fernandosoares_04-05-2019

Edições anteriores

DO LADO ESQUERDO
A melhor coisa do mundo é reencontrar amigos sinceros e que marcaram nossas vidas. Na véspera do feriado, eu tive este prazer. O reencontro pessoal com o ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso do Sul, no governo de Pedro Pedrossian, dr Valdemar Justus Horns, me deixou feliz. Precisava de doses de bom humor, de inteligência e criatividade, coisas nas quais Valdemar é um mestre. Que bom!
 

VÃO VENDO
 Guarda municipal, dia desses, encontrou um envelope com quase 5 mil reais e ficou desesperado tentando encontrar o dono. Em São Paulo, um deputado federal recebeu uma mala de dinheiro, leva com ele, e depois diz que não sabia o que tinha dentro. O guarda municipal saiu em campo até encontrar o dono da grana e devolver, O deputado saiu às pressas, arrastando a mala e, pego com a boca na botija, acabou no xilindró. Dois retratos do Brasil.


NEGRITUDE
Sandra Menezes está entre os 35 autores e autoras escolhidos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Flup), de Portugal, para o audiovisual do Laboratório de Narrativas Negras. Agora, morando no Rio de Janeiro, a inesquecível intérprete das belas composições com Paulinho Simões & Cia, nos anos pré e pós Mato Grosso do Sul, concorreu num universo de 370 argumentos apresentados por 13 estados brasileiros. Hoje, a turma selecionada se reunirá com os roteiristas Marton Olympio e Rafael Leal, no Museu da Arte do Rio (MAR). A produção do audiovisual tem parceria entre a Flup, de Portugal, a TV Globo e o Museu.
 

RECADO
 Você gosta de circular pela minha coluna? Então, vamos lá, participar da Feijoada da Coluna, que estou promovendo, dia 15 de junho, no Golden Class, com o grupo Demônios da Garoa. Venha me prestigiar, e interagir com as principais cabeças pensantes de Mato Grosso do Sul e demais localidades brasileiras.


CLICKS
O naviraiense Aurélio Vinícius teve uma ideia oportuna para nossos tempos: aulas de mobgraphia – ou fotografias com celular. Uma de suas primeiras experiências em Campo Grande será o curso, de sete de maio a 1º de junho, no Sesc. Será uma ótima oportunidade para aprender a manusear o aparelho com técnicas básicas e adequadas de enquadramento, tipos de luz e aplicativos de edição.
 

ESTANTES
Hoje, André Luiz Alvez, Theresa Hilcar, Raquel Naveira, Lucinele Machado e Maria Adélia Menegazzo, são responsáveis autorais pela coletânea “Nossas Crônicas”. Estarão no Sesc Cultura, a partir das 19 horas, para uma sessão de autógrafos e palestras mais que interessantes. Oscar Rocha será o mediador.
 

QUE TAL?
 
A ideia de criar uma parte, intitulada de "Zé Veneno", dentro da coluna, foi aprovadíssima. Agora, queremos saber qual o dia em que as amadas leitoras e queridos leitores gostariam de ler, de ficar por dentro dos gossips, das borbulhas, dos babados e bafons da cidade e de outras plagas? Aguardamos!


SOPROS
O saxofoinista Amintas José da Costa completou seus saudáveis 100 anos de existência, em janeiro, mas fez a comemoração ao seu estilo, três meses depois, tocando e encantando, no Dia do Choro (23 de abril). Quem foi ao Sesc Morada dos Baís viu o inimitável Sarrafo com sua incrível energia e o talento de sempre, acompanhado por bambas do chorinho e da MPB: Eduardo Martinelli (violão), Philip Andara (flauta), Ivan Cruz (bandolim), Gleison Ferreira (violino) e Lucas Rosa (pandeiro). O interminável Sarrafo continua na ativa. No Sarau de Segunda, na Praça dos Imigrantes, com os igualmente mestres Zeca do Trombone e Biga.
 

URNAS 2020
A família Basso parece decidida a não entrar com candidaturas nas disputas eleitorais de Sidrolândia. O sobrenome já foi representado no Executivo, quando Ari Basso se elegeu prefeito, pelo PSDB. Da mesma forma, estão fora da jogada outras duas fortíssimas lideranças locais, os ex-prefeitos Daltro Fiúza (MDB) e Enelvo Felini (PSDB). O caso de Daltro é o mais agudo, por causa da inelegibilidade decretada pela Justiça Eleitoral. Já para Felini, o fracasso na tentativa de reeleger-se deputado estadual em 2018 foi uma bacia de água gelada.
 

URNAS 2020 II
Com sua popularidade em escala descendente e no alvo de denúncias e investigações do Ministério Público, o prefeito Marcelo Iunes (PSDB) precisa acelerar o passo e melhorar muito seu desempenho, caso queira concorrer com chances à reeleição. De outra maneira, o espaço das preferências eleitorais tende a ser ocupado por nomes como os da deputada federal Bia Cavassa (PSDB) e do deputado estadual Evander Vendramini (PP). Já em Ladário, geminada com Corumbá, os recentes acontecimentos que levaram prefeito, vice e vereadores eleitos a perderem o mandato e serem presos, fizeram reabrir-se o horizonte político e eleitoral do ex-prefeito José Antonio Assad (PT).

 

REVERÊNCIA
A direção da Escola Municipal Hércules Maymone prestou, na semana passada, uma bela e comovente homenagem à família Espíndola, por sua contribuição com a cultura, as artes e a educação em Mato Grosso do Sul. As crianças se divertiram, e muito, ouvindo as histórias e canções dos irmãos Jerry e Geraldo Espíndola, além de apreciar os quadros de Humberto e Maíra Espíndola. E aplausos ao professor Nizael Almeida, organizador do evento, pelo sucesso alcançado por esta escola que é, hoje, referência em fomento cultural junto ao público infanto-juvenil.
 

NA LEMBRANÇA
Herbert Lemos de Souza Vianna, o meu, o seu, o nosso líder do Paralamas do Sucesso, faz, hoje, 58 anos. Nascido em João Pessoa (PB), o músico e compositor brilha por mais de três décadas no cenário brasileiro. A frase final de hoje é dele: "Um lado positivo da minha profissão é ser pago para fazer o que eu pagaria para fazer".

 

Fotos: Gabriel Santos

Todas as honras de hoje vão para uma mulher muito especial, amiga como poucas, guerreira como ela só: empresária Lídia Vallér. A proprietária do Jornal O Estado esta fazendo aniversário. Um dia para comemorar, não apenas mais um ano de vida, mas todas as conquista de uma vida inteira. E não são poucas. Com capacidade e determinação, sem medo de desafios, criou ao lado do marido, Jaime Vallér, um dos mais lidos jornais diário deste Estado. Esposa, mãe e avó exemplar, é com a sua família que ela vai festejar a data tão importante. Que Deus ilumine hoje e sempre sua estrada. Na foto, os empresários, Lídia e o marido, Jaime Vallér

 

O casal, Jose Eduardo e a esposa, advogada, Jiuliana Paracampos

 

Mário Salaro Neto e a esposa, Liandra Domingos

 

O advogado Abdala Jallad e o empresário Paulo dos Santos

 

Os irmãos, Tereza e Carlos Razuk

 

Isabel e o marido, empresário, Jorge Keslarek

 

Susana Perentel e o querido e respeitado delegado de Polícia Civil, Anternor Batista

 

PENSAMENTO DO DIA
 “Tantas coisas sobre a nossa vida são incertas. No entanto, uma coisa é certa: não importa onde, quando ou por quanto tempo, Deus estará lá e estará conosco e por nós”.