fernandosoares_28-03-2019

Edições anteriores

MAIS FLASHES DO CASAMENTO DE

DÉBORA FIGUEIRÓ E CLEÍR AVILA JÚNIOR

   

Fotos: Gabriel Santos

A arquiteta Paloma e o pai, empresário Afonsinho Rodrigues Jr

 

Camila Ávila e o advogado Aryel Amorim

 

Danielle Ávila e o empresário Erico Brandalise

 

Elvira e o artista plástico Adilson Scheeffer

 

Arly e o turismólogo, Matheus Dauzacker

 

Daiane e o diretor de Hospitais da Cassems, Flávio Stival

 

Dyecko Solles e a esposa, advogada Ana Belalian

 

Gisele e o marido, empresário Allan Ribeiro

 

 

 

ELAS
Engajadas na necessária serventia às causas humanitárias e afirmativas, as autênticas chamadas locomotivas sociais merecem as deferências por seu protagonismo. É o que ocorreu, com méritos, quando Liz Danielle Derzi Mattos, ao ser homenageada na Subsecretaria de Políticas Públicas de Campo Grande. A iniciativa levou ao seu entorno a subsecretária Carla Stephanini e outras atuantes personalidades do empoderamento feminino.
 

NAS RUAS
A deputada federal Bia Cavassa (PSDB) escolheu a feira-livre de Corumbá para o lançamento local da campanha “A Lei por Elas, Prisão Para Eles”. É um movimento pela aprovação do projeto de lei 1568/2019, que aumenta as penas pelo crime de feminicídio. A mobilização corumbaense, no domingo passado, robusteceu a luta que Bia lidera no âmbito parlamentar em Mato Grosso do Sul.
 

DÍVIDAS
 Não é mentira que vários artistas sofreram calote do governo estadual, na gestão anterior, no primeiro mandato de Reinaldo Azambuja. A relação está elaborada por alguns dos contratados que ficaram a ver navios depois dos shows. O ex-secretário de Cultura, Athayde Jr, garante que honrou todos os compromissos. Fica a dúvida, se parte do dinheiro dos cachês chegou aos seus donos ou ficou no meio do caminho.

 

TREME-TREME
O Planalto está começando a ser sacudido no terceiro mês do mandato de Jair Bolsonaro. Ele está sendo pressionado pelos assessores militares e alguns aliados para demitir ministros que andam "fora da casinha", e tentando equacionar o trauma causado pela decisão do deputado Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara, de não liderar mais a articulação pela aprovação da reforma da Previdência. Pior: além da tentativa de acalmar Maia, o presidente precisa levar a sério as queixas sobre as interferências e trapalhadas dos seus filhos. Um deles agravou mais as irritações de Maia ao defender o ministro Sérgio Moro, que pressionou o parlamentar pela aprovação do pacote anti-crime.
 

QUIPROQUÓ
 Não se sabe, ainda, como a executiva nacional do PSD vai administrar a crise interna em Mato Grosso do Sul, que tem no enredo a sucessão campo-grandense, em 2020. O nome mais bem avaliado nas pesquisas, com esse recorte, é o do deputado estadual Coronel David. Mas a senadora Soraia Thronicke põe suas fichas no deputado Capitão Contar. No frigir dos ovos, David é quem tem o mérito de ser o primeiro a carregar o nome de Jair Bolsonaro no Estado, como candidato à presidência. E depois da eleição de ambos, o coronel, sob o olhar do capitão, foi defenestrado do comando do partido.

 

BOTA-FORA
Não foi por falta de aviso. No apagar das luzes de seu governo, o presidente Michel Temer encaixou seu ministro político Carlos Marun no Conselho Administrativo da Itaipu Binacional, ambos alertados por assessores técnicos sobre o risco de restrições legais à investidura. Não deu outra. A Justiça Federal mandou exonerar Marun. Não durou nem três meses no posto, que lhe rendia um salário mensal próximo dos R$ 30 mil.
 

BOTA-FORA II
Para o TRF-4 (o mesmo tribunal federal que condenou Lula) a nomeação de Carlos Marun esbarrou na Lei das Estatais, restritiva a quem ocupa cargos públicos, além de não preencher requisitos de notória capacitação para as atribuições do cargo. O curioso é que a demissão de Marun ocorreu quase ao mesmo tempo em que a Justiça acatou pedido de habeas corpus e mandou soltar da prisão o ex-presidente Michel Temet.

 

RETORNO
Depois de um administrado e necessário sumiço, e aliviada por não ter concorrido à reeleição, a ex-deputada estadual Antonieta Amorim (MDB) retoma seu espaço de comunicação com a sociedade. Aos poucos, regenera as ideias e mensagens em seus posts nas mídias sociais. Mas continua resistindo ao chamado de amigos e admiradores, para que dispute eleições.
 

PERIGO NA BR
Quem percorre a BR-267, entre Campo Grande e Porto Murtinho, precisa redobrar o cuidado em alguns trechos da rodovia. Um deles, a 18 km de Jardim, levou a vereadora murtinhense Maria Donizete (PT) a viajar até Campo Grande para pedir providências ao Denit (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), órgão do Ministério dos Transportes. Segundo a vereadora, naquela parte da BR, o piso está afundando e pode abrir uma cratera que tornará a via intransitável.
 

TOGA MOBILIZADA
Com eleições presenciais marcadas para o dia 26 de abril, a presidência da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamtra) está sendo disputada por duas chapas. Uma é liderada pela atual vice-presidente, a juíza Noêmia Garcia Porto. Filha do ex-assessor técnico e político da Assembleia Legislativa, Edir Porto, ela vem se destacando por sua combativa atuação, sobretudo em temas polêmicos, como a migração para o regime previdenciário complementar.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Há tanta falsidade que, depois de um tempo, a vida nos faz acreditar que caminhar sozinho é mau”.
 

NA LEMBRANÇA
Há políticos que deveriam ler mais... Principalmente biografias. Uma leitura recomendada é a de Dwight David Eisenhower, o texano que foi comandante supremo das tropas aliadas na Europa, na II Guerra Mundial, e duas vezes presidente dos Estados Unidos. Falecido há 50 anos, ele ensinava a seguinte lição: "A melhor moral existe quando nunca se ouve falar nela. Quando a moral é muito mencionada, anda péssima".