fernandosoares_05-05-2019

Edições anteriores

     

ALERTA
Gente, todo cuidado é pouco com postagens nas redes sociais e com as pessoas que a gente aceita como amigo e nem conhece. A história de tentativa de sequestro, esses dias, envolvendo a filha de um advogado criminalista respeitadíssimo, é a prova de que nem tudo são flores na rede social. Psicopatas e desequilibrados é o que mais têm.
 

BOM DEMAIS
 Tenho assistido pelas manhãs a TV Record, e confesso que eles vêm dando um baile na Rede Globo e em outras emissoras. Dentro do possível e do óbvio, fazendo jornalismo.

 

TALENTO NA TELINHA
Anda aberto e esticadíssimo de orelha a orelha o sorrisão de felicidade e orgulho, nos lábios de Mahmud Dau e Dilma, compartilhado por familiares e amigos. E a razão é das mais merecidas: Mônica, a inteligente e carismática filha do casal, atinge níveis de excelência na carreira jornalística. Formada pela Unigran de Dourados e repórter da TV Morena, desde 2013, a bela douradense já vem ocupando espaços nobres, com inserções de reportagens na Globo News e outros quadros do jornalismo da emissora, em rede nacional.
 

NO MAR
A repórter global Glória Maria fez derretidíssimo agradecimento pelas redes sociais ao jovem que a salvou de morrer afogada, durante um banho marítimo. E não deixou por menos, ao abraçar o salvador, enroscando-se meigamente em seus braços em caliente carinho de resgatada. Pudera: Tuta Marcondes é um “deus grego”, segundo as amigas de Glória, que viram a foto ou conhecem o moço.
 

NO MAR II
A tragédia que tirou a vida de Caroline Bitencourt, aos 37 anos, e no melhor momento de sua carreira, poderia ser evitada se os ventos no mar de Ilhabela (SP) não estivessem a cerca de 120 km por hora. Seu marido, o empresário Jorge Sestini, tentou salvá-la, mas desde que caiu no mar, a modelo afundou e não mais foi vista com vida. Bom nadador, Sestini ficou no mar lutando contra as ondas por mais de três horas, até ser resgatado por um marinheiro.

 

AGRO CERRADO
Maurício Saito, o presidente do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária) contempla gráficos locais diferentes dos nacionais, apontando resultados bem estimulantes do desempenho do agronegócio sul-mato-grossense, no ranking da geração de empregos. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, no primeiro trimestre de 2019, a agropecuária abriu 10,6 mil vagas em Mato Grosso do Sul. Com as demissões, o setor ainda ficou com um saldo positivo de 1,5 mil empregos.
 

SEM FEBRE
Finalmente: a Assembleia Legislativa aprovou e o governo estadual já está apto a atualizar o cadastro das propriedades rurais, com os respectivos estoques de rebanhos bovinos e bubalinos. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) vem exigindo que essa atualização seja feita o quanto antes, para que, até 2021, seja suspensa a vacinação contra a aftosa e a Organização Mundial de Sanidade animal expeça o reconhecimento do Estado, como área livre da doença.

 

IMPACTOS
 Com o ano quase na metade, está chegando a hora crítica de a equipe econômica do Planalto dar um jeito e remover as pedras que vêm barrando a recuperação do setor industrial. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) acaba de divulgar um eloquente retrato sobre a gravidade da situação. Segundo os indicadores de março, da CNI, o faturamento industrial naquele mês registrou queda de 6,3%, enquanto se reduziram em 1,5% as horas trabalhadas na produção, e o uso da capacidade instalada recuou 0,9%, em relação a fevereiro.

 

AGENDA MÍSTICA
A fila já é grande para a Oficina de Mandalas Terapêuticas com as facilitadoras Mila Freitas e Prema Renata Bastos, no próximo sábado, 11, em Campo Grande. Mila é psicopedagoga e estudante de arteterapia. Prema é instrutora de yoga e especialista em mandalaterapia.
 

INIMIGOS DA ONÇA
De combativo e focado militante de lutas democráticas, populares e ambientais, quando morava em Mato Grosso do Sul – foi presidente da União Campo-Grandense de Estudantes (UCE) - Márcio Bittar deu uma guinada pessoal em sua vida. Mudou-se para o Acre e tornou-se próspero proprietário rural e forte liderança política. Hoje é senador pelo MDB e as pesquisas o colocam como favorito para as eleições estaduais de 2022.
 

INIMIGOS DA ONÇA II
Pois o ex-defensor do meio ambiente, Márcio Bittar, e o colega de Senado, Flávio Bolsonaro (PSL/RJ), entraram com um projeto de apenas três artigos, que revoga um artigo do Código Florestal, que trata da Reserva Legal. Em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça, o projeto cria brechas potenciais para o agronegócio explorar essas reservas. Cálculos técnicos sinalizam: três milhões de áreas nativas do Pantanal correrão o risco de desmatamento para virar pasto e igual destino será reservado a 89 milhões de hectares, na Amazônia, e outros 46 milhões de hectares, no Cerrado.

 

PENSAMENTO DO DIA
“Nunca queira ver o lado ruim de uma pessoa boa”.
 

NA LEMBRANÇA
O marechal Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em 5 de maio de 1865, na cidade de Morro Redondo, no Mato Grosso. Sertanista, geógrafo e professor, ele fez os primeiros contatos com as tribos de índios isoladas e fundou o Serviço de Proteção ao Índio, em 1911, entidade-mãe da atual Fundação Nacional do Índio (Funai). Um dos grandes artífices da demarcação das fronteiras brasileiras, Rondon também inaugurou o Museu do Índio, em Botafogo, Rio de Janeiro, no ano de 1953, com peças doadas pelos bororós. Seu lema inspirador encerra a coluna de hoje. "Morrer, se preciso for; matar, nunca".