fernandosoares_30-03-2019

Edições anteriores

REFLEXO
O dólar continua fechando em alta, no maior patamar desde o começo de outubro, antes do 1º turno e a bolsa de valores despenca 3,6% com agravamento da crise entre governo Bolsonaro e Congresso. Se continuar assim, e se o Bolsonaro não fechar a boca, sei não!
 

SILÊNCIO
Tenho visto alguns depoimentos em ações porenriquecimento ilícito e improbidade administrativa, que os acusados estão tendo dificuldades em provar a origem dos recursos investidos em compra de fazendas, mansões e outras cositas más. É aquele velho ditado: nem sempre nos jardins dos poderes são flores...


GUERRA AVISADA
Demandas judiciais que estavam engasgadas há mais de 10 anos, envolvendo ex-integrantes de administrações estaduais e municipais, começam a ser desenroladas e as sentenças judiciais atingem figuras destacadas da política e colaboradores graduados. O tesourão começa a cortar várias cabeças, algumas delas entre as que enriqueceram da noite para o dia, sem receber herança ou ganhar na loteria.
 

VAI OU RACHA
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, não desanimou das tentativas de administrar Dourados. Continua acariciando o antigo sonho e talvez por isso avalie ser melhor chefiar uma poderosa secretaria estadual e continuar perto das bases, do que cumprir um mandato federal em Brasília, longe de casa. Dessa forma, terá as condições necessárias para enfrentar velho obstáculo: a forte e ampla concorrência, que já começa dentro do seu PSDB, com o deputado estadual Marçal Filho, pontuando em primeiro na recente pesquisa Ranking, seguido pelo colega de Assembleia, José Carlos Barbosinha (DEM).
 

ABANDONO
Ao Deus dará! Assim está o patrimônio da extinta RFFSA. As estações quase todas abandonadas, em ruínas. Parte dos trilhos já foi arrancada do leito original, em Campo Grande. Ainda restam os trilhos dos ramais da NOB (Bauru-Corumbá e Campo Grande-Ponta Porã), utilizados até pouco tempo por comboios de carga. Em tempos de integração e conquista de mercados asiáticos, via Oceano Pacífico, a ferro via é uma das soluções mais rentáveis nas conexões intermodais de escoamento.
 

EM BAIXA
Os números do Ibope não são os únicos que apontam o encolhimento do apoio popular a Jair Bolsonaro. Há outros indicadores de consumo reservado que confirmam a descida. O presidente, e seguindo orientação dos assessores militares, está trocando seus titulares das secretarias de Comunicação e de Imprensa. Está tirando Floriano Barbosa da primeira e enviando Alexandre Lara, da segunda, para a EBC. Para substituir Barbosa, seu preferido é o empresário e advogado Fábio Wajngarten, por quem o vereador Flávio Bolsonaro, filho do presidente, não morre de amores.
 

EM BAIXA II
No Ministério da Educação, a demissão do presidente do Inep, Marcus Vinícius Rodrigues, não apaga o papelão do ministro Ricardo Velez, nesse episódio dantesco do edita-revoga a avaliação federal de alfabetização. Outro papelão foi a fuga do ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele não foi à reunião convocada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal para debater a reforma da Previdência, alegando que o relator da proposta ainda não foi escolhido. A cada semana mais motivos que explicam a queda de popularidade do capitão.


GARGAREJO
Algumas presenças ilustres da cena guaicuru deram as caras, terça-feira, 26, no Allianz Parque, em São Paulo, dia do primeiro show de Paul McCartney, nesta nova turnê pelo Brasil. O deputado Paulo Henrique Catan estava lá com a noiva e, no dia seguinte, era o primeiro a chegar à sessão legislativa. O escritor e empresário André Luiz Alvez e sua Bartiê também lá estavam, de sorrisos juvenis e cantando os sucessos do ex-Beatle mais famoso.
 

VÃO VENDO
Ao contrário do que apregoam alguns bajuladores profissionais, a empresária que levantou suspeitas, numa suposta pedalada, sobre o mau uso de verbas da saúde, não é uma oportunista e nem pessoa mal-informada. Luciane Costadelle é uma empresária estabelecida, cidadã conceituada e ativa nas lutas sociais, com formação superior. Ela é palestrante, também. Foi coordenadora do Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida em Mato Grosso do Sul e está na vanguarda do Movimento “Que Cidadão Eu Quero Ser”.
 

NA VITRINE
A secretária estadual de Educação, Maria Cecília Motta, exercita seu fôlego com agendas locais e nacionais. Presidente do Consed (Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação), ela faz, incansável, a ponte Campo Grande-Distrito Federal, regularmente. Na semana, em um único dia, foi a Brasília entregar à Câmara dos Deputados o documento “Agenda da Aprendizagem”, elaborado pel o Consed, recebeu a visita da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), e ainda participou de um encontro no Tribunal de Contas da União (TCU) sobre metas do Plano Nacional da Educação.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Tolo é quem briga por espaço, lugar, superioridade, notoriedade ou vive pela concorrência, ferindo, enganando, desfazendo laços afetivos por nada. A gente tem que brigar é pra ser livre, ser sábio, ser inteligente, honesto(a) e capacitado(a), a gente tem que manter é o caráter, a personalidade, a transparência. A gente tem que ser o que é, e viver pelo que gosta e pelo que nos faz bem sem forçar tanto o riso ou querer tanto ser notado pelo que a gente não é, ou pelo que a gente não tem”.
 

NA LEMBRANÇA
O editor, professor, filósofo, escritor e pesquisador de temas teosóficos Rudolf Steiner morreu em 30 de março de 1925, na Suíça. Austríaco de nascimento, ele tinha 64 anos e deixou um legado humanista, evidenciado pela fundação da Sociedade Antroposófica e pela introdução da Pedagogia Waldorf. Autor de mais de 350 obras, entre elas, A Filosofia da Liberdade, ele tinha uma frase que resumia, em parte, seu arcabouço teórico sobre o ser humano. "Não se deve perguntar quais são os conhecimentos e as faculdades de que o Homem precisa no contexto social vigente, mas antes quais são as capacidades latentes que podem ser acordadas no ser humano".

 

Fotos: Divulgação

Que o espírito de solidariedade e o amor ao próximo, seja ele quem for, embale nossos sonhos para tornar o nosso amanhecer em mais uma bela etapa da nossa aventura de viver. Bom dia!

 

NO PLANALTO
Durante agenda de trabalho em Brasília, a governadora Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, com a secretária estadual de Educação e presidente nacional do Consed (colegiado que congrega os secretários estaduais da área), Maria Cecília da Motta

 

Os universitários, Mariana Ferreira e Marcelo Ortega

 

Palmas que eles merecem!

O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Dr Paulo Passos foi eleito por aclamação, como novo presidente do Conselho Nacional de procuradores-gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). Já o chefe de Gabinete do MPMS e promotor de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, foi escolhido para o cargo de secretário Executivo do CNPG. A posse solene será no próximo dia 26 de abril, aqui em Campo Grande. Na foto, o promotor de Justiça e presidente da ASMMP/MS, Romão Ávila Jr, com o presidente do Conamp, Victor Hugo Azevedo Neto, o novo presidente do CNPG, Paulo Passos, e o promotor de Justiça e chefe de Gabinete da PGJ, Alexandre Magno Lacerda.

 

O diretor de Saúde de MS, Nano Jurgielewecz e o secretário de Saúde de MS, Geraldo Rezende

 

Em passagem por Bandeirantes, o advogado Myller Borges com o titular da coluna e o gestor de Saúde Pública, Kel Michael Giullianni

 

O empresário Pedro Abuhassan e a esposa, Rafaela