despreza e apedreja hoje, quem os beneficiou ontem”.
 

DATA NA LEMBRANÇA
No dia 1º de novembro de 1922, no Rio, morria o escritor Lima Barreto. Carioca, ele tinha 33 anos e era conhecido como o Romancista da Primeira República. Crítico virulento da sociedade da época, ele escreveu obras, como Recordações do Escrivão Isaías Caminha, Triste Fim de Policarpo Quaresma, O Homem que Sabia Javanês e outros contos. Com seu tom ácido, certa vez, cunhou a seguinte frase: "O Brasil não tem povo, tem público".