fernandosoares_31-05-2019

Edições anteriores

DEDURAGENS S/A
Não é só na Lama Asfáltica que as delações podem entornar, ainda mais, o caldo de algumas figuraças dos negócios e da política. A Operação Atalhos, realizada em Três Lagoas, pode ganhar novos ingredientes explosivos, caso as bocas que até hoje não se abriam para impedir a entrada de moscas, decidam escancarar-se. O prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) já disparou seus dardos na direção da antecessora, Márcia Moura (MDB), sendo que ambos podem estar no alvo da força-tarefa.
 

A CARAVANA PASSA
 Não podia falhar – a ministra Damares Alves (da Mulher, Família e Direitos Humanos) tirou uma onda ironizando o cantor, compositor e escritor Chico Buarque de Holanda. Em audiência na Câmara dos Deputados, ela mostrou uma foto de Chico, indagando: “Eu acho que esse é um cantor, né? É o cantor?” A sem noção ignorou a grandeza de Chico, que acaba de ser contemplado com o Prêmio Camões de Literatura Portuguesa, pelo conjunto de suas obras literárias. Talvez a ministra não saiba quem seja Luiz de Camões.


NO VATICANO
Prestígio e respeito não são coisas para quem quer, mas para quem tem. E tem de sobra o líder indígena Raoni Metuktire. Depois de ser recebido por lideranças europeias, como o presidente francês Emmanuel Macron, em sua andança em busca de apoio ao seu povo, ele esteve com o papa Francisco, que se declarou aliado de suas lutas em defesa da Amazônia e dos povos originários.
 

NA VITRINE
Histórico o feito de “Bacurau”, de Mendonça Filho e Juliano Dorneles, vencedor do Prêmio do Júri, no Festival de Cannes 2019, empatado com “Les Misérables”, de Ladj Ly. O filme vai estrear no Brasil dia 29 de agosto próximo. Muita expectativa para assistir e conhecer a obra que deu ao Brasil a inédita premiação. O filme conta a rotina de moradores de um pequeno povoado no sertão brasileiro, que descobrem que a comunidade não consta em qualquer mapa.
 

CARTÃO DE VISITAS
A Avenida General Rondon e a Orla Fluvial (com o Porto Geral e o Complexo do Geopark), regiões históricas e de grande valor turístico e cultural em Corumbá, estarão em breve ligadas por um corredor de acesso mais prático, seguro e moderno. Orçada em quase R$ 1,5 milhão – verba federal do PAC Cidades Históricas - a obra do Funicular/Plano Inclinado já andou em 84% do seu cronograma. A estrutura inclui um elevador para seis pessoas, que percorrerá por um trilho inclinado os 45 metros entre a avenida e o porto. O prefeito Marcelo Iunes (PSDB) certamente terá o investimento entre as bandeiras de sua campanha pela reeleição.
 

SEM DESCANSO
Ezacheu Cipriano do Nascimento, presidente da Santa Casa, indo à exaustão no esforço rotineiro de tirar a instituição das graves dificuldades que a atacam. Agora, são as dívidas com o Fisco que derrubaram o hospital na vala da inadimplência.
 

DEMOROU
Parece que agora vai. Depois de anos de debates, ideias, enrolações e que tais, a Serra da Bodoquena finalmente será tratada econômica, social, científica, cultural e turisticamente dentro de um contexto científico e normativo adequado. O Estado deverá realizar, e logo, o Estudo de Zoneamento Ecológico-Econômico deste que é um dos lugares mais belos e atrativos das reservas naturais de Mato Grosso do Sul. À frente, o deputado federal Vander Loubet (PT), o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) e a professora Lívia Medeiros Cordeiro, graduada em Ciências Biológicas, pela UFMS (Universidade Federal), com mestrado em Ecologia e Conservação e doutorado em Ciências Biológicas, pela USP.
 

À ESQUERDA
 O projeto do petista Pedro Kemp proibindo dar o nome de torturadores às ruas em Mato Grosso do Sul, já aprovado pela Assembleia Legislativa, tem efeito restrito, porque não atinge as ruas urbanas, que estão sob responsabilidade dos municípios e não do Estado. Caberá, então, a cada uma das 79 Câmaras de Vereadores, a tarefa de elaborar previsão legal específica. Algo improvável, a considerar o pendor ideológico da grande maioria das composições camerais, que pende para a direita e é, em tese, avessa a uma das bandeiras pontuadas pela esquerda.

 

NA LEMBRANÇA
A jornalista Marília Gabriela Baston de Toledo completa, hoje, 71 anos, bem-vividos. Apresentadora, atriz e cantora, ela encarna a figura da mulher moderna, com perfeição. É com um depoimento dela, dado à Folha de S.Paulo, há dezoito anos, que encerramos a coluna de hoje. "Fiz muita bobagem por sexo, transei com gente que hoje eu nem cumprimento, mas vim sossegando com o tempo. Conheci as drogas, mas tinha trauma, vi gente muito próxima morrer disso. Nunca fui além de experimentar, porque vim de uma família de classe média remediada, na qual, quem não acorda cedo, não produz de manhã, está fazendo tudo errado. Eu carrego essas culpas cristãs comigo".

 

Fotos: Gabriel Santos

A dentista Larissa Castilho e a quase advogada Emmanuelle Said

 

A advogada Juliana Fontana e a jornalista Ísis Machado

 

A advogada Juliana e o gestor público José Eduardo, carinhosamente chamado de Zé Du

 

O engenheiro Civil Gabriel Delmondes e Júlia Morales

 

O respeitado publicitário da R 9, empresário Rafael Santana, e a esposa, Janaína Mecchi

 

PENSAMENTO DO DIA
“Sempre vai ter alguém que vai duvidar de você. Essa pessoa não sendo você mesmo, tanto faz”.