fernandosoares_11-05-2019

Edições anteriores

ÚLTIMOS FLASHES DO LANÇAMENTO DO LIVRO ESPÍRITO PERDIDO

 

 

Fotos: Gabriel Santos

O prefeito da Capital, Marquinhos Trad, e o advogado Paulo Renato Castro Pinto

 

O pecuarista Júlio César Moraes Nantes e o economista Paulo Ponzini

 

O pecuarista Luiz Vieira e a esposa, Maria Eunice

 

O publicitário e escritor Henrique Medeiros e o juiz eleitoral Abrão Razuk

 

O engenheiro e auditores fiscais da Receita Federal aposentados, Kazumasa Miyashiro e a esposa, Márcia Miyashiro

 

O pecuarista Leonardo Barros e a esposa, Adriana

 

O pecuarista Marcelo Andrade e a esposa, Andréa Andrade

 

O respeitado chef de cozinha, Tetê Rahe, e a esposa, Cláudia

 

 

 

URNAS 2020
Em Corumbá, o engenheiro Elano Holanda de Almeida, que foi candidato do PPS a prefeito, em 2016, e não obteve sucesso, voltará a disputar o cargo no próximo ano. Desta vez, pelo PSL. Uma guinada radical, ao menos no matiz ideológico das escolhas partidárias.
 

URNAS 2020 II
Enquanto Carlos Alberto Assis, o chefe de gabinete do governador Reinaldo Azambuja, escancara sem qualquer cerimônia suas aparições em cena e procura todo possível espaço midiático, o vereador João Rocha, mesmo presidindo a Câmara, se mantém ancorado na discrição e no comedimento. Ambos são nomes ventilados como opções do PSDB para vice-prefeito, em eventual aliança dos tucanos com o PSD do prefeito Marquinhos Trad. É... cada um busca visibilidade à sua maneira. E nem sempre leva quem aparece mais. Pode ser quem aparece melhor.
 

VIXI!
Lá se vão 5 meses de gestão do presidente Jair Bolsonaro e com números assustadores de alto desemprego e uma crise sem tamanho. É como se diz lá pelas bandas de Bandeirantes: "Bolsonaro tá mais perdido do que cego no meio do tiroteio".
 

ESTANTES
Na safra de jornalistas que decidiram aventurar-se no ramo literário, duas estreias estão desembarcando na cena cultural: Laureano Secundo e Jota Menon. Crônicas de um e romance, de outro, vêm enriquecer as bibliotecas, cada vez mais abastecidas pelas criações de autores regionais.
 

PATRICINHA, NÃO!
Bonita, desenvolta e bem articulada no discurso, a jovem deputada federal Tabata Amaral (PDT/SP) está entre as mais gratas revelações da política brasileira. Primeiro mandato e já é uma das mais atuantes das 77 parlamentares do Congresso Nacional, a maior representação feminina da história. Embora pareça, Tabata nada tem de patricinha. Nasceu na periferia, filha de mãe diarista e de pai, cobrador de ônibus, que era viciado em drogas e morreu aos 37 anos. Graças à sua inteligência, foi vencedora de vários concursos escolares e ganhou bolsas para estudar em instituições privadas e, até, nos Estados Unidos. Vai dar muito mais o que falar.
 

ADEUS
Somente ontem fiquei sabendo do falecimento da querida Maria José Zahran, ocorrido no dia 18, véspera da Páscoa. Infelizmente, por este motivo, não compareci ao velório da inesquecível esposa do saudoso empresário Jorge Zahran. Maria José era uma figura de respeito, que deixa uma bela história, exemplo e orgulho para todos os que a conheceram. Meus sentimentos de solidariedade para a família Zahran.

 

SEM PRESSA
 Vem aí mais um processo sucessório em importante entidade classista, e tudo indica que vem chumbo quente e do grosso para cima do atual mandatário. Ele está na mira de um pequeno, mas bem articulado grupo, que faz oposição e há algum tempo vem atuando nos bastidores para “queimá-lo”, pouco a pouco. Em parte, já conseguiram esse intento. Assim, na base do “devagar, devagarinho”, a fritura acontece.

 

REBANHOS
Em algumas igrejas, as eleições do próximo ano já são motivo de disputas entre lideranças religiosas. E a concorrência é das mais acirradas. Dois dos eleitos de 2016 são alvos da insatisfação dos fiéis, que neles depositaram seus votos em troca de certos compromissos, até agora não cumpridos.
 

FATALIDADE?
Campo-grandenses, em especial nos meios culturais, chocados com a morte da produtora Bia Marques. Seu corpo foi encontrado já sem vida, na casa onde morava. Uma das versões levantadas foi a de suicídio. Havia 30 anos ela atuava fortemente na área cultural. Foi gestora de Produção da Fundação Estadual de Cultura, dirigiu, ainda, o Centro Cultural José Octávio Guizzo, e era dinâmica promotora de eventos artísticos.
 

REUNIÃO DE PAUTAS
Acompanhada do ex-prefeito de Ladário, José Antonio Assad, e do ex-secretário Luiz Mário Cambará, a deputada federal Bia Cavassa (PSDB) esteve com a presidenta da Fundação Estadual de Cultura, Mara Caseiro, com quem tratou do calendário cultural e ambiental. Solicitou o apoio para a Festa do Divino, no distrito de Albuquerque, e o posicionamento da FCMS sobre o Festival América do Sul, em Corumbá, sugerindo o período de 11 a 13 de outubro para o evento. E destacou a importância do envolvimento da Fundação e de todos os setores governamentais para o sucesso da 7ª WildFire (Conferência Internacional de Combate a Incêndios Florestais),que acontecerá de 2 8 de outubro a 1º de novembro, na Capital do Estado.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Para algumas pessoas, você só terá valor enquanto fizer o que elas querem. Quando você deixar de as servir, vão fingir que nem te conhecem”.
 

NA LEMBRANÇA
O escritor mineiro José Rubem Fonseca completa, hoje, 94 anos. Em 2003, venceu o prêmio Camões, o mais prestigiado galardão literário para a língua portuguesa. Com sua temática urbana contemporânea, ele escolheu o Rio de Janeiro como cenário para seu estilo áspero, irônico e contundente. O autor de Feliz Ano Novo encerra a coluna de hoje com esta frase: "O belo muda, o saber muda, a inteligência muda, a medida muda. Mas o desejo é inalterável".