fernandosoares_18-05-2019

Edições anteriores

 

 

 

É DEMAIS
 Hoje é noite de super lua. É só observar o céu e ver que a lua cheia estará maior e mais brilhante. A ciência explica o fenômeno: está no perigeu, que é o ponto mais próximo da Terra e a lenda diz que ela garante o amor eterno para os casais que olharem para ela.


BRITNEY SPEARS
Ela, a megaestrela que já foi uma das mulheres mais cobiçadas do mundo, está em franco declínio pessoal. Britney Spears pode não retornar à cena do estrelato e ficar definitivamente fora de foco. Já estava em decadência quando sofreu o baque violento de uma doença que atacou seu pai. Seu gerente, Larry Rudolph, diz ser melhor que ela procure descansar.
 

IGOR GIELOW
Articulista da “Folha de São Paulo”, Igor Gielow escreveu um artigo com o título “Titanic de Bolsonaro encara iceberg chamado apuração das milícias”, com o subtítulo “Só as suspeitas citadas já são estarrecedoras, diz autoridade ligada à investigação”. É TNT puro!
 

CONSTATAÇÕES
“É inegável, as ditaduras e os regimes autoritários têm raiva da inteligência, tem nojo da cidadania e do espírito crítico” (Do professor, engenheiro, escritor e ex-vereador Fausto Mato Grosso, reportando-se aos cortes orçamentários do Ministério da Educação).
 

PENSAMENTO DO DIA
 “Aquilo que não dizemos acumula-se no corpo, transformando-se em noites sem dormir, nós na garganta, nostalgia, dúvidas, insatisfação e tristeza. O que não dizemos, não morre... Mata-nos”.

 

NAS RUAS
O movimento em defesa dos investimentos no ensino brasileiro teve ecos em outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, a multimídia Daiane Tamanaha ergueu a bandeira e não se esqueceu de lembrar que em igual atitude estava seu marido, Daniel, agora professor do Instituto do Cérebro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

O GRANDE ABRAÇO
 Na quarta-feira, 15, uma alegre, numerosa e comovida legião de colaboradores fez a festa para saudar os 40 anos da Pestalozzi de Campo Grande. A intelectual Sylvia Cesco, das mais assíduas na instituição, lá estava, para festejar e agradecer a muita gente pelo apoio, com reverência ao deputado Pedro Kemp (PT), autor da Lei 4.794, que instituiu o Dia Estadual do Movimento Pestalozziano.

 

NA LEMBRANÇA
O papa João Paulo II faria, hoje, 99 anos. Karol Josef Wojtyla, seu nome de batismo, nasceu em Wadowice, na Polônia, e teve uma brilhante carreira religiosa, sendo bispo de Cracóvia (1958), arcebispo (1963), cardeal (1967) e, finalmente, papa, de 1978 até sua morte, em 2 de abril de 2005. Em 2014, numa cerimônia inédita presidida pelo papa Francisco, e com presença do papa Emérito Bento XVI, foi declaro Santo. Esteve aqui em Campo Grande, nos dias 16 e 17 de outubro de 1991, permanecendo até hoje na memória de muitas pessoas que viram, ouviram e até tocaram no “Peregrino do Amor”, a exemplo da filantropa Tereza Name, da primeira-dama do Estado, na época, Maria Aparecida Pedrossian, e da soprano Clarice Maciel. João Paulo II chegou a pedir ao Todo-Poderoso uma bênção especial para as Irmãs Salesianas, na pessoa da Irmã Sílvia Vicéllio, quando visitou o Hospital São Julião. É dele a frase que encerra a coluna de hoje: "Também no socialismo há sementes de verdade. É óbvio que não devem ser destruídas".