fernandosoares_17-05-2019

Edições anteriores

PALAVRA DE ORDEM
Luiz Simão Staszczak é o reitor do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). E nem mesmo sua condição de ocupante de cargo de confiança do governo federal o impediu de sair às ruas, ao lado dos estudantes, professores e administrativos, para o protesto contra os cortes orçamentários anunciados pelo Ministério da Educação. Com igual coragem e desenvoltura, o reitor da Universidade Estadual (Uems) se irmanou aos manifestantes universitários federais. De longe mesmo, ficou Marcelo Turine, reitor da UFMS (Universidade Federal). Pianinho.
 

EITA...
E viva o Brasil dos dois pesos, duas medidas. Michel Temer e coronel Lima foram soltos, numa decisão unânime do Supremo Tribunal de Justiça.
 

NO PAREDÃO
O Ministério Público Estadual não teve dúvida alguma ao responsabilizar e incriminar três vereadores douradenses, que estavam entre os alvos da Operação Cifra Negra. Idenor Machado (PSDB), Pedro Pepa (DEM) e Pastor Cirilo (MDB) alegam inocência, mas o MPE foi incisivo ao acusá-los de receber propinas para facilitar ações de desvio de verba pública, pedindo a prisão dos três.
 

TRAPALHADAS
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) não sabe ainda se está governando, se governam por ele ou não há o quê ou como governar. É um acúmulo de besteiras, de desorganização e de desencontros que não se tem igual na história. O tira-e-põe no orçamento da Educação, por exemplo. O capitão, nos EUA, assustou-se ao ver pela mídia o tamanho dos protestos nas universidades contra seu governo e disse que iria suspender o contingenciamento ou corte orçamentário. Mas o ministro Weintraub, da Educação, mandou a liderança governista no Congresso confirmar que o corte estava mantido. E tem gente que ainda põe fé nesse governo...
 

LÍNGUAS ESTURRICADAS
Diversas personalidades políticas e empresariais do Estado, especialmente de Porto Murtinho e Campo Grande, durante vários anos zombaram, duvidaram e faziam comentários irônicos e maledicentes sobre a insistência dos irmãos José (o Zeca do PT) e Heitor Miranda dos Santos, em defender a rota bioceânica para alcançar o Pacífico, a partir da fronteira Brasil-Paraguai.
 

LÍNGUAS ESTURRICADAS II
Zeca e Heitor Miranda eram alvo do escárnio e do ceticismo dos “entendidos”, que não acreditavam na bioceânica. Foram chamados de malucos e sonhadores. Pois bem: esses dois “viajantes na maionese”, de ontem, agora estão trafegando vitoriosos nos melhores círculos internacionais que operam a implantação dos primeiros investimentos desse corredor intermodal. Já são concretas as obras na construção de pontes e rodovias nas conexões com hidrovias e ferrovias, no estirão entre Brasil, Paraguai, Argentina, Peru e Chile. Tem gente cara de pau que anda com a língua queimada e ainda quer aparecer na foto, como “pai” da criança.


RACISMO?
É indiscutível que a novela “As Aventuras de Polyanna”, mesmo na água com açúcar do enredo e no arrastado e fantasioso desenrolar dos capítulos, conquistou um número considerável de fãs e garantiu audiência ao SBT. Mas tem seus senões na vida real, como a morte do personagem Ciro, interpretado pelo ator Nando Cunha. Ele diz que esse desfecho não estava previsto e só ficou sabendo ao ler postagem de um grupo de rede social. Também acusa a autora, Íris Abravanel, de ter escrito uma trama que ajuda a reforçar a maquiagem do racismo, e que durante as gravações sofreu preconceito.
 

REMINISCÊNCIAS
O jornalista e radialista corumbaense Farid Yunes, que morreu no último dia oito, protagonizou momentos marcantes em sua brilhante trajetória nas comunicações. Em Ribeirão Preto (SP) e Corumbá, cultivou sua maior paixão: o jornalismo combativo e progressista, no rádio e no impresso “Correio de Corumbá”. Foi em Ribeirão que ele marcou um dos gols de placa da carreira, quando entrevistou o líder sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva, em 1978.
 

REMINISCÊNCIAS II
Quando a Prefeitura de Corumbá inaugurou seu moderno sistema de sonorização, a emissora realizou um evento festivo, com diversas autoridades. Por iniciativa de Farid Yunes, então assessor de imprensa da Prefeitura, a apresentação foi confiada à repórter Icole Kubrusly, da TV Cidade Branca, e à advogada Sidnéia Tobias, primeira titular da Delegacia da Mulher, na cidade.

 

DRENOS
Segundo a lupa dos rastreamentos contábeis e administrativos do Tribunal de Contas da União (TCU), 91% das instituições públicas federais, estaduais e municipais de Mato Grosso do Sul estão vulneráveis à corrupção e às fraudes. De 2015 a 2017, período do levantamento, o TCU constatou mais de três mil casos de ilícitos éticos, viu que 815 dos 1.572 dirigentes de escalões superiores não têm experiência ou qualificação técnica adequada, que 47 gestores (chefes de divisão e ordenadores de despesa, entre outros) possuem condenações e que mais de R$ 110 milhões foram desviados, só nas transferências de verbas da União. É mole? Ou querem mais?

 

Divulgação

Abrilhantando a coluna de hoje, a modelo Lucíola Meirelles Diniz Silva, modelo do cast da Ford Models, de Belo Horizonte. Lu é engenheira por formação e modelo por amor.

Fotos: Gabriel Santos

As quase médicas, Maria Eugênia Amaral e Milena Moribayasai

 

A estilista Wanda Borges e a filha, Constance Zahn

 

O empresário Guilherme e Fernanda Zahran

 

Patrícia e o executivo da TV Morena, Nicomedes Silva

 

PENSAMENTO DO DIA
“Não se engane! Às vezes, você acha que tem muitos amigos, mas, na verdade, você só conhece muita gente.”
 

NA LEMBRANÇA
Nos anos 70, Rourollah Mousavi Khomeini assustou o mundo ocidental ao depor o xá Rheza Pahlevi, no Irã, assumindo o poder político e iniciando a ascensão dos fundamentalistas xiitas islâmicos ao poder. O aiatolá, que nasceu em 17 de maio de 1902, governou opondo-se aos Estados Unidos e à União Soviética, mas consolidou um regime que perdura até hoje em seu país, com frases como esta: "O Irã é um dos países mais estáveis do mundo. Onde um primeiro-ministro assume o poder logo depois que outro é assassinado?"...