fernandosoares_08-05-2019

Edições anteriores

ESTRADAS
Diretora de Empreendimentos Viários da Secretaria Estadual de Infraestrutura, Elizabeth Sumiko Anami, afiança: nem mesmo as dificuldades econômicas impedirão o governo de continuar investindo nas estradas que cortam Mato Grosso do Sul. Nos primeiros quatro anos de mandato de Reinaldo Azambuja (PSDB), foram implantados 204 km de asfalto novo e mais 532,5 km de restauração de pavimento asfáltico. Os investimentos passam de R$ 500 milhões. Desse total, vale frisar que R$ 230 milhões foram pagos para concluir obras que o governo anterior não finalizou.


VIAGENS
É de expectativa intensa no trade, o clima que antecede a audiência pública sobre a política pública de turismo e os horizontes do segmento, em Mato Grosso do Sul. Será hoje, a partir das 14h, na Assembleia Legislativa, por sugestão do deputado estreante Capitão Contar (PSL).
 

ESTANTES
Está para ser lançado o livro “Ultrapassando Fronteiras – Memórias do que Vi, Ouvi e Vivi”. Nada mais sugestivo para o título de uma obra, que não pode estar ausente de qualquer boa e qualificada biblioteca. O autor dispensa apresentações: Valmir Batista Corrêa. professor universitário aposentado, historiador, pesquisador e atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico (IHGMS) O imortal Valmir Corrêa vem presentear o Estado e o País com mais uma obra-prima.
 

CREDO!
 
Soube de uma notícia que me deixou chocado, pois nunca imaginei que uma pessoa se permitisse baixar tanto para subir no quesito mordomia e vida mansa. E, também, nunca imaginei que uma mulher de terceira idade se permitisse ser tão babaca e tão usada para servir de escada aos pilantras de plantão. É um quadro de dar dó. É a decadência do ser humano, em várias versões.

 

NOSSO SINISTRO MUNDO
Segundo levantamento do Painel Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Ecossistemas, mais de um milhão de espécies animais estão em risco de desaparecer do planeta. Com a participação de 145 cientistas de 50 países e um mapa de dados com 15 mil fontes, o estudo indica que a degradação do solo, o desmatamento, os agrotóxicos, a caça e a poluição – ou seja, a ação invasiva e destrutiva dos humanos – estão entre as causas dessa tragédia ambiental. Ao menos, 680 espécies vertebradas foram extintas no mundo, desde o século 16.
 

NA PAUTA
Uma sessão especial do Senado, na segunda-feira, 6, pôs em destaque o Dia Nacional do Contabilista, que é comemorado todo 25 de abril. Um parlamentar que é do ramo, Izalci Lucas (PSDB/DF), autor da homenagem, disse estar articulando com os pares e o Planalto, para que o PLC 96/2018 tenha tramitação acelerada. O projeto de lei complementar em pauta anistia multas a contadores por atrasos na entrega de guias de recolhimento do FGTS e de informações à Previdência, entre 2009 e 2013.
 

GASTRONOMIA
Dedê Cesco, Edu Rejala, Laudir Munaretto, Juliano Varela, André Chownk, Cleyton Danilo, Andréa Diniz, Bruno Abreu,, Beto Moraes, Francesco Luigi, Néia Prado e Walter Ferraz, os chefs que estão no melhor elenco do ramo, dão suas receitas e fazem a alegria dos bons de garfo e de paladar. Dia 15 vindouro, na sede da Adepol, a partir das 20h, maravilhas da culinária regional, com open bar e open food.
 

NAS MINAS
Wagner Carvalho na escolta e a agenda cada dia mais congestionada, Luciana Rondon rumou na semana passada, para Itabira. Na histórica e romântica cidade mineira, ela foi um dos destaques da Noite Mulheres Notáveis, agraciada com o Troféu Cecília Meirelles.
 

TRABALHISMO DE SAIAS
Com palestras do professor Gleiser Barreto e da ativista Leide Pedrosso, no próximo dia 16, na sede do PDT-MS, Ritva Vieira vai assumir a presidência municipal da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), em Campo Grande. A professora Madalena Pereira da Silva, que é a dirigente da AMT, em Mato Grosso do Sul, informa que o ato será prestigiado pela presidente nacional Miguelina Vecchio, e por Jordaci de Matos, secretário do Movimento Comunitário.
 

DIREITOS
 Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) garante a adaptação de unidades dos Correios, para melhorar a locomoção e a acessibilidade de pessoas com deficiência. O TAC foi assinado entre a empresa estatal e o Ministério Público Federal (MPF), graças à intervenção da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. Equipamentos eletromecânicos, rampas, piso tátil direcional e um balcão acessível de atendimento são alguns dos recursos que em breve estarão disponíveis nas agências.

 

NA LEMBRANÇA
Harry Truman passou para a história como o presidente dos Estados Unidos que ordenou a explosão das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, matando mais de 100 mil pessoas, ferindo outras tantas e causando deformações genéticas em milhares de japoneses. Nascido em 8 de maio de 1884, na cidade de Lamar, no Missouri, era um político interiorano, que chegou ao cargo máximo em seu país com a morte de Franklin Delano Roosevelt, de quem era vice. Governou o país de 12 de abril de 1945 a 1953, graças à reeleição. Foi criador do Plano Marshall para a reconstrução do Ocidente pós-guerra, participou da criação da CIA, da OEA e da OTAN e interveio na Guerra da Coreia. Tinha uma frase curiosa sobre economia: "Recessão é quando o seu vizinho perde o emprego. Depressão é quando você perdeu o seu". Truman morreu em Kansas City, no dia seguinte ao Natal de 1972, aos 88 anos.

 

Fotos: Gabriel Santos

Os dentistas, Rodrigo Toneto e Grasielle Schmitz

 

Tatiana e o pecuarista Cássio Azambuja

 

Vanessa e o médico veterinário Ricardo Chociap

 

O casal de pecuaristas, Elisa Barbosa e Paulo Barbosa

 

A nutricionista Melissa Andrade e o marido, médico cardiologista, Ricardo Ayache

 

Aline e o marido, empresário, Anderson Ortega

 

A advogada Ana Paula Terra e a engenheira ambiental Fabiane Menezes

 

 

 

PENSAMENTO DO DIA
 “O medíocre é aquele que não faz nada para mudar a própria vida, mas se incomoda com a mudança que você faz na sua”.