fernandosoares_09-05-2019

Edições anteriores

 

 

 

CAMINHOS
A empolgação demonstrada por Ricardo Caballero Aquino, cônsul-geral do Paraguai, em Campo Grande, pelos horizontes econômicos que se abrirão com a rota bioceânica, impressionou bastante o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel. Na Governadoria, as primeiras obras desse corredor – como a ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta – estiveram no centro da conversa.
 

FACILIDADE
Um dos assuntos mais comentados, ontem, foi o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, que amplia consideravelmente o porte de armas para um conjunto de 20 profissões, como políticos eleitos, servidores públicos que trabalham na área de segurança pública, advogados em atuação pública, caminhoneiros, oficiais de Justiça, profissionais de imprensa, agentes de trânsito, entre outras categorias. Também são contemplados os moradores de propriedades rurais e os proprietários e dirigentes de clubes de tiro. Durma-se com um barulho destes!
 

QUE CACA!
Com o novo decreto, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) prometeu e cumpriu, sua promessa de liberar o porte, o uso e o transporte de armas de fogo, inclusive carregadas. Autorizou a caça, dizendo atender o “povo do CAC” – iniciais de Colecionadores, Atiradores e Caçadores. Armamentistas em festa, entre eles os deputados federais Tio Trutis (PSL/MS) e Major Vítor Hugo (PSL/GO), além – pasmem! – de Jorge Seif, secretário especial de Pesca e Aquicultura. Vai morrer muito bicho: onça, macaco, paca, tatu, cotia. Ah, e com a desculpa de que a caça é necessária para acabar com a “praga” dos javalis, também vão entrar no alvo dos caçadores os catetos, queixadas e variedades semelhantes.

 

VAMOS?
Hoje, a empresária Nayara Barbosa, da Vis-A-Vis, inaugura a Camargo Alfaiataria, em Campo Grande, com presença do famoso estilista João Camargo. Vai ser às 20 horas, na Login Store in Store, na Rua Euclides da Cunha, 89.
 

LONGEVIDADE
Na terça-feira, 6, o médico e ex-deputado federal Walter de Castro completou 91 anos de vida. Com uma existência dedicada à construção de caminhos do bem, ele é um campeão em superações pessoais, enfrentando e resistindo a dores profundas, como as perdas de entes queridos, e jamais deixou de transmitir serenidade e alegria no olhar e nos gestos de grandeza. A ele, as homenagens desta coluna.

 

INCÔMODO
 É justificável o dissabor que vem atacando o secretário estadual de Justiça e Segurança Publica, Antonio Carlos Videira, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Waldir Ribeiro Acosta, nos últimos meses. A razão é doída, dolorosa mesmo: o envolvimento de policiais militares em esquemas criminosos, como o contrabando de cigarros, que arrasta fardas de todas as graduações, de praças a oficiais.

 

EM FORMA
 Uma das figuras cortejadas durante a Convenção do PSDB, no sábado passado, foi Francisco Cezário. O ex-prefeito de Rio Negro e presidente da Federação de Futebol (FFMS), pela quarta vez – está há cerca de três décadas comandando a cartolagem – nem demonstrava estar em recuperação, após sofrer um complicado problema de saúde.

 

TEM MAIS EXPO
Depois do estrondoso sucesso da Expogrande 2019, a Acrissul (Associação dos Criadores) já prepara mais uma mostra de igual dimensão, a Expo MS. O presidente da Associação, Jonatan Barbosa, confirmou as datas: será de 22 de agosto a 1º de setembro, coincidindo com o período de celebração do aniversário de Campo Grande.
 

CONSUMO
Em Brasília, o advogado Valdir Custódio, subsecretário campo-grandense de Proteção e Defesa do Consumidor, avistou-se com o deputado federal Fábio Trad (PTB). Na agenda, as alterações legislativas sobre direitos consumeristas e busca de recursos para estruturar as ações de defesa do consumidor, em Campo Grande.
 

PENSAMENTO DO DIA
“Com o tempo, você vai percebendo que, para ser feliz, você precisa aprender a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você”.
 

NA LEMBRANÇA
André Pinto Rebouças, o engenheiro monarquista e pioneiro da questão social, morreu nos mares da Ilha da Madeira em 9 de maio de 1898. Tinha, à época, 60 anos, e dera ao Brasil, do qual saíra em auto-exílio com a Família Real, grandes contribuições, como a que podemos ver na frase que encerra, hoje, esta coluna: "A escravidão não está no nome e sim no fato de usufruir do trabalho de miseráveis, sem pagar salário ou pagando apenas o estrito necessário para não morrer de fome. Aviltar e minimizar o salário é reescravizar".